Glossário com os 50 principais de termos de RPG (que você eventualmente possa não conhecer) - ReverTherio - RPG e Variedades

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Glossário com os 50 principais de termos de RPG (que você eventualmente possa não conhecer)

Saudações a todos, hoje quero contribuir com a comunidade de uma forma mais lúdica, com a internet e as comunidades sempre nos deparamos com fóruns e comunidades com o pessoal falando termos que você nunca ouviu falar. Sendo assim compilei os 50 termos que considerei os mais interessantes para explicar resumidamente, mas conto muito com a contribuição dos leitores para futuramente expandir essa lista. Me limitei ao que considero ser mais desconhecido, pois acho que em 2020 todo mundo sabe o que é um elfo né. sem mais delongas vamos aos termos:




Action Economy: Esse é um conceito relativamente simples de entender e difícil de explicar, mas consiste basicamente no quão eficiente são as ações do seu personagem em uma rodada e também serve de orientação para escalonar bem encontros, afinal um inimigo com 1 ataque esta em "desvantagem" contra um grupo que lhe da 4 ataques por rodada, esse tópico merece um post próprio que pretendo fazer em breve.

Advogado de Regras: É o irmão feio do Overpower (que é feio também), basicamente esse sujeito se ampara nas regras e principalmente nas brechas delas para impor sua vontade, muitas vezes perversa na aventura, com o álibi de que "se ta no livro....", se encontrar um fuja, e depressa.

Agrar: Famoso dos MMOs, mas hoje em dia muito da cultura dos videogames incorporaram no D&D (e vice versa), basicamente consiste em atrair toda a atenção do oponente mais poderoso para assim evitando que ele massacre o resto do grupo, geralmente partindo para o confronto direto na 1° oportunidade que tiver, desnecessário dizer que essa seria uma tarefa para o "Tanker".

AOE: A simples abreviação de Area Of Effect, usado para se referir a magias de área tais como Bola de Fogo, Tempestade Glacial e Sono.

Bell's Curve: Bom esse é mais fácil de explicar com exemplo ( e uma imagem também), quando se rola 1d20 temos 5% de chance de conseguir qualquer resultado no dado, 1,5,9,11,20 tanto faz, porém quando se rola por exemplo 3d6 sabemos que teremos muitos 10 (que é a media do valor dos 3d6) menos frequentes serão os 13,14 8, 6 e bem raros (como menos de 4%) serão os 18 e os 3. Isso a grosso modo na opinião de muitas pessoas torna os resultados mais sóbrios e realistas, algo defendido pelos fã de GURPS por exemplo, afinal um goblin tem 5% de chance de cravar uma picareta no pescoço de um dragão ancião, isso é bem surreal.



Blaster: Esse é o mago (ou feiticeiro também) que se especializou em magias de evocação com a pura finalidade de causar dano, sem sutileza, apenas dados rolando, é divertido jogar assim muitas vezes.

Bounded Accuracy: Falei a pouco tempo desse cara, se trata do conceito implementado na 5E do D&D que valoriza mais as jogadas de dado que os bônus dos atributos em si, evitando que o jogo caia no marasmo de virar um "super trunfo medieval" e fazendo as jogadas de dado terem muito valor.

Broken: Um termo que a comunidade de RPG,Boardgames e jogos em geral usa para se referir a aspectos do jogo claramente desequilibrados a ponto de estragar a experiencia de quem joga (geralmente desequilibrado para "muito bom").

Buff: Magias e efeitos que ampliam características dos personagens, podem haver personagens que se especializam nisso conhecidos como Buffers (não Buffer de vídeo tá).

Build: É uma receita de personagem que busca favorecer um estilo de jogo ou pelo menos ser muito poderoso, bom para aqueles que curtem algo bem especializado.

Christmas Tree Effect: O famoso Efeito Arvore de Natal, basicamente limado da 5E mas muito presente no D&D em todas as edições consiste no personagem se amparar no uso de itens mágicos para construir seu personagem, fazendo o personagem em si muito obsoleto se comparado ao bônus dos itens, para muitos isso é cafona e anti-climático.



Crowd Control: Uma característica de alguns arquétipos de personagem que indica que ele tem especialização em lidar com combates com muitos oponentes, seja mudando posições de atores do combate, fazendo debuff, soltando bolas de fogo, enfim, varias formas.

Crunch: Um termo usado para definir jogos que são muito apegados ao lado mecânico das regras, completo de poderes, classes, itens, nada esta lá para ficar bonitinho, tudo tem finalidade é tátil, um exemplo de jogo "Crunch" é o Pathfinder 2E.

Debuff: O inverso de Buff, ou seja, especialização em efeitos nocivos ( de preferencia para os oponentes por favor).

Deus Ex Machina: Um termo que veio das tragédias gregas, (que por sinal não podiam acabar "mal", mesmo sendo tragédias), consiste em uma solução milagrosa e bem tosca para evitar um final que desaponte os espectadores (no caso os players).

Dip: Quando se fala de multiclasse fazer um "dip" consiste em pegar 1 ou 2 níveis de uma classe só para usufruir de uma habilidade.

DPS: Damage Per Second (ou Dano Por Segundo que da na mesma), é usado em MMOs para definir a capacidade ofensiva dos personagens, como na maioria dos RPGs de mesa o andamento se faz por turnos o "S" não faz muito sentido sendo preferível o termo "Damage Output".

Dumpstat: Consiste em eleger um atributo como desnecessário e tirar o máximo do valor dele para tunar os que mais lhe importam, um clássico é o anão Guerreiro com 6 de Carisma.

Dungeoncrawl: É um estilo de jogo que remete ao clássico "explorar masmorras", as regras do jogo cobrem plenamente esse aspecto tendo dicas de passagem de tempo ecologia e até arquitetura de masmorras, é o feijão com arroz do D&D.

Fluffy: O oposto do Crunch, se trata de aspectos do jogo que servem apenas para colorir o personagem e não tem funcionalidade mecânica ou tem um bônus muito sutil e situacional que será provavelmente esquecido por muita gente, difícil lembrar de "jogos fluffy", mas backgrounds são de certa forma um aspecto fluffy do D&D.

Gestalt: É uma área da psicologia que trata do ponto de vista em relação aos objetos como eu havia citado no post sobre personagens gestalt, em D&D é também um tipo de multiclasse onde se tem todas as habilidades de ambas as classes simultaneamente (bem poderoso).



Gimmick: São geralmente acessórios e mecânicas que fazem uso de destreza manual ou objetos manipuláveis como parte dela, muito presente em vários boardgames seu uso foi estendido para alguns RPGs como o The Pile por exemplo.

Gish: Um termo da 3° edição para designar guerreiros conjuradores (como o cavaleiro arcano por exemplo).

GlassCannon: O famoso canhão de vidro, a sina dos magos, consiste em um personagem que tem muito Damage Output (a.k.a que causa muito dano), mas é muito vulnerável não suportando ataques sem sucumbir facilmente, precisando de proteção constante.

Hexcrawl: Diferente de Dungeoncrawl o hexcrawl foca em explorar mapas hexagonais e desbravar uma região aos poucos fazendo alianças, encontrando itens, lutando contra inimigos, eventualmente tem masmorras também, mas aqui elas são secundarias.

Homebrew: O Homebrew é o conteúdo feito em casa, sem ambições de necessariamente se adaptar a algo que já existe, é meramente caseiro, mas pode ser distribuído como o criador quiser, muito comum com aventuras itens classes magias e até cenários inteiros.

House Rules: As House Rules são regras que os grupos criam para seus jogos geralmente para minimizar aspectos do jogo que desagradam os participantes ali envolvidos. Da mesma forma que o Homebrew elas podem ser divulgadas e usadas por ai, mas há pessoas que sempre iram preferir o jogo sendo jogado puro como foi concebido originalmente.



Jogador Alpha: Comum em muitos lugares o Alpha queria o jogo apenas para si, ele (as vezes até bem intencionado), toma as decisões do grupo e assume uma liderança velada sem nenhum tipo de eleição, fazendo dos outros jogadores espectadores, mesmo ele fazendo a coisa certa muitas vezes é desnecessário dizer que é muito chato jogar assim.

MOB: Um termo que foi cunhado no longínquo Everquest se referia aos NPC do jogo que eram bem genéricos, hoje em dia é um termo usado para os inimigos fracos e descerebrados que morrem aos montes em grandes combates como zumbis, orcs, goblins e afins.

Nerf: Em um jogo quando determinada habilidade tem sua eficiência reduzida pelos criadores, diz-se que ela foi "Nerfada".Isso costuma ser feito para equilibrar o jogo, porém muitas vezes revolta os que apelavam com ela, fazer o que não se agrada a todos.

Nova: Entrar em nova significa basicamente usar todos os seus recursos para produzir o máximo de dano possível em uma rodada. Uma estratégia muito principalmente contra inimigos poderosos, pois quando eles revidarem ele provavelmente morrerá.

Nuke: Basicamente é explodir coisas, chuvas de meteoros, Bolas de Fogo, se tratam dos efeitos de area que explodem e causam dano.

OSR: Old School Revival se trata de um movimento que ganhou força na ultima década que exaltava o D&D original e com as brechas da Open Game License do D&D 3.5 ganhou inúmeros novos jogos que são releituras do 1° D&D, vale a pena conhecer, pois é muito legal.

Overpower: Muito conhecido é um jogador que gosta de apelar usara sempre as variantes mais poderosas dos personagens para "otimizar" o personagem dele, porém diferente do "otimizador" legitimo ele gosta de uma boa trapaceada também, outro cidadão a ser evitado.

Pato: O Cavalo corre, o Peixe nada e a Águia voa, o pato faz o que? As 3 coisas ao mesmo tempo e é ruim em todas. Esse termo serve para personagens que não se especializam e de tão generalistas acabam ficando inúteis.



Powergaming: É um estilo de jogo para grupos que curtem poder, desafios insanos, muitas habiliades, batalhas épicas. Os personagens tem de ser otimizados para sobreviver, uma abordagem que gosto, embora fique enfadonha com o tempo.

Prop: Props são objetos que servem para ilustrar coisas que acontecem na aventura, afinal melhor que dizer "vocês" acham um pergaminho no bau é dar um bau para os jogadores abrirem e eles encontrarem um pergaminho dentro.

RAF: Significa Rule As Fun consiste em interpretar as regras conforme seja mais divertido para todos.

RAI: Significa Rule As Intend consiste em interpretar as regras conforme elas foram planejadas, ou seja, se o objetivo era limitar o uso de armas durante a metamorfose é assim que ela sera interpretada (apenas um exemplo raso para ilustrar o termo).

RAW: Significa Rule As Written consiste em interpretar as regras como elas foram escritas o famoso "ta no livro", embora possa parecer simples as ambiguidades de alguns termos geram discussões calorosas a muito tempo.

RP: Um simples abreviação de Roleplay ou Interpretar em português.

Sage Advice: Uma coluna no site da Wizards onde são esclarecidas muitas duvidas as respeito de regras, muito útil. Uma fonte confiável de informações a respeito de regras do D&D 5E.

Solo: Isso pode indicar muitas coisas desde aventuras Solo até monstros Solo que geralmente se enfrenta sozinho.

Suport: Uma função dentro de um grupo que consiste em auxiliar indiretamente os seus companheiros de equipe para que eles possam extrair o melhor de suas habilidades, termo vindo diretamente dos MMOs, porém a função remonta desde o D&D original em 78.

Tank: Outro que veio dos MMOs o Tank é uma função dentro de um grupo que consistem em ser uma "parede" viva que absorve os ataques dos inimigos para preservar o grupo, o foco principal é a defesa ao invés do ataque, muito requisitado e muito útil diferente do Suport esse conceito é mais novo já que a imagem clássica de um guerreiro não é meramente ficar apanhando para outros jogadores atacar.

TPK: Total Party Kill, também conhecido como fim de jogo, os TPK costumam ser acidentes de mestres inexperientes ou perversidade de mestres cruéis, algumas vezes faz parte da historia todos morrerem porem dificilmente será tão repentino e traumático assim, um TPK é diferente de um sacrifício heroico.



Treadmill Effect: Ou efeito esteira em português, basicamente consiste em evoluir e não perceber a evolução, se sentir em uma esteira caminhando sem sair do lugar, muito comum em vários jogos e RPGs, provando que evolução não é apenas números, ela precisa ser sensorial.

UA: Abreviação de Unearted Arcana um suplemento muito elogiado em edições anteriores do D&D por trazer variantes de regras e novas raças e classes. Hoje o UA é uma coluna da Wizards onde são apresentadas novas classes,itens, regras etc.

Utilidade: Quando se fala de D&D a maioria das pessoas separa os personagens em 2 tipos Combate e Utilidade que se refere nesse caso a tudo que não envolva matar alguém, seja ele o ladino desarmando armadilhas o bardo enrolando guardas ou mesmo o mago conjurando voo para atravessar um precipício.

Por hoje é só grato por ler até aqui

Dark

Nenhum comentário:



Subir