Distribuição de pontos de experiência como ferramenta de controle de poder - ReverTherio - RPG e Variedades

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Distribuição de pontos de experiência como ferramenta de controle de poder

Boa tarde, nas edições mais antigas de D&D como o AD&D por exemplo o sistema de experiência e progressão de níveis funcionava de forma um pouco diferente do que se tem hoje, pois a principio os personagens progrediam nas classes em velocidades diferentes sendo os magos e os elfos (sim elfos já foram uma classe ao invés de "apenas" uma raça) e os guerreiros e ladrões (o termo ladino foi ser popularizado posteriormente), progridem mais rápido, monstros na 1° edição do D&D, também não tinham nível de desafio, sendo seu poder medido através da quantidade de dados de vida que eles possuíssem. O tempo passou e muitos desses conceitos que vieram da época que o jogo era mais similar a um wargame do que ao RPG que jogamos hoje ficaram defasados, mas será mesmo? Vamos ver como isso funciona e como isso seria aplicável nos tempos atuais.



Nível de poder medido com XP


Como todos sabem a progressão de níveis do D&D 5E é a seguinte:

Pontos de Experiência    Nível     Bônus de Proficiência
0                                   1                       +2
300                               2                       +2
900                               3                       +2
2.700                            4                       +2
6.500                            5                       +3
14.000                          6                       +3
23.000                          7                       +3
34.000                          8                       +3
48.000                          9                       +4
64.000                         10                      +4
e assim por diante...

Os desafios superados pelo grupo proporcionam pontos de experiência que são distribuídos ao grupo pelo mestre. É uma progressão bem fácil de assimilar e poupa um bocado de atenção do mestre. Já no AD&D cada classe tinha sua tabela. por exemplo, o mago e o clérigo.

Mago

Pontos de Experiência    Nível     
0                                      1                       
2.500                               2                       
5.000                               3                       
10.000                             4                       
20.000                             5                       
40.000                             6                       
60.000                             7                       
90.000                             8                       
135.000                           9                       
250.000                          10                      
e assim por diante...

Clérigo

Pontos de Experiência    Nível     
0                                      1                       
1.500                               2                       
3.000                               3                       
6.000                               4                       
13.000                             5                       
27.500                             6                       
55.000                             7                       
110.000                           8                       
225.000                           9                       
450.000                          10                      
e assim por diante...

Outro detalhe importante de se salientar é que a progressão não é nem padronizada ou linear, haverão níveis mais difíceis de avançar que outros, essa era uma forma de medir poder das classes, magos e clérigos são considerados mais poderosos por serem conjuradores, embora só fossem atingir o real ápice dos seus poderes nos níveis mais elevados. Era realmente complicado ser mago nessa época pois seu poder era muito limitado no inicio do jogo e depois de usar suas poucas magias (não havia magias ilimitadas de nível 0) ele não tinha mais nada a pra fazer alem de decifrar umas runas e levar pancada. Mas era gratificante atingir os níveis elevados, pois o poder do mago era muito discrepante (mais do que hoje).

E qual é a graça de jogar assim




O jogo acaba ganhando mais uma camada estratégica, pois as facilidades/dificuldades para progredir são levadas em consideração na hora de escolher a classe de personagem, além disso permite personagens com níveis de poder diferentes (não apenas níveis diferentes) convivendo com um certo grau de igualdade (embora na 3° já houvessem ajustes de nível não é bem a mesma coisa). E talvez o mais importante da sentido a distribuição de experiência, pois se todos progridem na mesma velocidade e estão no mesmo nível (o que é bem comum afinal os personagens começaram a carreira juntos) eles sempre irão ganhar níveis ao mesmo tempo, o mestre nem precisa distribuir experiência, é só falar que os jogadores passaram de nível a cada 2 sessões e pronto.

Variantes de experiência para o D&D 5E 



Para finalizar vou deixar aqui minha tabela de progressão, decidi criar ela na intenção de proporcionar uma progressão rápida nos níveis iniciais e lentamente vai se tornando mais lenta em níveis intermediários até que nos níveis superiores os níveis deveram vir depois de grandes batalhas/conquistas, alguns pontos a levar em consideração:

 - Os jogadores terão a opção de gastar dinheiro com festas, diversão, treinamentos, estudos de forma a progredir mais rapidamente, isso poderá ser feito entre as aventuras em momentos de descanso, sendo assim é possível comprar experiência na razão de 1XP/5PO.

- Como forma de estimular uma maior participação dos jogadores, assim como recompensar os jogadores que se destacaram em cada sessão, em todo final de sessão os jogadores deveram votar no jogador que foi o destaque do dia ou o "MVP" ele ganha 10% a mais de experiência, em caso de empate o bônus é dividido. 

Pontos de Experiência  Nível Proficiência
0 1 +2
225 2 +2
675 3 +2
2025 4 +2
5525 5 +3
11900 6 +3
19550 7 +3
28900 8 +3
45600 9 +4
60800 10 +4
80750 11 +4
95000 12 +4
126000 13 +5
147000 14 +5
173250 15 +5
204750 16 +5
258750 17 +6
304750 18 +6
350750 19 +6
408250 20 +6


Dark

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