terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
Melhores combinações de multiclasse para Druidas D&D 5E
Olá a todos, hoje é o dia de falar dos Druidas. Os Druidas são
uma classe central versátil, infelizmente não consegui jogar longas campanhas
como Druida, mas as oportunidades que tive de jogar foram memoráveis. Com base
no papel que seu personagem desempenhará em equipe você pode escolher uma
classe que combine muito bem com eles: curandeiro, tanque, causador de danos,
suporte, etc. Um druida pode se misturar adequadamente a muitas classes quando
escolhe magias eficientes para ajudar o foco dele. Antes de avançarmos mais
vale a pena lembrar:
• Um Druida
usa a Sabedoria para conjurar magias, portanto, combinar com outros
conjuradores que usam o Carisma pode ser um desperdício de estatísticas.
• No nível 20,
os druidas podem usar a Forma Selvagem ilimitadamente, então pense com cuidado
sobre a multiclasse que ira pegar, pois irá perder essa habilidade.
• Os druidas
usam apenas armaduras leves ou médias, que não podem ser feitas de metal;
portanto, você não vai ter benefícios em multiclasses apenas para obter as habilidades com armaduras.
• O
“Bearbarian” que é uma combinação muito popular já foi citado nesse post aqui.
Multiclasse de
Druida com Clérigo
Um grande
“curador da natureza” (ok, essa foi lastimável). Pegar 2 níveis de Clérigo dará ao
seu personagem Druida um Domínio Divino e um Canalizar Divindade, o que pode adicionar algumas habilidades legais e acesso a um repertório de magias adicionais.
• Escolha o
Domínio da Vida para obter mais cura por magia lançada (2 + nível da magia), o que
significa que Bom Fruto restaura 3 em vez de 1 ponto de vida por fruto (um ganho total
de 30 pontos de vida para uma magia de 1º nível).
• Caso tenha duvidas de quais magias escolher vale lembrar que já mencionei as melhores magias para druidas e as melhores magias para clérigos de baixo nível, pode ser uma mão na roda na hora de criar o personagem.
• Caso tenha duvidas de quais magias escolher vale lembrar que já mencionei as melhores magias para druidas e as melhores magias para clérigos de baixo nível, pode ser uma mão na roda na hora de criar o personagem.
Multiclasse de Druida com Guerreiro
Com 2 níveis de Guerreiro o Druida recebe um Estilo de Luta e Surto de Ação. A
proficiência em armadura não ajuda muito os druidas, mas um estilo de luta
específico disponível é o Mariner (“Marinheiro” do Unearthed Arcana), que dará
a um druida um deslocamento de natação, um deslocamento de escalada e um bônus
de +1 na CA.
O Surto de
Ação é útil para qualquer classe, mais ainda para um conjurador de magias, um Druida
pode lançar 2 magias de ação (sem ação bônus) em um turno. E um personagem
recupera seu uso do Surto de Ação após apenas um descanso curto.
Infelizmente,
não existem muitos arquétipos de Guerreiros que combinem bem com os Druidas. Um
druida brilha melhor quando se concentra em magias utilitárias ao invés de
causar dano ou ataques de armas. Embora existam muitas magias que causam dano
suficiente, há mais magias utilitárias que são ótimas. Portanto, um druida que
deseja obter um arquétipo de Guerreiro deve se concentrar em um que forneça
utilidade adicional, especialmente à conjuração.
O Scout (arquétipo que vem também
do UA) é possivelmente o melhor arquétipo de Guerreiro a ser combinado com o
Druida, pois um personagem ganhará proficiência em três novas habilidades e
bônus de dados de superioridade para testes de habilidade e classe de armadura.
Multiclasse de Druida com Monge*
Ao ganhar um
nível de Monge, você recebe CA extra para o Druida com Defesa Desarmada (CA =
10 + Des + Sab, o que é ótimo para os druidas, que usam Sabedoria para lançar
magias). Pegar mais níveis em Monge pode fornecer utilidade extra, como
velocidade e esquiva / desengajar / correr, mas a desvantagem é menos espaços
de magias de Druidas. Nesse caso, é melhor se você for mais Druida do que
Monge.
Multiclasse de
Druida com Guardião/Patrulheiro/Ranger**
Para um
jogador que quer ser um Druida que empunha armas, a multiclasse Druida / Ranger
é provavelmente a melhor opção. Como meio conjurador, os Rangers aumentarão a
conjuração de um druida com magias adicionais (começando no nível 2). No 1° nível, um Ranger pode escolher um Inimigo Favorito contra o qual ele
pode rastrear melhor. Com o Explorador Natural, ele ganha um terreno preferido;
e no 2° nível, um Ranger ganha um estilo de luta.
Isso pode dar
bônus a ataques à distância (Arquearia), ganhar deslocamento de natação e
escalada enquanto aumenta a CA (Mariner, UA) ou remover a desvantagem em
disparos de curta distância, além de dar um bônus de +1 nas jogadas de ataque
(Close Quarters Shooter, UA, algo como “Atirador de curtas distancias”).
Um Druida /
Ranger que deseja ter Ataque Extra terá de pegar 5 níveis de Ranger. Assim, o
personagem deve encontrar um arquétipo que tenha sinergia com o Druida.
• O Mestre das Feras lhe dará um
companheiro para controlar no seu turno. Você comanda ações como Ataque,
Corrida, Desengajar, Esquiva ou Ajuda. No 5° nível de Ranger, você também pode
atacar, além de sua besta.
• O Caçador dará ao Ranger habilidades
extras com ataques, como bônus de dano ou um ataque adicional (sem contar a magia marca do caçador que é muito boa).
Um Druida /
Ranger deve concentrar sua atenção em um Círculo de Druida e magias que
melhorem o combate com armas ou aumentam as magias e ações de utilidade
(leia-se “suporte”), nesse caso o Círculo da Lua não é uma opção Viável.
• Círculo da Terra proporciona espaços
de magia e magias novas como Passo Nebuloso, Silencio, Patas de Aranha e muito
mais. No nível 6 de Druida, andar em terreno difícil não custa deslocamento
extra, o que pode ser útil para um Ranger que luta à distância e quer se manter
longe ou que precise cruzar essa distância rapidamente.
• O Círculo do Pastor (do Xanathar Guide
to Everything) permite que um Druida
convoque auras espirituais que dão vantagem nas jogadas de ataque, além de
bônus para criaturas convocadas, algo bem apreciável para alguém que queira se
especializar como um “Invocador”.
*Muitos podem
pensar que eu estou omitindo opções até mais interessantes, porém deixarei para
falar mais dessas combinações posteriormente, no caso quando falar das
combinações de multiclasse de Monge.
*Para esse post
acabei ficando com o termo Ranger embora saiba que o correto é Guardião, optei
por ele para não me confundir e por conseqüência confundir o leitor, mas também
o Ranger é seu chame como quiser....
Por hoje é só
grato por ler até aqui
Dark
6 comentários:
Mas para ganhar o surto de ação não tem que ser level 2 de guerreiro?
Tem razão, falha minha, vou corrigir agora, grato pela observação.
Até onde eu sei, não pode usar duas magias no mesmo turno nem mesmo usando surto de ação. O máximo que se pode fazer é uma magia e um cantrip com magia acelerada. Vou até pesquisar sobre, pra confirmar se é isso mesmo..
Estarei aguardando você pesquisar até onde pesquisei nada impedia, porém é sempre bom ouvir uma segunda opinião.
e para um druida da Lua, qual seria a sua multiclasse?
Acredito que bárbaro para aproveitar da transformação e tankar bastante
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