Usar o Escudo do Mestre ainda é necessário? - ReverTherio - RPG e Variedades

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Usar o Escudo do Mestre ainda é necessário?

Saudações a todos, hoje venho brevemente falar sobre um acessório com o qual eu nunca me adaptei, o escudo do mestre. Eu comecei jogando RPG com 3D&T em uma revistinha, não sabia nem da existência desse acessório, quando finalmente fui mestrar D&D e pude usar um, descobri que eu nunca consultava as tabelas pois a maioria dos bônus e penalidades eu havia decorado e principalmente não fazia questão de esconder as jogadas. Bom, vamos analisar a finalidade de um Escudo do mestre mais a fundo.




Ter muitas informações importantes a seu alcance



Nos primórdios do RPG em geral era muito comum mestres criarem escudos com as informações que eles julgassem mais importantes para o seguimento do jogo, inclusive pendurando algumas anotações adicionais. Com o passar do tempo os escudos foram incluídos nas "Box" dos cenários e aventuras e também como itens adquiríveis em catálogos de diversas lojas e editoras.

As informações dos escudos comprados eram as mais abrangentes possíveis, mas mesmo assim lembro que no escudo do AD&D tinha uma tabela inteira de armas lá, e a tabela de expulsão, isso já ocupava um espaço imenso. Na minha humilde opinião o ideal é customizar o escudo para que ele atenda perfeitamente a sua necessidade.

Um ponto importante a se considerar é que principalmente no caso de D&D (mas não apenas ele) o jogo era carregado de tabelas e decorar tudo aquilo era meio impossível, fazendo o uso do escudo quase obrigatório.Hoje em dia as dificuldades se resumiram a "Vantagens e Desvantagens" e o bom senso para julgar as situações foi bem estimulado, fazendo dessa a utilidade secundaria do escudo.

Esconder informações dos jogadores



Uma tradição transcrita de varias formas em vários livros diz  (de forma simplificada claro) que "Se uma jogada for estragar um momento épico minta sobre o resultado e deixe o jogo fluir", obvio que isso só é possível com um escudo. Não gosto dessa abordagem, RPG não se trata simplesmente de contar histórias, mas sim de vivenciar elas. Reproduzir artificialmente um desfecho para ele se adequar a uma ideia pre-concebida de resultado soa como manipulação.

O mais importante, com escudo ou sem, qualquer jogador com mais experiência sabe que foi manipulado e se sente frustrado, vencer um dragão com favor do mestre é como não vencer, é um atestado de "achei que venceriam esse desafio mas no final tive de dar uma ajudinha".

Mas esse nem é o tema, aonde estou querendo chegar é: vale a pena ter um escudo só para seguir essa abordagem acolhedora de encobrir  a "vontade dos dados" e seguir narrando sua historia tranquilamente?



Bom, hoje as pessoas muito frequentemente jogam online, e até onde sei existem até mecanismos nas plataformas online para mascarar jogadas, isso faz parte do RPG, mas creio que a cultura dos jogadores mudou, e a tolerância para isso esta acabando, o jogador dos próximos anos vai ser uma pessoa muito técnica e profissional, que deseja reconhecimento dentro e fora do nicho dele e não ser comparado aos moleques do Stranger Things pelo tio do pavê ( considerando que seu tio assista Stranger Things, claro).

Por hoje é só, grato por ler até aqui

Dark

2 comentários:

Rodolfo Willian disse...

Eu comecei a usar quando comprei uma versão de Tormenta RPG que vinha o escudo, aí peguei gosto e uso até hoje

Dark disse...

Usei o escudo do LDM do D&D 3° edição, até que foi bom, porém meu desempenho melhora sem ele.



Subir