As 7 melhores magias para magos de baixo nível - ReverTherio - RPG e Variedades

terça-feira, 24 de setembro de 2019

As 7 melhores magias para magos de baixo nível

Adoro magos, creio que uma de minhas classes favoritas, parecem ter uma fonte de poder bruto alem de muita sutileza e sagacidade, e acima de tudo lidam com magia arcana um tipo de magia que parece ter vontade própria e faz os magos serem temidos em muitos lugares (pelo menos na maioria dos cenários), sendo assim elaborei essa lista de magias que eu acho ótimas para um mago no inicio de carreira, e diferente do clérigo ele não costuma contar com muito mais do que magia para se defender, ou seja as escolhas dele são muito importantes, eu defini alguns critérios (os mesmos das magias de clérigo, se você já viu pode ignorar) antes de começar:

         A lista tem como como foco principal dar uma orientação a iniciantes, mas pode ser uma leitura gratificante para um veterano querendo se inspirar;
         Não vou falar de magias alem do 3° nível, porque depois disso o aventureiro já não é mais tão iniciante e também a lista ficaria quilométrica demais;
         Vou me ater a livros básicos do D&D 5E, mas a dica é valida para qualquer RPG onde estas magias estejam disponíveis;
         Para os exemplos aqui vou partir do principio que o personagem é um(a) mago(a) genérico sem nenhuma especialização em escola de magia ;
        5° Vou nomear as magias em inglês mas colocarei uma tradução para cada uma delas na frente, não sei como elas se chamaram oficialmente em português então creio que será melhor assim;



Então vamos as magias de fato:

7° Minor Ilusion (Ilusão Menor)


Magia espetacular, ferramenta de interpretação muito versátil, com ela da pra fazer de tudo, claro que depende um pouco de bom senso do jogador e do mestre, mas vale lembrar que inúmeros filmes tem personagens magos (principalmente os de baixo orçamento) que basicamente fazem apenas ilusões menores para se dar bem, ou seja, antes de explodir coisas e se teleportar o mago pode muito bem usar sua criatividade e uma ilusão menor e resolver tudo com uma tacada de mestre.

6° Detect Magic (Detectar Magia)


Com o tempo Detect Magic foi ficando mais banal na mesma medida que magia foi ficando mais acessível, mesmo assim é uma magia bem útil, ao menos para alguém do grupo ter ela, suspeita das atitudes do PDM? Detect Magic nele, medo de pegar a estatua do altar? Detect Magic nela, não consegue localizar um item/personagem que possui itens mágicos/esta encantado(e que não esteja invisível)? Detect Magic nele? (Ok vocês entenderam a linha de raciocínio).


5° Find Familiar (Encontrar Familiar)


No D&D 5E não se recebe automaticamente um familiar que te da um bônus em algum atributo ou pericia, é preciso fazer um ritual para conseguir um, então você abriria mão de ganhar um pequeno ajudante que ainda pode usar ele para transferir magias de toque e ver através dos olhos dele (Quem viu GOT sabe como os Wargs eram bem uteis), fora a capacidade de guardar ele em uma bolsa dimensional com uma ação (sim tipo pokebola), tudo isso por 10 PO. Ta bom ou quer mais?

4° Mist Step (Passo Nebuloso)


O Noturno é considerado um mutante razoavelmente poderoso, logo o "poder" dele resulta em uma magia muito útil ofensiva e defensivamente, se você quiser correr você "pula" para traz do guerreiro se quiser ir pra cima você cai no melhor ponto estratégico do campo de batalha e faz miséria (algo mais comum para paladinos da vingança mas magos também conseguem tirar proveito disso. detalhes que nada impede você de teleportar para cima e dar uns pulões ( a utilidade disso fica a critério de vocês).



3° Invisibility(Invisibilidade)


Outro caso de uma magia que foi nerfada com o tempo, porem ela foi muito mais nerfada para não quebrar o jogo todo, é só pensar no que você faria se pudesse ficar invisível, mesmo na versão mais básica dela ela é muito útil se os NPC não forem totalmente paranoicos você pode invadir uma casa e fazer o que quiser e sair sem ser pego, pode literalmente sumir no meio do combate, dar um auxilio pro ladino preparar emboscadas enfim, muita coisa. os filmes não mentem veja o estrago que o homem sem sombra fez (tudo bem que era a versão mais poderosa da magia, mas da para se ter ideias)

2º Fireball (Bola de Fogo)


Acho que isso é obvio demais para estar na lista mas mesmo assim vamos lá, no D&D quando se cria um mago o primeiro pensamento é "Quando vou chegar no 5° nível para poder pegar Bola de Fogo", e de fato ela é a rainha das magias de dano, e queridinha dos "blasters" de plantão, não necessariamente pelo dano já que relâmpago também causa o mesmo dano, mas sim pela área de efeito, você pode virar um combate inteiro com uma bola de fogo bem posicionada, uma das "funções" do mago é controlar grupos maiores para que os PJ não sejam sobrepujados por inimigos em vantagem numérica afinal quem ganha 36 goblins ou uma bola de fogo?



1º Counterspell (Contramágica)


Se você tem um grupo muito eficiente que nem precisa de um mago pra se dar bem, mesmo assim valeria a pena ser um mago só pra ficar anulando tudo que os PDM fazem e neutralizar os conjuradores adversários, o fato da magia anular automaticamente até o 3° nível de magia ( ou mais se conjurada em slots maiores) não vale a pena correr o risco de deixar o  mago inimigo aniquilar seu grupo, ferre ele você anule as magicas dele ou então anule as counterspells dele e faça suas magias em paz.


Acho que você esqueceu Haste?


Como no post sobre magias de clérigo deixei algumas magias de fora não por elas serem ruins (pelo contrario), mas sim por elas serem escolhas bem automáticas e também por não ter muito o que falar delas por serem já bem populares, ficaram de fora por exemplo Haste, Sleep, Tasha Hideous Laughter, Arcane Shield e Dispel Magic.

E ai concordou com tudo? não? mudaria o que? comenta ai e enriqueça a experiencia dos leitores do blog.

Grato por ler até aqui.

Dark



Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa não tem nenhuma magia de nível baixo? o ú
nico ataque do mago é bola de fogo?



Subir