Qual é o melhor estilo de combate para guerreiros em D&D 5E? - ReverTherio - RPG e Variedades

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Qual é o melhor estilo de combate para guerreiros em D&D 5E?

Saudações a todos, embora o titulo mencione guerreiro, sabemos que os paladinos e rangers/patrulheiros/guardiões também tem estilos de combate, (porém tem só algumas opções) e os bárbaros não utilizam os estilos de combate pois "preferem" combater usando os instintos, nessa postagem vou analisar cada um dos estilos e recomendar a melhor forma de otimizar eles, então sem mais delongas vamos aos estilos
 



Arquearia


É uma escolha muito obvia para os que combatem a distancia e apesar do nome não se aplica apenas a arcos, +2 de ataque é um bônus muito valioso, principalmente nos níveis iniciais, com o talento Sharpshooter/Atirador aguçado é fácil conseguir boas somas de dano sem perder muita precisão, e também definitivamente uma excelente escolha, essa talvez seja a opção mais popular entre os patrulheiros (me acostumei com esse nome difícil mudar) devido a uma "tradição" dos patrulheiros serem atiradores, de fato é uma ótima opção, magias como marca do caçador e o e arquétipo do caçador também proporcionam uma sinergia tremenda .

Combater com armas grandes


Favorito de muita gente, mas não é essa coca cola toda, a grosso modo ele faz você causar em média 1 ponto de dano adicional por dado de dano com umas espada grande seriam +2 pontos de dano em média, algo próximo do que o duelismo proporciona, vale ressaltar que uma arma jogar mais dados deixa ela mais eficiente com esse talento, desnecessário dizer que o talento Great Weapon Master/Mestre de Armas grandes é fundamental pra tirar o máximo proveito desse estilo, paladinos costumam se dar muito bem com esse estilo, tendo em vista que a classe oferece um grande suporte para ele com as magias  de "destruição" e o destruir o mal em si.

Combater com duas armas




Na época do D&D 3.0 era considerado uma grande apelação pegar 1 nível de ranger para ter o beneficio de combater com 2 armas alem de todos os benefícios da classe com um "investimento" minimo que era um nível de personagem (Drizzt do'Urden fazia isso), o tempo passou e a apelação também, hoje em dia combater com 2 armas não exige mais tantos talentos, na verdade não exige nenhum você pode combater com 2 armas contanto que elas sejam sejam leves, porém não vai adicionar seu modificador de dano para a outra arma. O estilo de combate com duas armas permite que você adicione esse dano na "mão inábil" (se acerta ataques ela não inábil assim) o que em média da entre 1 a 5 de dano adicional (contanto que você acerte os ataques), claro que as armas leves causam muito menos dano que uma espada grande, por exemplo, uma espada grande causando 2d6+3 causa menos dano que dois ataques de espadas curtas causando 1d6+3 cada, porém a espada grande exige apenas um ataque para causar esse dano e as espadas curtas precisam de 2 em níveis elevados a situação se agrava, um guerreiro com uma espada grande que faça dois ataques e use um surto de ação causa 6d6+9 de dano enquanto o combatente com 2 armas causa 4d6+12. O segredo para tirar proveito desse talento é combater com bestas de mão usando o talento Especialista em Besta e o Atirador aguçado, causando danos muito altos no 4° nível de personagem, resumindo é um estilo de combate justo com um bom potencial para apelação.


Defesa


Não tem mistério, você ganha +1 de CA, é simples e é muito bom, +1 de CA pode parecer pouco mas não é os limites de CA para PJ, são bem modestos normalmente quem quiser se focar em virar um enlatado ambulante vai chegar a 20 de CA, com o talento 21, mais CA do que muitos monstros conseguem atingir e tudo isso muito rápido ( ou ao menos o quão rápido você conseguir uma armadura de batalha), tendo em vista a exposição do combatente a ataques pode se dizer que esse sera o talento que você mais usará em toda sua carreira, então pode ter certeza que o investimento é bom.

Duelismo


O nome do estilo leva a crer que se trata de um estilo para mosqueteiros e piratas, porém fica implícito que você pode usar um escudo na outra mão, sendo essas na verdade a opção para quem quer fazer um clássico sword and board (espada e escudo), muito popular entre paladinos e mestres de guerra, quando se quer um cara "pau pra toda obra", acaba-se indo nesse caminho naturalmente, ou outros estilos mencionados até agora exigem um foco grande e um investimento para render bastante, esse por outro lado não exige nada, deixando um leque aberto para focar em outras áreas que inclusive não necessita ser combate, opção interessante para cavaleiros arcanos.


Proteção



Que fique claro que é a proteção de terceiros, esse é o único estilo que não beneficia você e sim outro jogador, pode parecer pouco convidativo escolher ele, e de fato é, porém lembre se que o trabalho em equipe importa e esse é um beneficio que bem usado pode ser muito bom e também que guerreiros tem direito a um 2° estilo de combate, fazendo este uma ótima 2° opção para os que escolheram defesa e duelismo ( e estejam usando um escudo na outra mão).


Então qual é o melhor?


Obviamente que a resposta não é simples pois depende da sua opção de personagem, mas eu tenho meus favoritos, acredito que o Duelismo e Defesa são seguros e bons, e Arquearia é quase automático para aqueles que combatem a distancia. Combater com armas grandes e duas armas são bons porém exigem que você prepare o personagem para que o retorno do "investimento" seja alcançado apenas em níveis mais elevados, e no caso eu sou mais imediatista, cada um tem seu gosto.


Variante de regra: Evolução de estilos


Basicamente a ideia é a seguinte, criar um talento que evolui seu estilo de combate, para que ele se torne uma parte mais importante do seu personagem e acompanhe o nível de eficiência das outras habilidades de classe.O talento é o seguinte

Estilo de combate aprimorado

Escolha um estilo de combate que você possua e ganhe os benéficos a seguir conforme o estilo escolhido

Arquearia: Sua margem de sucesso decisivo passa a ser 19-20;
Combater com armas grandes: Você pode rerolar os valores 1,2,3 dos dados de dano;
Combater com duas armas: Você pode fazer um ataque adicional caso acerte o ataque da sua ação bônus;
Duelismo: Você pode somar +2 ao dano dos ataques feitos com vantagem;
Defesa: Você soma +1 na CA contanto que seu inimigo não esteja atacando com vantagem;
Proteção: Você pode fazer uma quantidade de ataques de oportunidade igual seu modificador de destreza sem consumir sua reação;
Por hoje era isso, não se esqueça de conferir meu canal e me seguir nas redes sociais, tenho video novo toda semana

Instagram: https://instagram.com/revertherio/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCxupdrj1q3uxSqF00isVFKQ
Facebook: https://www.facebook.com/revertherio/?view_public_for=101397114966033

Grato por ler até aqui.




Dark


2 comentários:

Anônimo disse...

Então o estilo de combater com duas armas é bom se usar arma a distância?

Mas que bosta de texto! Lutar com duas armas melee se tornou a coisa mais broxante de D&D5e. O ranger, por exemplo, se usar este estilo baseado no Drow mais famoso da fantasia, vai passar fome. Esta horrível um personagem dual, se quer magias para dual existe, mas para ranger atiradores tem várias.

Perder uma ação bônus que pode ser usada para uma magia ou ação importante, para TENTAR causar + 1d6 de dano é vergohoso.

Dark disse...

Sua sinceridade me comove! De fato a informação está errada no texto (vou deixar assim mesmo e preservarei nossos comentários como uma "errata"). O combater com 2 armas ta bem triste mesmo, com certeza.



Subir