Melhores combinações de multiclasse para Clérigos D&D 5E - ReverTherio - RPG e Variedades

sexta-feira, 6 de março de 2020

Melhores combinações de multiclasse para Clérigos D&D 5E

Finalmente chegamos aos Clérigos a última das classes básicas do LDJ. Sempre teve um clérigo no meu grupo e raramente fui eu, mas nas poucas vezes que joguei me diverti muito, eles são poderosos. Clérigos em geral deviam na maioria dos casos simplesmente ficar com o Clérigo “puro”. Os clérigos têm ótimas habilidades de alto nível e não precisam aprender feitiços, basta prepará-los. 


Com o domínio certo, um clérigo obterá proficiências de armadura pesada. Além disso, os Clérigos obtêm diversas habilidades com Domínios e Canalizar Divindade. Ainda assim vou tentar trazer algumas opções que possam acrescentar algo diferenciado ao seu personagem, lembrando que:


• A maioria dos clérigos fica de fora das lutas corpo a corpo, mas se você quiser um estilo específico de clérigo, como um Clérigo Inquisidor, verá que Clérigo / Paladino é sua melhor opção.

• Recomendo que você pegue no máximo 2 níveis de uma multiclasse com o Clérigo, pois ele ganha três usos da Divindade do Canal por repouso no nível 18, o que é uma adição inestimável.

• Em todos ou outros posts os clérigos foram largamente abordados como coadjuvantes aonde graças aos Domínios e proficiências em armadura são ótimos complementos, o contrário nem sempre é valido.

• Clérigos são conjuradores completos que usam Sabedoria. Então classes que usem Sabedoria se tornam opções interessantes. 





Multiclasse de Clérigo com Monge




Essa multiclasse a princípio parece obvia tendo em vista que a Sabedoria abastece muitas das habilidades do Monge. Porém, um monge não tira muito proveito de uma armadura e um escudo o que soa como um desperdício de potencial, exceto pelo Domínio da Enganação.

Com o domínio da Enganação você não ganha proficiência em armadura pesada (mas você nem armadura usaria mesmo), porém somando Sab+Des+10 na CA você consegue uma boa defesa. O Canalizar Divindade gera efeitos muito divertidos, alem das proficiências adicionais que podem ser um reforço interessante (sempre bom ter mais alguém no grupo que seja furtivo, por exemplo).


• Unindo o Domínio da Enganação e o Way of the Drunken Master (seria Caminho do mestre bêbado em uma tradução mais literal) você vai conseguir gerar muito caos no campo de batalha Invocar Duplicada, movendo ela, batendo e correndo usando uma magia pela duplicata, enfim, é um tipo de personagem “trickster” bem divertido de controlar.

• O Caminho da Mão Aberta combinado com o Domínio da Guerra pode te oferecer um Clérigo combativo diferente do tradicional que usa muita destreza e é bem rápido. Além das habilidades Sacerdote da Guerra e Ataque Dirigido aumentarem muito a sua eficiência em combate, (mesmo a Sacerdote da Guerra exigindo uma arma, pois você ainda tema opção de usar uma arma de monge).



Outras multiclasses de clérigo que merecem destaque




Clérigo/Paladino





Ao ganhar um Estilo de Luta e Destruição Sagrada, um Clérigo / Paladino ganha mais habilidades marciais e dano de ataque. Se um jogador escolher vários níveis em Paladino, seu personagem ganhará Ataque Extra no nível 5, mas isso vai comprometer suas magias e habilidades de alto nível de Clérigo (se você aceita ficar sem as magias de 9° circulo vá em frente).



Clérigo/Druida




Naturalmente essas classes já têm uma sinergia natural pelo atributo de conjuração em comum. O que mais pesa aqui é o fato do Druida não poder usar uma armadura de batalha (ao menos não uma de metal). Então essa multiclasse deve ser planejada com muita atenção, para evitar que o personagem deixe uma lacuna grande e seja prejudicado posteriormente.



• O que é mais interessante é o Círculo da Terra aqui, pois você não conseguira níveis de Druida o suficiente para melhorar a forma selvagem o suficiente para se transformar em criaturas mais poderosas.

• O truque do Bom Fruto aprimorado também é interessante, mas é algo mais chamativo nos níveis menores.

• Evite pegar o Domínio da Natureza. Pois, as habilidades de clérigo e de druida vão ficar muito redundantes, opções como Domínio da Vida ou mesmo da Luz funcionam melhor.





Feiticeiro/Clérigo






Finalizando existe ainda esse clássico que é combinar o Domínio da Tempestade com qualquer um que conjure ao menos um Relâmpago e ver o dano subir exponencialmente.


• Com essa Multiclasse se deve ir ao menos até 3° nível porque com ele você tem acesso a Metamagia Aumentar Magia para diminuir a resistência do oponente as magias que já terão o dano Maximo.

• As boas magias “elétricas” são as de Feiticeiro então é natural avançar ao menos até o 9° nível de Feiticeiro para ter um grande arsenal de magias, (embora isso sacrifique muitas magias boas do Clérigo).

• Evidente que a Linhagem Draconica é a melhor opção de Origem de Feitiçaria pelas afinidades elementais.

Por hoje é só, com isso eu encerro a série de “dicas de multiclasse”, espero retornar com mais material conforme o feedback dos leitores, como sempre sou grato por lerem até aqui.




Dark

Nenhum comentário:



Subir