Pluraridade e Diversidade no RPG, que tipo de personagens vocês tem em suas histórias? - ReverTherio - RPG e Variedades

sábado, 11 de abril de 2020

Pluraridade e Diversidade no RPG, que tipo de personagens vocês tem em suas histórias?

Saudações e todos não é de hoje que eu me deparo com grupos de RPG basicamente formados por humanos e elfos pré-adolescentes. Nada contra, mas quando todos os grupos são assim (ao menos os que eu vejo ultimamente) me pergunto se as pessoas querem  apenas escolher as raças pelos bônus (o que explicaria a grande maioria de humanos) ou simplesmente querem personagens belos e perfeitos para que sejam seus "avatares". E quanto aos idosos e crianças, personagens obesos ou portadores de deficiência? Alguém já se propôs a interpretar alguém assim? O post de hoje vai tentar levantar os grupos preteridos pelos jogadores  na hora de criar os personagens e também sugerir alguns tipos de personagens que possam ser interessantes com essas características.


Quais são as opções menos populares?


Não é preciso pensar muito para concluir que entre as raças básicas as menos populares são os gnomos, pequeninos e anões, e as opções mais populares são os humanos elfos, draconatos e tieflenos (claro que essa foi uma observação minha, sua mesa pode ser diferente), os critérios de popularidade de uma raça vão desde o quanto ela é "estilosa", assim surgiram os draconatos e tiefilenos, pois eles eram versões acessíveis de meio-demônios e meio-dragões, algo que os jogadores gostavam muito na época do 3.5.



Poder sempre atraiu muito os jogadores, algumas raças possuem bônus muito atrativos como os anões das montanhas e os meio elfos, outras se encaixam tão bem em um nicho que fica difícil imaginar personagens diferentes com elas como os meio orcs bárbaros e os pequeninos ladinos.

Ainda tem alguns casos de raças que não necessariamente tem uma afinidade clara com uma classe, mas é criada toda uma narrativa de que eles tem um dom nessa área, exemplo notável são os elfos magos, os altos elfos possuem ao menos +1 em Inteligência o que da uma ajuda razoável, mas os +2 em destreza e os bônus de armas élficas seriam mais aproveitados em classes marciais, um gnomo é sim uma classe com alto potencial para ser um Mago tendo em vista que ganha ao menos +2 em Inteligência, porém não há tantos gnomos magos por aí, ou seja, sabemos que o critério principal não é só poder.


Idosos e crianças primeiro?

 

 

Outro ponto que vale a pena tocar é, se não há penalidades específicas para se jogar com alguém muito jovem (16 ou menos se for humano) ou um idoso (70 ou mais se for humano), por que não tentar? Tive o prazer de interpretar um personagem bem mais velho que o resto do grupo, era um veterano de guerra, foi gratificante, pois haviam gatilhos para situações muito legais que geralmente não se tem sem ter um senhor de idade por perto, rolaram muitas piadinhas claro, mas o jogo foi gratificante para mim, sinto que fiz um bom trabalho, agora falta o jovem.

Na realidade falta muita coisa, não interpretei um cego, nem um cadeirante (ou que use alguém de cadeira como o Bran do GOT) e nunca interpretei uma personagem feminina, algo que me faz falta. Bom deu para perceber que opções não faltam e isso tudo é puro roleplay e background, então não há motivos para evitar.

Em outros jogos que não são o D&D 5E, existem penalidades e bônus por ser mais velho ou novo, me lembro agora de GURPS e D&D 3.5, porém nada que não seja contornável para quem aprecie um desafio.

Quais personagens vale a pena interpretar?

Finalizando vou deixar algumas sugestões de ideias para personagens que eu pensei para esse post, alguns eu já fiz outros não, porém não falarei quais, vou deixar vocês deduzirem

 - Uma criança prodígio sobrevivente de um massacre em uma vila, ela possui marcas estranhas no corpo podendo indicar que ela é muito mais poderosa do que parece;
 - Um veterano de guerra que se vê obrigado a sair da aposentadoria para partir em uma aventura com seu filho, pois o mesmo ainda não esta pronto para se tornar um guerreiro/paladino de verdade, e nem sabe de um grande segredo de seu pai.
 - Uma comerciante sobrevive a um terrível acidente que lhe priva de sua visão, encontrando conforto com os monges eremitas em uma isolada montanha, porém seu mundo vira de cabeça para baixo quando ela descobre ter sido vítima de uma conspiração, agora ela precisa usar tudo o que aprendeu para punir seus algozes.
 - Um anão parte em uma missão de escolta com um paladino, porém após uma emboscada ele salva a vida do paladino fazendo nascer ali um sentimento mais forte que apenas companheirismo.

Por hoje é só, caso tenham historias favor compartilhar, adoraria ouvir.

Dark

2 comentários:

Anônimo disse...

curti! Acho muito dahora seu blog

Dark disse...

Fico muito feliz de saber que você gosta, é para isso que escrevo, volte sempre que eu ficarei muito feliz



Subir