segunda-feira, 7 de outubro de 2019
As 7 melhores magias para bruxos de baixo nível
Chegou a hora dos bruxos, e fazer um top de magias deles é bem complicado, pois envolve fatores como os pactos e os patronos, sendo que a classe tem 3 abordagens principais, o Bruxo (propriamente dito) o Lâmina Maldita (Hexblade, se escolher pacto da lâmina) e o Binder (não consigo pensar em uma tradução a altura, mas é como se fosse um treinador de pokemon). Uma coisa que todos tem em comum é que eles precisam das magias para se complementar então vou tentar ser o mais genérico possível mas vou dar umas dicas pra cada patrono e pra cada pacto também, para não haver duvidas, e se esta aqui pela primeira vez da uma olhada nas diretrizes básicas:
1° A lista tem como como foco principal dar uma orientação a iniciantes, mas pode ser uma leitura gratificante para um veterano querendo se inspirar;
2° Não vou falar de magias alem do 3° nível, porque depois disso o aventureiro já não é mais tão iniciante e também a lista ficaria quilométrica demais;
3° Vou me ater a livros básicos do D&D 5E, mas a dica é valida para qualquer RPG onde estas magias estejam disponíveis;
4° Bruxos fazem umas 2 magias por dia além dos truques é claro, por isso vale ressaltar que as escolhas tendem a ser mais genéricas e menos circunstanciais e que as invocações disponíveis são o que tornam a conjuração dele boa;
5° Vou nomear as magias em inglês mas colocarei uma tradução para cada uma delas na frente, não sei como elas se chamaram oficialmente em português então creio que será melhor assim;
6° Chegou a um ponto que muitas magias já citadas como ótimas escolhas já foram mencionadas em listas anteriores como as do mago e clérigo e druidas, nesses casos você opta pelas melhores sempre é bom conhecer umas opções novas;
Então vamos as magias de fato:
Antes de mais nada é bom informar que existe uma "modalidade" de bruxos que são os masoquistas, não que eles gostem de sofrer, mas eles tiram beneficios disso, Hellish Rebuke é uma opção famosa, outra opção igualmente boa é a Armor of Agathys, porque causa dano de frio e da pontos de vida temporários alem de escalar bem com o nível, desnecessário dizer que você precisa "sofrer" dano pra isso funcionar então você deve ter suas magias pensadas para essa tática, senão apenas ira perder tempo conjurando isso.
Hunter's Mark(marca do caçador), é uma magia muito popular entre patrulheiros, Hex é melhor, então logicamente seria uma grande favorita dos bruxos, o diferencial é a penalidade em testes de um atributo especifico o que permite uma dobradinha com outro conjurador do grupo para um ataque matador ou mesmo para você abusar dessa brecha aberta na defesa do alvo para conjurar algo poderoso nele, detalhe que a magia tem uma duração grande o que é bem vindo quando não se tem muitas magias para conjurar.
Essa aqui é básica, um clássico, ta na lista de magias de quase todas as classes, então porque a escolha logo para os bruxos?, 1° combina bem com o arquétipo, 2° Devil Sight (Visão Diabólica), esse "combo" de invocação+ magia permite você cegar os inimigos e atacar eles com vantagem criar um paredão de escuridão entre os PJ e os inimigos evitando ataques a distancia efetivos entre outros truques legais, alem claro de te proteger de escuridões alheias, de inimigos ou mesmo de aliados, porém vale lembrar que nem todo mundo no grupo enxerga no escuro.
A capacidade de voar pode "quebrar" algumas aventuras, lógico que muitos serão enfáticos em dizer que o mestre deve se preparar para isso ao criar os encontros da aventura, dessa forma parece ser um bom negocio ter a capacidade de voar no seu host de habilidades, isso por si só não ganha combates e também não é muito útil em masmorras (exceto para passar por buracos rios subterrâneos e coisas desse tipo), vale lembrar que um aliado pode voar no seu lugar, então você deixar o guerreiro bombado voar e levar você com ele carregado, só não esqueça de avisar ele quando a magia vai acabar, isso evita tragédias.
Resumindo é como sono, só que melhor, mas diferente de sono tem menos limitações sobre os alvos disponíveis, exceto que eles devem poder ver o padrão, no mais a magia pode incapacitar grandes grupos de inimigos e é útil por toda a carreira do bruxo, sabedoria também não é uma resistência muito popular entre a maioria dos monstros do livro, talvez ela seja mais interessante como possibilitador de fugas, tendo em vista que não há mais golpes de misericórdia e em uma batalha que você esteja perdendo muito tentar recuperar a "vantagem" no combate pode ser inefetivo.
Comecei falando do bruxo masoquista então preciso falar da sua principal ferramenta que é o Hellish Rebuke o dano inicial não empolga tanto, mas ele escala bem, e claro que você pode conjurar ela também por ser tiefling,(assim como escuridão, tiefling nasceu para ser bruxo), e como é uma reação você consegue descarregar o Armor of Agathys e o Hellish Rebuke na mesma rodada e dependendo da ordem de iniciativa voce pode agir antes do oponente causando um grande dano substancial antes dele reagir. Algo sempre bem apreciavel.
Não gosto de ser obvio, mas nesse caso nem tem como, fazer uma lista de bruxo sem falar dessa magia é sacrilégio, o melhor truque do jogo faz por merecer, tem dano, alcance, escalonamento, alem de muitas opções de complemento via invocações, o único alerta é tentar deixar o personagem mais versátil, senão você pode se ver virando o "João de uma mágica só", o que não é ruim, mas no dia que a Eldritch Blast não funcionar direito, você estará bem encrencado, como dica pessoal, prefira sempre dano ao invés das invocações de alcance e que empurra oponentes ( a menos que você queira ficar como sniper repelindo oponentes a uma grande distancia).
E ai concordou com tudo? não? mudaria o que? comenta ai, enriqueça a experiencia dos leitores do blog.
Grato por ler até aqui
Dark
1° A lista tem como como foco principal dar uma orientação a iniciantes, mas pode ser uma leitura gratificante para um veterano querendo se inspirar;
2° Não vou falar de magias alem do 3° nível, porque depois disso o aventureiro já não é mais tão iniciante e também a lista ficaria quilométrica demais;
3° Vou me ater a livros básicos do D&D 5E, mas a dica é valida para qualquer RPG onde estas magias estejam disponíveis;
4° Bruxos fazem umas 2 magias por dia além dos truques é claro, por isso vale ressaltar que as escolhas tendem a ser mais genéricas e menos circunstanciais e que as invocações disponíveis são o que tornam a conjuração dele boa;
5° Vou nomear as magias em inglês mas colocarei uma tradução para cada uma delas na frente, não sei como elas se chamaram oficialmente em português então creio que será melhor assim;
6° Chegou a um ponto que muitas magias já citadas como ótimas escolhas já foram mencionadas em listas anteriores como as do mago e clérigo e druidas, nesses casos você opta pelas melhores sempre é bom conhecer umas opções novas;
Então vamos as magias de fato:
7° Armor of Agathys(Armadura de Agathys)
Antes de mais nada é bom informar que existe uma "modalidade" de bruxos que são os masoquistas, não que eles gostem de sofrer, mas eles tiram beneficios disso, Hellish Rebuke é uma opção famosa, outra opção igualmente boa é a Armor of Agathys, porque causa dano de frio e da pontos de vida temporários alem de escalar bem com o nível, desnecessário dizer que você precisa "sofrer" dano pra isso funcionar então você deve ter suas magias pensadas para essa tática, senão apenas ira perder tempo conjurando isso.
6° Hex (Bruxaria)
Hunter's Mark(marca do caçador), é uma magia muito popular entre patrulheiros, Hex é melhor, então logicamente seria uma grande favorita dos bruxos, o diferencial é a penalidade em testes de um atributo especifico o que permite uma dobradinha com outro conjurador do grupo para um ataque matador ou mesmo para você abusar dessa brecha aberta na defesa do alvo para conjurar algo poderoso nele, detalhe que a magia tem uma duração grande o que é bem vindo quando não se tem muitas magias para conjurar.
5° Darkness (Escuridão)
Essa aqui é básica, um clássico, ta na lista de magias de quase todas as classes, então porque a escolha logo para os bruxos?, 1° combina bem com o arquétipo, 2° Devil Sight (Visão Diabólica), esse "combo" de invocação+ magia permite você cegar os inimigos e atacar eles com vantagem criar um paredão de escuridão entre os PJ e os inimigos evitando ataques a distancia efetivos entre outros truques legais, alem claro de te proteger de escuridões alheias, de inimigos ou mesmo de aliados, porém vale lembrar que nem todo mundo no grupo enxerga no escuro.
4° Fly (Voo)
3° Hypnotic Pattern (Padrão Hipnótico)
Resumindo é como sono, só que melhor, mas diferente de sono tem menos limitações sobre os alvos disponíveis, exceto que eles devem poder ver o padrão, no mais a magia pode incapacitar grandes grupos de inimigos e é útil por toda a carreira do bruxo, sabedoria também não é uma resistência muito popular entre a maioria dos monstros do livro, talvez ela seja mais interessante como possibilitador de fugas, tendo em vista que não há mais golpes de misericórdia e em uma batalha que você esteja perdendo muito tentar recuperar a "vantagem" no combate pode ser inefetivo.
2º Hellish Rebuke (Repreensão Infernal)
Comecei falando do bruxo masoquista então preciso falar da sua principal ferramenta que é o Hellish Rebuke o dano inicial não empolga tanto, mas ele escala bem, e claro que você pode conjurar ela também por ser tiefling,(assim como escuridão, tiefling nasceu para ser bruxo), e como é uma reação você consegue descarregar o Armor of Agathys e o Hellish Rebuke na mesma rodada e dependendo da ordem de iniciativa voce pode agir antes do oponente causando um grande dano substancial antes dele reagir. Algo sempre bem apreciavel.
1º Eldritch Blast (Rajada Mistica)
Não gosto de ser obvio, mas nesse caso nem tem como, fazer uma lista de bruxo sem falar dessa magia é sacrilégio, o melhor truque do jogo faz por merecer, tem dano, alcance, escalonamento, alem de muitas opções de complemento via invocações, o único alerta é tentar deixar o personagem mais versátil, senão você pode se ver virando o "João de uma mágica só", o que não é ruim, mas no dia que a Eldritch Blast não funcionar direito, você estará bem encrencado, como dica pessoal, prefira sempre dano ao invés das invocações de alcance e que empurra oponentes ( a menos que você queira ficar como sniper repelindo oponentes a uma grande distancia).
Magias do Patrono
- The Fiend(O Corruptor): Agressivo por definição tem ótimas magias para quem optar pelo pacto da lamina, suas habilidades se resumem a botar fogo nos inimigos com Fireball e Scorching Ray, mas command e Blindness/Deafness dão um pouco de controle também, destaque para as habilidades de classe do Corruptor que são ótimas para quem decidir tomar a linha de frente, um Tiefling ou Draconato são otimas opções para este patrono;
- The Archfey ( A Arquifada): A Arquifada é um arquétipo "Trickster" que na falta de uma tradução melhor seria o malandro, o ágil cheio de truques, basicamente ele é muito evasivo, e tem magias boas como Faerie Fire, Blink e Improved Invisibility. Esse é um caminho que pode ocupar a lacuna de um trapaceiro arcano com facilidade, se possivel seja um Eladrin e ai vai ter direito a um Misty Step de bônus;
- Great Old One (O Grande Antigo): O Cthulhu da galerinha, ele é um controlador nato e muito raramente é opção de alguém que já não tenha optado pelo pacto do tomo. Phantasmal Force, Tasha's Hideous Laughter e Dominate Beast são boas escolhas, mas de qualquer forma ele é um patrono menos combativo que os demais, cabendo ao bruxo nesse caso auxiliar em casos que envolvam conseguir informações com pesquisas ou dissuadir oponentes com ilusões e coisas do gênero;
Alguns pontos a se pensar
Bom ainda falta falar de algumas magias que ficaram de fora da lista, mas nesse caso a maioria delas já foi mencionada em outros posts dessa serie, e os bruxos variam bastante devido as opções de pactos+patronos, mas algo que vale a pena ressaltar são as raças que permitem conjurar algumas magias, muitas complementam os arquétipos e as conjurações adicionais são bem vindas para uma classe que tem poucas magias diárias (de níveis elevados), se possível dedicarei mais tempo para falar de invocações em um futuro próximo.
E ai concordou com tudo? não? mudaria o que? comenta ai, enriqueça a experiencia dos leitores do blog.
Grato por ler até aqui
Dark
Nenhum comentário:
Postar um comentário