Gandalf não passava de um conjurador de 5° nivel - ReverTherio - RPG e Variedades

terça-feira, 17 de março de 2020

Gandalf não passava de um conjurador de 5° nivel

Saudações a todos, hoje vou adaptar uma matéria da remota edição #5 da The Dragon (que depois passaria a ser conhecida como Dragon Magazine), chamada “Gandalf Was Only a Fifht Level Magic-User”, por Bill Seligman, em 1977.Vou tentar adaptar o contexto da matéria original baseado nas edições mais atuais de D&D (ao menos a 5° edição), os tempos eram bem diferentes naquela época e antes de mais nada Gandalf é muito mais que "apenas" um Mago (quem conhece a obra de Tolkien sabe, afinal ele é um Istari de pelo menos 2000 anos). O principal intuito disso é mostrar que o tratamento que se da para a magia importa mais que os efeitos em si e que na maioria dos cenários ela é tratada de forma bem banal.


Algumas observações:

 • Não são minhas palavras estou meramente parafraseando o autor.
Algumas magias eu simplesmente tomei a liberdade de presumir qual magia ele queria dizer.
Em alguns pontos ele força a barra para que os efeitos pareçam ser do 3° nível.
Isso é meramente humor, não da pra dizer que ele tem muito embasamento para afirmar nível de poder de um Maiar.
Gandalf provavelmente tem poderes similares a magia ao invés de magias de fato, algo que combina com Feiticeiro (classe que nem existia na época)
Tem umas magias de Clérigo e Druida também, classes são coisas que não combinam bem com a magia da Terra Média.


As magias usadas em O Hobbit





1) Fazer anéis de fumaça coloridos e extravagantes e fazê-los voar pela sala. Isso não é mais que uma variação de Pyrotechnics(do XGtE) [Pirotecnia], com talvez Phantasmal Force [Força Fantasmagórica] misturada. Ambas magias de 2° nível.

2) Enganar os trolls com Minor Ilusion [Ilusão menor, escolhendo a opção de criar um som], um truque de  nível 0.

3) Lightningbolt [Relâmpago] de seu cajado para matar os orcs que haviam capturado os Anões e Bilbo. Magia de 3º nível.

4)Pyrotechnics novamente para confundir os orcs, para resgatar os Anões e Bilbo. Magia de 2º nível.

5) Light [Luz] o caminho para os Anões e Bilbo enquanto dentro das cavernas, com um brilho de seu cajado.Um truque de nível 0.


6) Fazer pinhas pegarem fogo e jogá-las nos Wargs de cima de uma árvore. Uma variação de Fireball [Bola de Fogo], Pyrotechnics e até mesmo a magia de Druida Produce Flame [Criar Chamas]. Não é uma magia mencionada especificamente na lista do D&D, mas mesmo assim não é tão poderosa.

7) Arremessar Sauron do Dol Gul-dur. Ele fez isso em conjunto com o White Council, então não conta como esforço de um indivíduo. (Além do mais, Sauron não era, ou não muito mais, do que nível 7 ou 8.)

8 ) Uma combinação de Lightningbolt ou Light de seu cajado para chamar a atenção do lado “bom” da Batalha dos cinco exércitos para permanecerem unidos, como queira.



Magias usadas em A Sociedade do Anel



1) Seus fogos de artifícios na festa do Bilbo (partindo do principio que era magia), seria uma variação de Phantasmal Force, Pyrotechnics, etc. Nada além do 2° nível.

2) Um Lightningbolt na batalha contra o Nazgul. 3° level, quanto a isso nada a declarar é bem visivel.

3)Domar o Shadowfax, bom a principio pessoas domam cavalos se magia, Shadowfax é um cavalo excepconal (tão excepcional que compreende a linguagem dos homens) Animal Friendship [Amizade Animal] magia de 1° nível consegue lidar com animais em geral, porém é uma magia de Druida, devido ao cavalo ser uma montaria magia pode se presumir que nem magia foi usada

4) Adicionar guerreiros à espuma do rio que sobrepujou os Nazgul. Parece uma variante de Spirit Guardians [Espiritos Guardiões], magia de 3° nível de Clérigo, ou Conjure Minor Elementals, mas não da pra determinar o ND das criaturas.

5) Acender um fogo no meio de uma tempestade de neve. Um toque de Fireball [Bola de Fogo] ou até Fire Bolt [Raio de Fogo] tem muitas opções para criar fogo disponiveis.

6) As chamas quando lutando contra os Wargs. Uma variante de Fireball, magia de 3º nível.

7) Light no caminho de Moria. Truque de nível 0.

8) Lutar contra o Balrog. A descrição da batalha da a entender que ele usou somente(ou na maioria das vezes), Lightning Bolts e algumas Fireballs. Ambas magias de 3° nível. Dependendo de quantas magias de 3° nivel ele lançou ele já não é mais um personagem de 5° nível.

9)  Ressuscitar. Só pra deixar claro que ele não fez isso sozinho e sim foi “mandado de volta”, e portanto não tem nada a ver com o fato em si (como o Ikki em CDZ).


Magias usadas em As Duas Torres



1)      A combustão em chamas da flecha de Legolas. Um Firebolt, ou talvez, até mesmo uma forma incomum de Arcane Shield [Escudo Arcano].magias de nível 1(ou até Protection from Good [Proteção contra o bem], porque não?

2)      O despertar de Theoden. Um Dispel Magic [Dissipar Magia] com fogos de artificio, ou mesmo um Remove Curse [Remover Maldição] o que preferir. Ambas do 3º nível.

3)      A quebra do cajado de Saruman. Bom isso pode ser algo particular dos Istari devido ao banimento ou até mesmo um Shatter [Despedaçar]



Magias usadas em o Retorno do Rei



1) Os raios de luz usados para resgatar Faramir. Não mais poderoso que um Lightningbolt, por todo o efeito que teve . Os raios poderiam ter sido a magia magia Sunbeam também (essa cena do filme é muito linda).

2) Na Batalha do Portão Negro, quando Gandalf poderia talvez ter usado seu poder ao máximo, ele não fez nada mencionado no livro. Talvez ele tenha usado Lightning Bolt ou Fireball, talves até uma Bless [Benção] pra levantar o moral, mas ainda assim isso não seria maior que 3º círculo (me corrijam se estiver errado).

3) Falar “mente-a-mente” com Elrond e Galadriel. Você não precisa de mais do que Message [Mensagem] para que isso aconteça. Um truque de nível 0


E quanto a Sauron?



Bom ele nem tem corpo físico, mas ele usa muitos efeitos de controlar o clima, Dominar Pessoas, talvez um Animar Mortos, Olho Arcano, Localizar Objeto, enfim ele realmente é um grande mal a se combater mas a magia dele é bem mais sutil que se comparada aos personagens padrão do D&D.

Bom pessoal por hoje é só, vou disponibilizar o link da matéria original, da um desconto, pois o texto é de 1977 ou seja, 43 anos, o objetivo é se divertir e acima de tudo lembrar que cada autor trata a magia de uma forma e tem efeitos muito poderosos se bem usados em niveis menores, será mesmo que a magia de D&D ou até de outros sistemas é bem escalonada?


Dark






3 comentários:

Cristiano Lagame disse...

Bacana, mas a parte onde traduziu tem alguns errinhos, se quiser aponto onde foram.

Dark disse...

Obrigado, ficaria muito feliz se me apontasse os erros

Anônimo disse...

Só faltou traduzir (mesmo que de forma mais livre e entre paréntesis) as magias para seu nome em português que não têm tradução oficial. Fora isso a matéria ficou ótima e os pontos destacados foram bem colocados. Recomendo tentar fazer uma ficha dele tendo nível 5 (ou talvez seis depois de pensar luta contra o Balrog). Sauron, Galadriel e Saruman tbm merecem uma matéria. Vlw.



Subir