segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
Os 5 erros mais comuns do jogador de RPG iniciante
Saudações a todos, hoje venho até vocês trazer alguns insights que eu tive sobre a minha "carreira" rpgística, quando se esta começando a jogar é muito fácil cometer uns vacilos bobos que não agregar nada com a experiência do jogo, faz parte do aprendizado, eu mesmo acho que já fiz tudo que coloquei na minha lista e muitas outras coisas, porém não quero me alongar muito nisso, vamos aos "erros" de fato.
1° Fazer/exigir um background muito completo para um personagem
Esse já é um ponto controverso, muitos vão dizer que é melhor um background completo do que um fiapo de história genérico tipo "minha mãe é uma maga meu pai é um guerreiro e eu sou um cavaleiro arcano". O problema não é fazer o background, mas sim carregar ele de informações e fazer a aventura ser menos interessante do que ele, e ainda mais entregar muitas informações de cara é um pouco anticlimático, a aura de mistério faz bem para um personagem. Faça um background sucinto e com um gancho bom para a aventura, nada mais, é a melhor opção.
2° Não tomar a iniciativa em nada durante o jogo
Não falo sobre combate, mas sim sobre um fenômeno que vejo em iniciantes que eles acabam ficando em um modo passivo aguardando "comandos" do mestre, para evitar cometer erros durante o jogo, sendo assim ele até tem boas idéias, mas não faz nada com medo de reprovação, preferem apenas auxiliar os outros. Isso tende a evoluir pra um estilo de jogo que se resume apenas a ser um expectador de luxo, sem opinião ou poder de voto. Muitas histórias tem personagens que são meros pesos de papel ambulantes, e são as histórias ruins
3° Levar o jogo a sério demais
Muita gente tem interesse em participar de aventuras de RPG, mas também muita gente tem medo ( e não é por causa de querer matar os pais), costumam achar que é um compromisso muito sério e que não pode estragar o jogo dos outros senão será seriamente punido e tal. RPG é diversão, as pessoas tem que entrar na experiência com a mente aberta você estraga o jogo sendo um babaca e não jogando mal, cabe também aos rpgistas serem convidativos, recrutar pessoas para o hobby é gratificante,e se os novatos ficam felizes trazem mais pessoas e o hobby cresce, todo mundo ganha.
4° Ter vergonha de jogar
Isso é muito comum, vale muito para aqueles que julgam as pessoas como cara de nerd e tal, rpg pode ser algo que caia na graça da comunidade geek, mas conheço muita gente que não gosta de videogame, cards, boardgames enfim de nada além de RPG. Mesmo em grupos que eu frequento a paixão pelo RPG é muito superior. É lamentável ver que algumas pessoas escondem que jogam dos amigos, inventam desculpas esfarrapadas para abandonar grupos, talvez agora em pleno 2020 as coisas estejam mais brandas nesse quesito, mas ainda sim tem aquelas pessoas que se acham "bacanas" demais para perder tempo com RPG, azar o delas.
5° Ser um jogador arrogante/esnobe/tóxico
Acontece bastante, muitas vezes mais com os "veteranos" do que com os iniciantes, porém jogadores com essa atitude talvez não tenham amadurecido o suficiente. Jogar RPG é algo bem banal se for levar a risca, e ter um domínio pleno das regras é algo bem vindo, mas dificilmente vai render uma medalha de honra, ter orgulho das habilidades como jogador/mestre também é bom, mas deixa de ser quando a pessoa tenta monopolizar a atenção para si, fazer o jogo seguir um rumo que apenas ele deseje, entre outras coisas desagradáveis, não vou gastar mais palavras para explicar esse jogador, todos conhecem ele bem e cuidado, se você nunca viu um desses de repente ele pode ser você...
Por hoje é só, grato por ler até aqui
Dark
Nenhum comentário:
Postar um comentário