Como rodar jogos de PS2 pelo pendrive/HD com um método muito simples - ReverTherio - RPG e Variedades

segunda-feira, 16 de março de 2020

Como rodar jogos de PS2 pelo pendrive/HD com um método muito simples

A seguir ensino um método de jogar jogos de PS2 via pendrive, o método é prático e sem muita dificuldade você consegue colocar em media uns 12~15 jogos em um pendrive de 32 GB, bom sem mais delongas vamos aos itens necessários, lembrando que qualquer dúvida é só entrar em contato comigo pelos comentários.



Tem meu vídeo explicando o método também:




Compatibilidade do método


É importante lembrar que a entrada USB do PS2 é 1.0, então, caso seu hd ou pendrive não funcione, esse pode ser o motivo, pois como a entrada tem velocidade bem reduzida  a compatibilidade com alguns dispositivos pode ser comprometida,

Os dispositivos que forem conectados na USB do PS2 precisam ser compatíveis com USB 1.0, existem  HDs externos que não são compatíveis (mas são muito poucos), os pendrives normalmente funcionam mais tranquilamente (os da kingston não costuma dar problema já os sandisk tendem a ser mais problemáticos).

Por fim, é obrigatório o uso de partição no formato FAT32, outros formatos não funcionam, normalmente pendrives são facilmente formatáveis nesse formato, para os HDs com mais de  40gb se faz necessário programas específicos para isso, vamos usar o Gui Format.


Modelos de PS2


O método funciona em qualquer modelo de  PS2, mas cada modelo ou desbloqueio pode ter uma forma diferente de rodar o OPL, abaixo tem uma lista de modelos e métodos possíveis (ao menos os que eu conheço).

Gravar em disco o OPL é a forma mais fácil e compatível (e minha favorita), porém você vai precisar de um PS2 de qualquer modelo desbloqueado (creio que quase todos são) e que esteja com o leitor funcionando (nunca vi um PS2 que não rode o OPL), os outros métodos estão listados abaixo formas abaixo são opcionais.
  1. PS2 Slim – O OPL pode ser carregado apenas via DEV1 (memory card) com os chips Matrix Infinity, Thunder PRO II, DMS3 e DMS4.
  2. PS2 Fat ou Slim com Thunder PRO II – Pode ser carregado via DEV3 (hd externo ou pendrive), é a forma mais fácil e rápida, porém apenas os PS2 com esse desbloqueio tem esse recurso.
  3. PS2 Fat – O OPL pode ser carregado via DEV1 (memory card) ou DEV2 (hd interno) com os chips Matrix Infinity, Thunder PRO II, DMS3 e DMS4


Como Instalar os jogos




Existem duas formas de instalar os jogos:

Método 1: copiando arquivos


Esse método consiste em apenas mover as ISOS que forem menores que 4gb para o pendrive ou HD, é preciso antes abrir a ISO (com o winrar ou 7zip ou algum outro método da sua escolha) para verificar o nome do executável do jogo.

Após abrir a ISO, verifique por um arquivo com o nome parecido com "SLUS_123.45" (por exemplo), sendo 4 letras que podem variar, seguidas por um underline, três números, depois um ponto e mais dois números. Copie esse nome, depois disso renomeie a ISO com esse nome do executável no começo, seguido por um ponto, o nome do jogo e finalizando com mais um ponto e a extensão da ISO em minúsculo, fazendo tudo certo vai ficar mais ou menos assim:

SLUS_123.45.Shadow of Colossus.iso

Após isso basta criar duas pastas no HD/Pendrive, uma chamada CD e outra DVD, ambas em maiúsculo, e mover a ISO para sua pasta dependendo do tamanho: CD para as menores que 700mb e DVD para as maiores que 700mb. Ambas as pastas devem estar na raiz do HD ou pendrive, (ou sejam não podem estar dentro de outra pasta).

Método 2: Usando o USBUtil


Para  as ISOs maiores que 4gb, vai ser necessário usar o USBUtil (um programa cujo link vou estar disponibilizando aqui embaixo), o procedimento é simples é só abrir o programa, ir no menu em “Crear juego desde ISO”, selecionar a ISO e o HD de destino, lembrando que deve ser na raiz e não dentro de outra pasta. Para adicionar mais jogos no USBUtil, basta ir no menu e abrir o ul.cfg, depois repetir o passo de adicionar jogos.


Rodando os jogos



Após instalar tudo e passar os jogos para o pendrive/HD, ligue o console com o CD do OPL gravado e o pendrive/HD já conectado, vá em settings e mude o modo de carregamento USB para AUTO, depois mude o menu default para USB Games, de um confirme com o OK, salve a configuração e aperte círculo (ou bolinha não sei como chamam isso na sua terra), se tiver instalado corretamente e o HD for compatível os jogos iram aparecer.

Todos os jogos funcionam?


A compatibilidade via USB não é 100% e é lenta, mas pessoalmente vi poucos jogos não funcionarem. Tenha em mente que os jogos vão rodar com músicas e animações travando, pois, a entrada USB é apenas 1.0 isso é normal  não há o que fazer.


Cuidado com a fragmentação do HD/pendrive

Se você for instalando e apagando jogos com frequência, o HD irá fragmentar e é possível que o OPL não rode alguns jogos dando uma mensagem de erro, para corrigir isso é necessário desfragmentar o disco, use programas como o Defragger ou Power Defragmenter (ou o próprio windows porque não).

Links dos programas

Defraggler
Power Defragmenter
Open ps2 Loader
GuiFormat
UsbUtil


E claro se tu gostou desse conteúdo e quer conhecer melhor meu trabalho se inscreva no meu canal e me segue nas redes sociais


46 comentários:

Anônimo disse...

COMO FAÇO PRA BAIXAR AS ISOS?

Dark disse...

Entra no site Cool Roms, lá tem quase todas as isos

Unknown disse...

Eu baixei jogo no pen drive e não aparece nada na opl e agr

Dark disse...

Se a ISO do jogo tem mais do que 3.9 GB é provável que ele tenha problemas para ler, certifique-se de que:

usou o usbutil para converter ele em um formato que o pendrive leia;
renomeou a ISO corretamente antes de colocar no pendrive;
raros são os jogos que não funcionam, porem eles aparecem no opl apenas não funcionam;

espero ter ajudado

Daniel Vyctor disse...

Seguir todos esses passos e não deu certo, a tela ficou branca esperei 10 minutos e não mudou, o que pode ser?

Dark disse...

Qual foi o jogo que você colocou?
O destravamento do seu ps2 é matrix?
A tela do opl carregou?
Normalmente é pra ficar umas cores piscando e depois entrar

pode ser que o arquivo esteja mal compactado pelo usb util, em ultima hipótese pode ser que o jogo não seja compatível.

Letícia Beneti disse...

Tem algum tutorial de como gravar a OPL?

Dark disse...

Não tem muito mistério, você só precisa copiar os dados do opl para uma mídia, o próprio windows tem um gravador embutido você:

1° coloca a mídia "virgem" no drive de CD do computador;
2° você pega a pasta do opl e faz crtl+c;
3° você abre o cd do drive ( que esta em branco) e cola os arquivos ctrl+v;

isso vai funcionar nas versões mais recentes do windows, você também pode usar o nero ou outro gravador de mídias da sua preferencia.

Anônimo disse...

Olá, existe a possibilidade de utilizar o OPL num PS2 sem Matrix? Pq o meu é desbloqueado, mas não faço idéia de como ele foi desbloqueado. No boot Ele não me dá uma dica de qual chip de desbloqueio foi utilizado. Ele é Slim, versão: 90006.

Dark disse...

Ironicamente eu sempre vi ps2 com matrix, mas é possível testar para ver se funciona, pois nesse caso não tenho certeza se funciona.

Anônimo disse...

Eu passei o OPL pro Memory Card, mas pelo visto não consigo dar boot no nele. :/ acho que só funciona com chip de desbloqueio conhecido mesmo. ☹️

Dark disse...

J´s tive um memory card com o boot, só que não fui eu que "fiz" ele, então não sei bem o método certo, preferia usar ele com um cabo de rede e deixar os jogos no meu notebook, por incrível que pareça era mais pratico.

Anônimo disse...

Entendi. Muito obrigado Dark por ter me respondido, e parabéns pelo conteúdo do seu blog! :) 🎉

Unknown disse...

Mano como que eu faço esse bagulho do OPL? Eu tava seguindo uns tutoriais, eles diziam pra fazer o seguinte:
1- instalar o ULaunch ELF num CD VIRGEM
2- instalar o BOOT e a TRADUÇÃO do OPL no pendrive
3- copiar os arquivos do pendrive pro memory card
mas na hora que to copiando a pasta BOOT pro memory ele congela e parece que nao da certo
antes eu tinha feito mas a tela só ficava preta.
ps2 desbloqueado matrix

Anônimo disse...

Galera pra quem copiou a iso no pen drive e o opl reconheceu, mas na hora de rodar a iso ele congela na em alguma cor e não muda, faça o seguinte: retire o pen drive sem desligar o ps2 e coloque novamente,repita essa operação por 4 vezes e o jogo vai rodar normalmente.
Espero ter ajudado!

Dark disse...

Bom saber desse recurso, obrigado por compartilhar

G Silva disse...

posso usar o usb util mesmo em isos menores que 4 gb?

Dark disse...

Pode sim, é até melhor, pois deixa tudo mais organizado.

Unknown disse...

Fui a uma loja e o cara instalou a OPL no memory card e tal, aí o pendrive ainda tinha um pouco de espaço, fiz o procedimento para baixar um jogo e ele não aparece de modo algum na OPL, como proceder? Eu jogo o arquivo compatível com ps2 na pasta CD, com SLUS e na OPL nada... Está tudo automático no USB, o jogo deveria aparecer, né?

Dark disse...

Bom se tiver uma pasta DVD pode colocar nela caso o jogo tenha mais de 700 mb, em casos de jogos até 4 GB geralmente a propia iso já é lida pelo opl, mas em jogos maiores é preciso converter com o USB Util devido ao sistema de arquivos do ps2 ser fat32

Diego disse...

Opa,comprei um pendrive com jogos de play1 e play2,e o MC com o opl, só q não consigo fazer nada,fui no menu do thunder marquei USB.boot.elf(testei vários e não dá)vc pode me ajudar?

Unknown disse...

oi, qdo altero o nome do arquivo para .iso aparece a seguinte msg "Se a extensão de um nome de arquivo for alterada, o arquivo poderá se tornar inutilizável.", confirmei mesmo assim e o arquivo compacta e depois não consigo descompactar. O q fiz de errado?

Dark disse...

Estranho, bom se vc não tiver o daemom no computador pode parecer que ta compactado pois ele ta sendo lido pelo winrar, mas o esquema é descobrir o nome do jogo tipo SLUS_208.45 e depois apertar f2 e renomear ele para SLUS_208.45.Shadow of Colossus.iso, o "shadow of colossus é um nome só pra tu reconhecer ele mais facil, tenta fazer só com o SLUS_208.45.iso msm para ver se funciona

David disse...

Olá.

Eu baixei alguns jogos que vieram particionados, por exemplo, part 1, part 2, e por ai vai... Todas as partes estão zipadas, como procedo com a instalação com essa condição?

Devo descompactar cada arquivo e depois largar na pasta CD?

Unknown disse...

Ola amigo,tenho uns jogos aqui no pendrive mas a qualidade é desanimadora,tem como baixar e jogar em alta qualidade?

Unknown disse...

o OPL esta dando link quebrado

Dark disse...

Vou reupar o opl assim que possível, qnt a qualidade é melhor buscar como jogar via cabo de rede, basicamente é o mesmo esquema

Anônimo disse...

Boa noite mano! Por favor, passa um link de um OPL pra mim, baixei uns aqui na internet mas nao ta dando certo fazendo do jeito que vc falou (copiando os arquivos pro dvd virgem)

Anônimo disse...

Boas. Alguem esta conseguindo jogar champions return to arms atráves de ISO gravado no DVD? Reparei que pede o modo 3 e hoje vou experiemntar de novo no pol, mas achei estranho não rodar o dvd gravado...

Anônimo disse...

Bom, eu fiz todo procedimento pra passar o opl mais recente pro memory card a versão do opl oficial 1738, baixei o opl, e o ulaunchelf como boot2.elf no pendrive junto com os arquivos conf_apps.cfg, usei um dvd da super coleção do nintendinho pra poder entrar no ulaunchelf (pois não tenho dvd virgem nem gravador de dvd pra gravar o programa), e consegui entrar no ulaunchelf o pen drive com os arquivos estava lá e consegui copiar a pasta boot para o memory card, e estava lá o meu opl no memory card, entrei no portal da matrix pra fazer a automatização em dev1 e consegui entrar no opl, até o momento deu tudo certo, o opl reconheceu o arquivo boot2.elf que deixei no pen drive e está lá em "apps" o ulaunchelf, configurei o opl lá em >settings >"usb" e deixei em auto, salvei em "mass0" e removi o pen drive pra add jogos, adicionei uns dois jogos na pasta "dvd" no caso "Black pt-br" e "naruto shippuden ult nija 5" e ai que está a parte que me intrigou, eu coloquei no ps2 e por algum não apareceu nenhum, tentei trocar os jogos e msm assim não apareceu, tentei desfragmentar o pen drive, mas não estava fragmentado, tentei converter os jogos no oplutil, e ainda assim não foi, tentei formatar o pen drive denovo em "fat32" e em "mbr" coloquei os arquivos do opl e tbm os jogos, ejetei o pen drive e mesmo assim a bagaça não aparece no opl não sei oq eu faço, fui em propriedades no pen drive e em hardware vi que era em 2.0, e não funcionaria um pen drive 2.0 no ps2, porém como consegui passar os arquivos do opl mas os jogos não aparecem?? não faz sentido...

Dark disse...

Situação complicada, o problema de "misturar métodos" no caso de opl é que às vezes ele só funciona do jeito explicado por alguém, eu consegui fazer funcionar no meu pelo cd, mas queria pelo pendrive, então vou ter de correr atrás de aprender a configurar um memory card

Anônimo disse...

Mas tipo ele funcionou tlgdo, só q não aparece os jogos isos que coloquei na pasta dvd no opl, até testei em um emulador de ps2 pra ver se n era as isos e foi, deve ser algum erro do procedimento do opl ou sla

Unknown disse...

Pendrive de 2TB funciona no OPL do PS2?

Dark disse...

Funciona sim, mas ele tem que estar formatado em fat32

Anônimo disse...

Ensina a formatar o pen drive com Gui format

Unknown disse...

Consigo jogar para o pendrive os arquivos divididos dos jogos de mais de 4 gb e os que são menos de 4 gb

aqueles arquivos que são divididos de um jogo mais de 4 gb

não consigo fazer rodar quando faço isso de por no pendrive na pasta DVD, aquele arquivo ul.cfg pede para excluir e salvar o novo, é certo isso?

Dark disse...

Eu sempre passava um perrengue para colocar jogos novos no pendrive, achava mais prático já formatar com o usb util todos ps jogos de uma vez no pendrive, mas creio que seu raciocinio esta certo

Anônimo disse...

Tenho baixado jogos no site cool rom mas quando descompacto usando o 7zip ele abre e dá a mensagem jogo corrompido e tem acontecido com todos os jogos. Tem outro lugar confiável pra baixar os jogos? Valeu

Anônimo disse...

Boa noite, estou com uma séria dúvida sobre essa questão do hd externo, depois de formatar ele pra fat 32, precisa por algum arquivo dentro? ou só jogar o jogos na pasta CD/DVD ja vai funcionar?

Anônimo disse...

E necessário ter um USB 1.0 ou da para ser 2.0 porque eu não acho nem um USB 1.0

Dark disse...

Bom vou tentar responder as 3 ultimas perguntas de uma vez:

-tenta o site cdromance, é um bom site e tem me dado alegria e zero dor de cabeça;
-se forem jogos com tamanho inferior a um dvd (4,7 gb) da pra colocar direto, se for maior é melhor converter eles usando o usbutil;
não é necessario ter um usb 1.0, essa é a velocidade da porta do ps2 ter um pendrive mais rapido não vai influenciar em nada;

Unknown disse...

Eu comprei um adaptador de rede pra HD sata e coloquei no PS2 FAT. Ele reconhece o HD, mas aparece não formatado. Eu formato no PS2 com o Ulauncher e ele é reconhecido pelo Hddmanager do OPL. Quando eu tiro e plugo no pc ele não reconhece, eu consigo formatar com FAT32 e quando coloco de volta no video game ele não reconhece. Já tentei com dois HD's, um de 80GB e outro de 500GB. Já fiz partição de 32GB e nada. Já usei WinHIIP (aparece erro e não reconhece o hd, formatei por CMD e pelo easeus partition master. Agora com o Pen Drive eu consegui jogar pelo USB. Alguém pode me dar uma dica a respeito.

Unknown disse...

Eu posso cópia as iniciais do SLUS_123.98 DE UM JOGO E COLOCA EM OUTROS DO MSM JEITO OU CADA UM TEM ESSES NOME COM OS NÚMEROS ESPECÍFICO??

Dark disse...

Cada jogo tem seu próprio nome então não tem como fazer isso ^^

Hewerton de Moraes O. disse...

Um detalhe que pode ajudar quem está gravando o OPL no DVD.
Dependendo do seu drive de disco ( leitor e gravador de cd/dvd ) ele disponibiliza várias velocidades de gravação, com isso é recomendado a velocidade de 4x para ter maior sucesso na leitura, e sempre com uma mídia virgem de melhor qualidade possível. Também já vi em muitos fóruns a galera recomendando velocidades menores que 4x mas particularmente nunca precisei fazer.

Unknown disse...

QUERIA O TUTORIAL PARA GRAVAR NUM PENDRIVE VIA USBUTIL
COMO MEXE NELE?



Subir