terça-feira, 4 de fevereiro de 2020
Qual o tamanho ideal de um grupo de RPG?
Olá, hoje algo me veio a cabeça quando assistia Senhor dos anéis, qual o trabalho de um mestre que conduzisse a campanha da Sociedade do Anel através da Terra média?, vamos começar por partes:
- Tem 9 membros nesse grupo, gente demais pra controlar, o manual do D&D fala que o "ideal" é 4, imagina ter de comprar salgadinhos e refrigerante para todo mundo;
- Os personagens se separam e começam tramas paralelas, algo muito tentador mas um inferno de se colocar em prática (pois é eu já tentei e falhei vergonhosamente);
- O Gandalf vai e volta do grupo fazendo aparições esporádicas, como aquele jogador que falta muito nas sessões e o grupo decide seguir sem ele pra não perder tempo;
- Ainda sim novos personagens acabam participando seja o Smeagol, Arwen, Eowyn entre outros, talvez sejam como NPC, (ou como aquele seu primo que quer experimentar um pouco o tal do RPG e você fica com pena e faz um personagem para ele "brincar");
Diante de tudo isso da pra entender porque essa saga é épica, mas piadinhas idiotas a parte, vamos dar uma olhada em outro grupo de uma saga popular:
- Tem efetivamente 4 membros (Luke,Han,Leia e Chewie), os droids e o Obiwan são NPCs, mas mesmo se considerar eles da 7 menos que a SDA;
- A grosso modo a história gira só em torno do Luke (embora o Han Solo roube a cena), efeito negativo das mesas que tem um "Alpha" que quer jogar sozinho ou mesmo de um mestre que acaba tendo um favorito (geralmente é um NPC raramente um PC);
- Um olhar superficial leva a crer que o mestre estava improvisando e criou uma boa aventura cheia de ganchos, porém o resultado foi tão inflado posteriormente que os jogadores nem sabem mais a aventura que estão jogando ( e metade deles entrou bem depois do inicio e pegou o "bonde andando");
Isso me leva a conclusão que para o RPG funcionar de formar pratica ele não deve se espelhar em composições de filmes famosos e sim seguir receitas mais praticas para compor os grupos.
- Tem 9 membros nesse grupo, gente demais pra controlar, o manual do D&D fala que o "ideal" é 4, imagina ter de comprar salgadinhos e refrigerante para todo mundo;
- Os personagens se separam e começam tramas paralelas, algo muito tentador mas um inferno de se colocar em prática (pois é eu já tentei e falhei vergonhosamente);
- O Gandalf vai e volta do grupo fazendo aparições esporádicas, como aquele jogador que falta muito nas sessões e o grupo decide seguir sem ele pra não perder tempo;
- Ainda sim novos personagens acabam participando seja o Smeagol, Arwen, Eowyn entre outros, talvez sejam como NPC, (ou como aquele seu primo que quer experimentar um pouco o tal do RPG e você fica com pena e faz um personagem para ele "brincar");
Diante de tudo isso da pra entender porque essa saga é épica, mas piadinhas idiotas a parte, vamos dar uma olhada em outro grupo de uma saga popular:
- Tem efetivamente 4 membros (Luke,Han,Leia e Chewie), os droids e o Obiwan são NPCs, mas mesmo se considerar eles da 7 menos que a SDA;
- A grosso modo a história gira só em torno do Luke (embora o Han Solo roube a cena), efeito negativo das mesas que tem um "Alpha" que quer jogar sozinho ou mesmo de um mestre que acaba tendo um favorito (geralmente é um NPC raramente um PC);
- Um olhar superficial leva a crer que o mestre estava improvisando e criou uma boa aventura cheia de ganchos, porém o resultado foi tão inflado posteriormente que os jogadores nem sabem mais a aventura que estão jogando ( e metade deles entrou bem depois do inicio e pegou o "bonde andando");
Isso me leva a conclusão que para o RPG funcionar de formar pratica ele não deve se espelhar em composições de filmes famosos e sim seguir receitas mais praticas para compor os grupos.
Então porque os grupos devem ter 4 jogadores?
Porque é mais fácil de gerenciar,acomodar,alimentar e o principal conhecer os jogadores, grupos grandes poderiam hipoteticamente funcionar se eles se dividissem e o mestre pudesse mestrar as cenas separadamente, mas na pratica ninguém suporta um downtime tão grande em uma sessão, muito menos hoje em dia com celulares ao alcance da mão. E quanto maior o grupo menos espaço pra um protagonismo/envolvimento dos jogadores com a trama, pois a historia vai sempre ser sobre o "grupo" os personagens só serão lembrados por função "o mago","a ladra" e nem terão tempo de desenvolver as aspirações que eles colocaram em seus backgrounds. Afinal quantos guerreiros que buscam vingança acabam esquecendo completamente da vingança devido a burocrática vida de explorar masmorras.
O efeito colateral de ter "apenas" 4 jogadores?
Não sei quanto a vocês mas um grupo com 3 ou menos me soa bem incompleto, não por causa de poder e funções, creio que a mesa fica vazia e sem graça, embora isso seja pratico para controlar e tal, curiosamente, é possível citar dezenas de filmes (não sei porque eu me apeguei a essa mídia) que trios funcionam bem como um grupo, Mumia, Pokemon, Final Fight, Harry Potter, Piratas do Caribe entre outros, mas geralmente alguém falta ou desiste e você esta sujeito a ter um grupo incompleto mais facilmente, além de que o jogo é dimensionado para quartetos, então os desafios precisariam ser "calibrados" para o tamanho do grupo. O que pode ser um problema para um mestre com um jogador faltando em uma batalha importante da aventura.
Não existe milagre, consiga bons jogadores e se for tudo bem acordado antes da aventura começar ela ira transcorrer sem mais transtornos, um problema grande do RPG é a quebra de expectativas, as pessoas precisam saber o jogo que estão jogando e que ele demanda tempo e paciência para construir uma experiencia interessante, então caso o amiguinho falte pra ir na balada, meta um pé na bunda dele.
Alguém ai sugere um layout diferente pro grupo? comenta ai...
Dark
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