segunda-feira, 16 de março de 2020
Rokugan: A Lenda dos 5 Anéis, uma pérola que vale muito a pena conhecer
Saudações a todos hoje decidi falar um pouco de forma bem simples de um cenário que considero ser muito bem amarrado e digo mais, vocês iram observar que ele tem muito em comum com Game of Thrones. Estou falando de Rokugan o mundo de Legend of Five Rings, um cenário oriental onde dinastias de samurais que descendem diretamente dos Kami que vieram para terra a milhares de anos, batalham contra os Onis vindo das Terras Sombrias ( Em especial o Clã do Caranguejo que protege a Muralha Kaiu), mas vamos primeiro falar da origem do cenário.
A principio L5A foi lançado como um card game em 1995, devido ao sucesso do mesmo em 1997 foi lançada sua 1° edição com um sistema próprio com muitas mecânicas elegantes como a famigerada Roll and Kept (rolar e manter) que consiste em rolar N d10 e manter Y resultados então quando se dizia 6k4 você rola 6 dados e mantem o resultado de 4 (geralmente os maiores).
Alguns anos se passaram e com a vinda da 3° edição do D&D sendo lançada a Wizards of the Coast, detentora dos direitos tanto do L5A quanto D&D decidiu permitir a Alderac, criadora do cenário trabalhar na 2° edição, enquanto ela própria adaptava a primeira edição do L5A para o suplemento Oriental Adventures (um livro excelente por sinal).
Posteriormente os direitos voltaram para Alderac e recentemente foram adquiridos pela Fantasy Flight Games que lançou em 2018 o que seria sua "5° edição" (embora o jogo tenha sido reformulado pela FFG).
Não vou me aprofundar muito em detalhes aqui por 2 motivos, 1° seria muito extenso abordar tudo 2° não quero dar spoilers para os que quiserem conhecer a historia, (ela é muito boa). vou falar apenas da premissa básica.
No inicio dos tempos não havia nada no mundo mas da união dos três sentimentos do nada surgiram o Céu e a Terra e no ceu viviam Lady Amaterasu (Senhora do Sol) e Lord Onnotangu (Senhor da Lua) juntos tiveram 9 filhos, os Kami celestiais, temendo o poder de seus filhos Lord Onnotangu devorou a todos menos o prodígio Hantei que cortou a barriga do pai fazendo ele e todos os seus irmãos caírem na terra.
A tragédia do conflito fez Lady Amaterasu chorar copiosamente e suas lagrimas misturadas com o sangue de Lord Onnotangu deram origem aos humanos. Oito dos Kamis que caíram na terra disputaram o direito de governar a terra, desse torneio Hantei saiu vitorioso cabendo a cada um dos seus 7 irmãos formar um clã para servi-lo Caranguejo, Garça, Leão, Escorpião, Fênix, Dragão e Unicórnio.
A Paz não perdurou por muito tempo no Império de Jade, pois logo hordas de demônios e Feiticeiros maculados (Maho Tsukai) atacaram a civilização, era Fu Leng, o 9° Kami que caiu nas Terras Sombrias e lá foi abandonado até dominar a magia negra e comandar os demônios que ele liberou quando caiu dos céus abrindo uma fenda no solo.
Só para constar existem outros clans em Rokugan, tanto clans menores como o clã do Macaco por exemplo, como clans que ascenderam recentemente como clã da Aranha e do Louva Deus, vou falar dos 7 clãs originais nesse post
Composto principalmente por samurais shugenjas (um feiticeiro sacerdote), aristocratas e artistas é um clã muito acostumado com a corte e com as intrigas politicas do Império, atuam principalmente como guarda costas e são muito belos e ágeis, dominando a técnica do Iaujutsu ( que consiste basicamente em um saque rápido e letal).
Composto principalmente por samurais, shugenjas e monges o clã do Dragão é temido pela sua habilidade em combate e sua filosofia ligada ao Tao (uma analogia ao Taoismo) são peritos no combate com 2 armas e vivem reclusos nas montanhas chegando a ficar muito tempo isolados dos outros clans (principalmente no inverno).
Composto principalmente por samurais, shugenjas e alguns dos mais proeminentes generais de Rokugan o clã do Leão é um clã da guerra famoso por sua devoção ao bushido, versados em vários estilos e táticas de combates são oponentes formidáveis, atuam principalmente como braços direitos do imperador.
A Origem da Lenda dos 5 Anéis
A principio L5A foi lançado como um card game em 1995, devido ao sucesso do mesmo em 1997 foi lançada sua 1° edição com um sistema próprio com muitas mecânicas elegantes como a famigerada Roll and Kept (rolar e manter) que consiste em rolar N d10 e manter Y resultados então quando se dizia 6k4 você rola 6 dados e mantem o resultado de 4 (geralmente os maiores).
Alguns anos se passaram e com a vinda da 3° edição do D&D sendo lançada a Wizards of the Coast, detentora dos direitos tanto do L5A quanto D&D decidiu permitir a Alderac, criadora do cenário trabalhar na 2° edição, enquanto ela própria adaptava a primeira edição do L5A para o suplemento Oriental Adventures (um livro excelente por sinal).
Posteriormente os direitos voltaram para Alderac e recentemente foram adquiridos pela Fantasy Flight Games que lançou em 2018 o que seria sua "5° edição" (embora o jogo tenha sido reformulado pela FFG).
O Império Esmeralda
Não vou me aprofundar muito em detalhes aqui por 2 motivos, 1° seria muito extenso abordar tudo 2° não quero dar spoilers para os que quiserem conhecer a historia, (ela é muito boa). vou falar apenas da premissa básica.
No inicio dos tempos não havia nada no mundo mas da união dos três sentimentos do nada surgiram o Céu e a Terra e no ceu viviam Lady Amaterasu (Senhora do Sol) e Lord Onnotangu (Senhor da Lua) juntos tiveram 9 filhos, os Kami celestiais, temendo o poder de seus filhos Lord Onnotangu devorou a todos menos o prodígio Hantei que cortou a barriga do pai fazendo ele e todos os seus irmãos caírem na terra.
A tragédia do conflito fez Lady Amaterasu chorar copiosamente e suas lagrimas misturadas com o sangue de Lord Onnotangu deram origem aos humanos. Oito dos Kamis que caíram na terra disputaram o direito de governar a terra, desse torneio Hantei saiu vitorioso cabendo a cada um dos seus 7 irmãos formar um clã para servi-lo Caranguejo, Garça, Leão, Escorpião, Fênix, Dragão e Unicórnio.
A Paz não perdurou por muito tempo no Império de Jade, pois logo hordas de demônios e Feiticeiros maculados (Maho Tsukai) atacaram a civilização, era Fu Leng, o 9° Kami que caiu nas Terras Sombrias e lá foi abandonado até dominar a magia negra e comandar os demônios que ele liberou quando caiu dos céus abrindo uma fenda no solo.
Os 7 Clans do Império Esmeralda
Só para constar existem outros clans em Rokugan, tanto clans menores como o clã do Macaco por exemplo, como clans que ascenderam recentemente como clã da Aranha e do Louva Deus, vou falar dos 7 clãs originais nesse post
O clã da Garça
Composto principalmente por samurais shugenjas (um feiticeiro sacerdote), aristocratas e artistas é um clã muito acostumado com a corte e com as intrigas politicas do Império, atuam principalmente como guarda costas e são muito belos e ágeis, dominando a técnica do Iaujutsu ( que consiste basicamente em um saque rápido e letal).
O clã do Dragão
Composto principalmente por samurais, shugenjas e monges o clã do Dragão é temido pela sua habilidade em combate e sua filosofia ligada ao Tao (uma analogia ao Taoismo) são peritos no combate com 2 armas e vivem reclusos nas montanhas chegando a ficar muito tempo isolados dos outros clans (principalmente no inverno).
O clã do Leão
Composto principalmente por samurais, shugenjas e alguns dos mais proeminentes generais de Rokugan o clã do Leão é um clã da guerra famoso por sua devoção ao bushido, versados em vários estilos e táticas de combates são oponentes formidáveis, atuam principalmente como braços direitos do imperador.
O clã da Fênix
Composto principalmente por samurais, shugenjas, professores e escribas, são o clã mais versado em magia e também um dos mais pacificos. eles possuem escolas especializadas em cada um dos tipos de magia de Rokugan água, fogo, terra, ar e inclusive a unica escola do vácuo de todo o império.
O clã do Unicórnio
Composto principalmente por samurais, shugenjas, bárbaros e rangers eles se afastaram muito do imperio para explorar outras terras e hoje seus habitos são vistos com muito estranheza como o consumo de carne vermelha e seu estilo de combate montado com lança o qual aperfeiçoaram plenamente, seus cavalos são muito superiores aos cavalos nativos de Rokugan.
O clã do Escorpião
Composto principalmente por samurais, shugenjas, espiões e assassinos o clã do escorpião recebe sempre uma ingrata má fama, sendo considerados pouco dignos de confiança, também possuem muitos arquitetos que participaram de muitas construções de Rokugan o que os faz dominar varias passagens secretas.
O clã do Caranguejo
Composto principalmente por samurais, shugenjas, mineiradores e guerreiros (bushi, no caso um guerreiro comum), são os que tem a árdua tarefa de defender a muralha das invasões de Oni das Terras sombrias, são conhecidos por serem muito durões e também apreciam o uso do Tetsubo (algo como uma clava ou maça pesada) no combate eles se especializaram na extração de jade das minas do imperio pois os Oni's são vulneráveis a esse material.
As Terras Sombrias e a mácula
Mesmo antes da Queda de Fu Leng, as Terras sombrias sempre foram um lugar maldito, pois a Mácula corrompe os que ousam se aventurar nelas, mesmo os que são expostos aos monstros e feitiços dela são afetados, (uma pesar suportado com honra pelo cão do escorpião), com exceção de algumas raças como os Nezumi (homens rato) ninguém esta imune a mácula. Existem ainda aqueles conhecidos como Maho-Tsukai (em uma tradução simplória seria como Feiticeiros do sangue) que abraçaram a corrupção da mácula e tiram sua força dela.
Resumindo, como vocês puderam observar o cenário tem inspiração em varias fontes, e tem muito material disponível, o que eu disse é um baita resumão.Recomendo o jogo pois cenários assim não tem muitos disponíveis (Não me lembro de outro cenário oriental de renome).
Por hoje é só, grato por ler até aqui
Dark
Nenhum comentário:
Postar um comentário