Telecinesia: Qual o real potencial dessa magia? ( e porque considero ela sub-aproveitada) - ReverTherio - RPG e Variedades

quinta-feira, 19 de março de 2020

Telecinesia: Qual o real potencial dessa magia? ( e porque considero ela sub-aproveitada)

Olá, depois de uma série de post sobre classes e multiclasses hoje venho com uma proposta diferente, há um certo tempo havia questionado no Facebook sobre os cursos possíveis de ação com a magia Telecinesia e para a minha decepção ela (ao menos na 5° edição) não faz muito mais que mover uns pedregulhos em marcha lenta. Bem útil de fato, mas todo mundo que já viu os usos da Telecinesia em vários filmes sabe o quanto ela pode ser destrutiva, e digo mais, aplicando um pouco de física a Telecinesia (e outras magias também) seriam muito mais uteis. No post de hoje vou usar meus conhecimentos limitados de física para tentar explorar outros cursos de ação com a magia supracitada.



De que magia estamos falando mesmo?


TELECINÉSIA
5° nível de transmutação
Tempo de Conjuração: 1 ação
Alcance: 18 metros
Componentes: V, S
Duração: Concentração, até 10 minutos
Você adquire a habilidade de mover ou manipular
criaturas ou objetos através do pensamento. Quando você
conjura a magia e, com sua ação a cada turno, pela
duração, você pode exercer sua vontade sobre uma
criatura ou objeto que você possa ver, dentro do alcance,
causando os efeitos apropriados abaixo. Você pode afetar
o mesmo alvo rodada após rodada, ou escolher um novo a
qualquer momento. Se você mudar de alvos, o alvo
anterior não será mais afetado pela magia.
   Criatura. Você pode tentar mover uma criatura
Enorme ou menor. Faça um teste de habilidade com sua
habilidade de conjuração resistido por um teste Força da
criatura. Se você vencer a disputa, você move a criatura
até 9 metros em qualquer direção, incluindo para cima,
mas não além do alcance da magia. Até o final do seu
próximo turno, a criatura estará impedida pelo seu
agarrão telecinético. Uma criatura erguida para cima
estará suspensa no ar.
Em rodadas subsequente, você pode usar sua ação
para tentar manter seu agarrão telecinético na criatura
repetindo o teste resistido.
   Objeto. Você pode tentar mover um objeto pesando até
500 quilos. Se o objeto não estiver sendo vestido ou
carregado, você o move, automaticamente, até 9 metros
em qualquer direção, mas não além do alcance dessa
magia.
Se o objeto estiver sendo vestido ou carregado por uma
criatura, você deve realizar um teste de habilidade com
sua habilidade de conjuração resistido por um teste de
Força da criatura. Se você for bem sucedido, você arranca
o objeto da criatura e o move até 9 metros, em qualquer
direção, mas não além do alcance dessa magia.
Você pode exercer um controle refinado sobre os
objetos com seu agarrão telecinético, como manipular
ferramentas simples, abrir uma porta ou um recipiente,
guardar ou recuperar um item de um recipiente aberto ou
derramar o conteúdo de um frasco.

LDJ pagina 282


A grosso modo da pra ver que ela tem um potencial muito grande afinal você desloca 500 kg de peso facilmente, o que por si só já é um grande feito, o agarrão telecinético poderia ser emulado por outras magias até de forme mais eficiente, como Imobilizar Pessoa, Dominar Monstro, então ele não será o foco da análise.

Então vamos aos pontos que eu pretendo abordar:





Uma pedra (ou qualquer outro objeto que pese meia tonelada) despencando de uma altura razoável pode ferir MUITO uma pessoa.
A relação do dano causado é influenciada pela dureza do material tanto quanto pelo peso dele uma carroça vazia tecnicamente causa muito menos dano que uma bigorna.
A magia não especifica detalhes do quão refinado pode ser o controle de um objeto, mas teoricamente você poderia tira a água para fora de um poço e suspender ela no ar com o efeito da magia (quem sabe apagando um incêndio).
Na descrição da magia fala que você pode mover um objeto de 500 kg até 9m por turno, (ou seja, 1,5 metros por segundo em um turno de 6 segundos) um objeto de 250 kg poderia ser movido a 18 metros? (o alcance máximo da magia).
Um objeto leve o suficiente poderia ser disparado pelo conjurador a uma velocidade similar a de um projétil?
E o mais importante, a magia não causa dano (ao menos não descreve quanto dano causa) quanto de dano é uma quantia justa baseado nos efeitos dela.

Qual seria o dano da telecinesia?



Vamos lá usando um pouquinho de bom senso e as magias do LDJ da para presumir que:

Agarrão Telecinetico: Nada impede que o dano de uma agarrão telecinético seja equivalente a uma Mão Esmagadora de Bigby 2d6+habilidade de conjuração, junto tendo em vista que Telecinesia e Mão de Bigby tem níveis equivalentes mas tem outros parâmetros como alcance e duração diferentes.

Arremesso de Objeto entre 50 a 500 kg: Objetos que estejam no limite de peso da magia podem seguir as regras de queda, no LdM esta especificado que alguém caindo sofre 1d6 para cada 3m de queda, então (seguindo minha lógica bem torpe) uma pedra que seja jogada de um penhasco na cabeça de alguém pode causar em uma queda de 30m 10d6 de dano, isso é uma solução bem simplista tendo em vista que o peso da pedra não foi muito levado em consideração.

Permitir um teste de resistência é bem razoável e a área do efeito depende do tamanho do objeto, é um uso bem razoável, pois as circunstancias são bem especificas (não da pra esperar que sempre se tenha rochas e abismos para fazer essa jogada.

Arremesso de Objeto entre 50 a 500 gr: Se for partir do principio que você exerce força suficiente com a magia para deslocar um objeto de 500kg a 1,5 mt por segundo é deduzível que diminuindo o peso a velocidade aumente na mesma proporção então:

500 kg/256 = 1,95 kg (arredondando para baixo)
1,5 mt/seg*256 = 384 mt/seg

A velocidade de um projétil de um revolver comum é aprox. 1042 km/hr, convertendo a velocidade em km temos: 384mt/seg*60 = 23.040 mt/min*60 = 1.382.400 mt/h/1000 = 1382,4 km/h.

Bom a quantidade de dano que isso pode causar fica a critério do mestre, mas vamos tomar com parâmetro o que diz o LdM, lá fala que uma magia de nível 5 pode causar 8d10 de dano se tiver um único alvo e vamos partir do principio que você precisa ser bem sucedido em uma jogada de ataque para acertar senão nenhum dano é causado.

Porém o mesmo livro diz que uma pistola moderna causa 2d6 de dano, então qualquer coisa entre essas quantias de dano parece razoável, lembre-se que o objetivo não é fazer Telecinesia ser a melhor magia do mundo, talvez começar com 8d6 já esta de bom tamanho.

Considerações finais




Muito do que eu disse aqui tem caráter meramente especulativo, um exercício de imaginação, Telecinesia esta no hall das magias que foram "nerfadas" para encaixar no contexto do jogo e na estranha escala de poder do D&D, onde ser invisível é um efeito de 2° nível e idiomas é de 3° nível (não que a magia seja ruim ela só é mais básica que invisibilidade) afinal um smartfone faz o efeito de idiomas, mas não conseguimos ficar invisíveis (ainda).



Por hoje é só grato por ler até aqui.


Dark

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