quarta-feira, 2 de outubro de 2019
Opções de Multiclasse, personagens Gestalt em D&D 5E
Eu sempre achei multiclasse algo meio idiota, pois era uma mera desculpa para apelar, mas hoje em dia eu não vejo mais com esses olhos e considero que ter opções é bom e o errado é fazer mal uso delas, e uma coisa que eu demorei para descobrir e hoje decidi trazer para vocês e a Gestalt ou Personagens Gestalt, que nada mais é que uma multiclasse "diferente"
Bom resumidamente posso dizer que o termo Gestalt vem do alemão e seria algo como teoria das formas, e diz que "para se compreender as partes é preciso compreender o todo", eu ainda acrescentaria que é algo como o fenômeno de olhar a mesma coisa de vários ângulos e ela ter mais de uma forma, vamos ilustrar para melhorar o entendimento:
É só ver as imagens e perceber que tem ao menos 2 interpretações obvias para cada uma delas como por exemplo a arvore e o gorila e a leoa na frente, a forma é uma só mas a interpretação dela é dupla.
Bom partindo desse principio se pode criar um personagem Gestalt, ou seja um personagem com 2 classes simultaneamente, mas diferente de uma multiclasse normal ele vai sempre optar pelas melhores características das classes como o dado de vida mais alto por exemplo e terá todas as características de classe e magias de ambas as classes. Obvio que isso é muito poderoso e a campanha deve ser baseada em personagens Gestalt e PDM importantes também devem ser Gestalt. o nível efetivo de personagem é pelo menos 2 acima do nível atual dele (ou seja um nível 5 conta como um nível 7), mas claro que faz mais diferença ser Gestalt em níveis mais altos do que em níveis menores. No final das contas algo que é notado de imediato é que um personagem que seja um guerreiro/clérigo não é melhor que ter um guerreiro E um clérigo no grupo, ele é forte mas não é 2, alem de que as restrições das classes continuam se aplicando ou seja ser você for um paladino/druida não pode usar armaduras metálicas e terá de seguir o seu juramento.
Para criar um personagem Gestalt de primeiro nível é simples, escolha duas classes padrão. Crie seu personagem de acordo com as seguintes diretrizes:
Escolha o maior dado. Por exemplo, um Gestalt de paladino / bardo usaria o dado d10 do paladino em vez do dado d8 do bardo e, como tal, teria 10 + pontos de vida no nível 1.
Seu bônus de proficiência é baseado no nível do seu personagem normalmente.
Escolha suas pericias nas listas de pericias de ambas as classes. Qualquer que seja a classe que ofereça o maior número de pericias vai determinar o seu numero de pericias. Por exemplo, um guerreiro / ranger (ou patrulheiro ou guardião) pode escolher 3 pericias, escolhendo tanto na lista de pericias do guerreiro quanto na lista de pericias do ranger.
Você ganha as proficiências para as armaduras, armas, ferramentas e as jogadas de salvamento das duas classes.
Em vez de usar o equipamento inicial na seção "equipamento" da descrição da sua classe, consulte a tabela de riqueza inicial na página 143 do Manual do Jogador. Você tem a quantidade máxima de riqueza inicial da mais rica de suas duas classes. Por exemplo, um bárbaro / ladino começaria com 160 PO (a quantidade máxima de dinheiro que um Ladino pode começar no nível 1).
Você obtém as habilidades das duas classes simultaneamente. Um monge / ranger de primeiro nível, por exemplo, obtém as habilidades Unarmored Defense and Martial Arts do Monge e o Favored Enemy and Natural Explorer do ranger. As restrições de classe e habilidade (como a incapacidade de um druida de usar armadura de metal) se aplicam normalmente a um personagem Gestalt, independentemente da outra classe.
Os aprimoramentos de habilidade ganhos nos níveis de classe 4, 8, 12, 16 e 19 pode aumentar apenas um valor de habilidade em 1. Para obter um talento, é necessário trocar dois aumentos de habilidade, ao invés de um. As melhorias no valor de habilidade obtidas nos níveis 6 e 14 de guerreiros e no nível 10 de ladino não são afetadas por essa alteração e funcionam normalmente.
Se você ganhar um ataque extra de mais de uma de suas classes ao mesmo tempo (como um guerreiro/paladino), eles não serão cumulativos (exceto o ataque extra do guerreiro que se ganha no nível 11). Em vez disso, se você ganhar o ataque extra das duas classes simultaneamente, poderá trocar uma instância do ataque extra por um talento. Além disso, a invocação do bruxo Thirsting Blade não concede um ataque adicional se você também tiver ataque extra.
Trate as duas classes da Gestalt separadamente quando chegar a hora de determinar os espaços de magias, as magias conhecidas e os truques conhecidos e adicione-os todos juntos. Por exemplo, um ranger / mago de 5° nível teria da classe ranger( eu insisto em chamar ele de ranger, é habito desculpe) 4 slots de magia de 1° nível e 2 slots de magia de 2° nível e conheceria quatro magias de ranger. Como mago ele teria 4 slots de magia de 1º nível, 3 slots de magia de 2º nível e 2 slots de magia de 3º nível, conhecendo quatro truques e tendo 14 magias no livro de magias. Esses slots de magia seriam adicionados juntos, e esse personagem terminaria com 8 slots de 1° nível, 5 slots de 2° nível e 2 slots de 3° nível, que podem ser usados para lançar qualquer um dos 4 feitiços de ranger que ele sabe, ou qualquer um dos 6 + modificadores de Inteligência magias de mago que ele preparou.
Mas afinal do que se trata essa tal Gestalt
Bom resumidamente posso dizer que o termo Gestalt vem do alemão e seria algo como teoria das formas, e diz que "para se compreender as partes é preciso compreender o todo", eu ainda acrescentaria que é algo como o fenômeno de olhar a mesma coisa de vários ângulos e ela ter mais de uma forma, vamos ilustrar para melhorar o entendimento:
É só ver as imagens e perceber que tem ao menos 2 interpretações obvias para cada uma delas como por exemplo a arvore e o gorila e a leoa na frente, a forma é uma só mas a interpretação dela é dupla.
Ok, mas o que isso tem haver com D&D
Bom partindo desse principio se pode criar um personagem Gestalt, ou seja um personagem com 2 classes simultaneamente, mas diferente de uma multiclasse normal ele vai sempre optar pelas melhores características das classes como o dado de vida mais alto por exemplo e terá todas as características de classe e magias de ambas as classes. Obvio que isso é muito poderoso e a campanha deve ser baseada em personagens Gestalt e PDM importantes também devem ser Gestalt. o nível efetivo de personagem é pelo menos 2 acima do nível atual dele (ou seja um nível 5 conta como um nível 7), mas claro que faz mais diferença ser Gestalt em níveis mais altos do que em níveis menores. No final das contas algo que é notado de imediato é que um personagem que seja um guerreiro/clérigo não é melhor que ter um guerreiro E um clérigo no grupo, ele é forte mas não é 2, alem de que as restrições das classes continuam se aplicando ou seja ser você for um paladino/druida não pode usar armaduras metálicas e terá de seguir o seu juramento.
Legal, e como é que eu faço um Gestalt
Para criar um personagem Gestalt de primeiro nível é simples, escolha duas classes padrão. Crie seu personagem de acordo com as seguintes diretrizes:
Dado de Vida
Escolha o maior dado. Por exemplo, um Gestalt de paladino / bardo usaria o dado d10 do paladino em vez do dado d8 do bardo e, como tal, teria 10 + pontos de vida no nível 1.
Bônus de Proficiência
Seu bônus de proficiência é baseado no nível do seu personagem normalmente.
Proficiência em pericias
Escolha suas pericias nas listas de pericias de ambas as classes. Qualquer que seja a classe que ofereça o maior número de pericias vai determinar o seu numero de pericias. Por exemplo, um guerreiro / ranger (ou patrulheiro ou guardião) pode escolher 3 pericias, escolhendo tanto na lista de pericias do guerreiro quanto na lista de pericias do ranger.
Proficiências em armas e armaduras
Você ganha as proficiências para as armaduras, armas, ferramentas e as jogadas de salvamento das duas classes.
Equipamento inicial
Em vez de usar o equipamento inicial na seção "equipamento" da descrição da sua classe, consulte a tabela de riqueza inicial na página 143 do Manual do Jogador. Você tem a quantidade máxima de riqueza inicial da mais rica de suas duas classes. Por exemplo, um bárbaro / ladino começaria com 160 PO (a quantidade máxima de dinheiro que um Ladino pode começar no nível 1).
Habilidades de classe
Você obtém as habilidades das duas classes simultaneamente. Um monge / ranger de primeiro nível, por exemplo, obtém as habilidades Unarmored Defense and Martial Arts do Monge e o Favored Enemy and Natural Explorer do ranger. As restrições de classe e habilidade (como a incapacidade de um druida de usar armadura de metal) se aplicam normalmente a um personagem Gestalt, independentemente da outra classe.
Melhoria na Pontuação de Habilidades
Os aprimoramentos de habilidade ganhos nos níveis de classe 4, 8, 12, 16 e 19 pode aumentar apenas um valor de habilidade em 1. Para obter um talento, é necessário trocar dois aumentos de habilidade, ao invés de um. As melhorias no valor de habilidade obtidas nos níveis 6 e 14 de guerreiros e no nível 10 de ladino não são afetadas por essa alteração e funcionam normalmente.
Ataque Extra
Se você ganhar um ataque extra de mais de uma de suas classes ao mesmo tempo (como um guerreiro/paladino), eles não serão cumulativos (exceto o ataque extra do guerreiro que se ganha no nível 11). Em vez disso, se você ganhar o ataque extra das duas classes simultaneamente, poderá trocar uma instância do ataque extra por um talento. Além disso, a invocação do bruxo Thirsting Blade não concede um ataque adicional se você também tiver ataque extra.
Magias
Trate as duas classes da Gestalt separadamente quando chegar a hora de determinar os espaços de magias, as magias conhecidas e os truques conhecidos e adicione-os todos juntos. Por exemplo, um ranger / mago de 5° nível teria da classe ranger( eu insisto em chamar ele de ranger, é habito desculpe) 4 slots de magia de 1° nível e 2 slots de magia de 2° nível e conheceria quatro magias de ranger. Como mago ele teria 4 slots de magia de 1º nível, 3 slots de magia de 2º nível e 2 slots de magia de 3º nível, conhecendo quatro truques e tendo 14 magias no livro de magias. Esses slots de magia seriam adicionados juntos, e esse personagem terminaria com 8 slots de 1° nível, 5 slots de 2° nível e 2 slots de 3° nível, que podem ser usados para lançar qualquer um dos 4 feitiços de ranger que ele sabe, ou qualquer um dos 6 + modificadores de Inteligência magias de mago que ele preparou.
Isso parece desequilibrado
Bom minha experiencia com Gestalt foi breve, porém foi empolgante, esse conceito não é novo no D&D sendo que a 1° vez que o vi foi no Unearthed Arcana da 3° edição, o aumento de poder do grupo é facilmente compensável e o ganho de opções é ótimo, por exemplo com clérigo paladino e guerreiro você pode criar até 6 combinações de um combatente ou conjurador divino focando nas características que mais lhe atraírem das classes.
Obrigado por ler até aqui, agora me desdobro entre o blog e o canal, procuro aprender muita coisa para melhorar o conteúdo em ambas as plataformas.
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Grato por ler até aqui.
Dark
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