sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
Melhores combinações de multiclasse para Ranger D&D 5E
A classe da vez hoje é o Ranger/Guardião/Patrulheiro (vou usar o termo Ranger mesmo, foi o que eu vi primeiro, me acostumei com ele). O Ranger é uma classe funcional que tem utilidade bastante sólida e ainda aberta a diversos desenvolvimentos com a multiclasse certa. Por si só, os Rangers podem ser lamentavelmente unidimensionais, mas com a adição das habilidades certas, eles podem realmente brilhar. Claro que antes de “multiclassear” ele temos algumas coisas a considerar:
• A multiclasse dos Rangers tem alguns pré-requisitos: eles precisam de Destreza 13, Sabedoria 13 e atender os atributos exigidos pela nova classe, o que pode "sair caro" dependendo da escolha.
• Rangers usam Sabedoria para lançar magias, procure classes que usam esse atributo para conjurar.
• Rangers são meio conjuradores algo que pode frustrar os conjuradores plenos que fizerem multiclasse com ele.
• A Marca do Caçador é muito útil, pois é aplicada a todos os ataques da rodada. Concentre-se em uma multiclasse que conceda vários ataques para tirar proveito disso como, por exemplo, o Monge.
Ladino e Ranger são muito compatíveis, pois tem a Destreza como atributo principal. Tendo 3 níveis em Ladino, um personagem pode escolher o arquétipo do Ladino Scout. Isso ira aprimorar as habilidades de caça do Ranger te consolidando como o “mateiro” supremo.
• Especialização vai definir seu foco podendo em uma escolha bem obvia focar em Sobrevivência e Percepção.
• Ação ardilosa é boa para todo mundo principalmente para um combatente a distância como um ranger que escolher Arquearia como estilo de combate.
• Se tornar um Assassino que usa um arco é bem temático e é bem útil também, pois a distância é mais fácil escolher o oponente mais vulnerável sempre (qualquer um que não tenha agido ainda) usando a Presa do Caçador você adicionara danos mesmo após o início do combate.
• Melhor ainda seja um Gloom Stalker (XgtE, algo como Espreitador das Trevas), pois com Dread Ambusher no 3° nível você faz 2 ataques no 1° turno e se acertar ambos ainda causa 1d8 adicional.O que é quase tão bom quanto o Clérigo/Ladino.
Com a adição de Surto de Ação e um Estilo de Luta a mais, um Ranger / Guerreiro ganhará uma ação adicional por descanso curto, permitindo que a Marca do Caçador seja otimizada com Combater com Duas Armas, e possíveis danos extras (Duelista e Combater com Armas Grandes) ou aumento de CA (Defesa). Ranger / Guerreiros também ganharão proficiência em Armadura Pesada, o que pode ser benéfico (se tiver disposto a sacrificar sua mobilidade e tiver ao menos 15 de Força).
• Caso escolha o Arquétipo Mestre de Batalha você terá a sua disposição as manobras para controlar o combate e ter um pouco de versatilidade, essa seria minha principal opção.
• No caso de preferir o Campeão você ira tirar proveito principalmente do Critico Aprimorado, embora os bônus de Atletismo Aprimorado e o Estilo de Luta adicional possam ser bem úteis (dependendo do quanto você quiser mergulhar nessa multiclasse.
• Gloom Stalker é muito poderoso se combinado com o Guerreiro ( se combinado com qualquer classe na verdade), pois de acordo com o RAW (Rules as Written), um jogador que executa a ação de ataque no seu primeiro turno pode receber um ataque de arma adicional nessa ação. Isso não se limita a “uma vez por primeiro turno” ou “uma vez por descanso”, portanto, se um jogador usar um Surto de ação no primeiro turno e executar novamente a ação de ataque, ele poderá usar a habilidade Dread Ambusher por uma segunda vez. Junte isso com o Ataque Extra e você fará 6 ataques no seu primeiro turno (talvez o combate se encerre antes do 2°). Jeremy Crawford confirmou essa possibilidade.
• A multiclasse dos Rangers tem alguns pré-requisitos: eles precisam de Destreza 13, Sabedoria 13 e atender os atributos exigidos pela nova classe, o que pode "sair caro" dependendo da escolha.
• Rangers usam Sabedoria para lançar magias, procure classes que usam esse atributo para conjurar.
• Rangers são meio conjuradores algo que pode frustrar os conjuradores plenos que fizerem multiclasse com ele.
• A Marca do Caçador é muito útil, pois é aplicada a todos os ataques da rodada. Concentre-se em uma multiclasse que conceda vários ataques para tirar proveito disso como, por exemplo, o Monge.
Multiclasse de Ranger com Ladino
Ladino e Ranger são muito compatíveis, pois tem a Destreza como atributo principal. Tendo 3 níveis em Ladino, um personagem pode escolher o arquétipo do Ladino Scout. Isso ira aprimorar as habilidades de caça do Ranger te consolidando como o “mateiro” supremo.
• Especialização vai definir seu foco podendo em uma escolha bem obvia focar em Sobrevivência e Percepção.
• Ação ardilosa é boa para todo mundo principalmente para um combatente a distância como um ranger que escolher Arquearia como estilo de combate.
• Se tornar um Assassino que usa um arco é bem temático e é bem útil também, pois a distância é mais fácil escolher o oponente mais vulnerável sempre (qualquer um que não tenha agido ainda) usando a Presa do Caçador você adicionara danos mesmo após o início do combate.
• Melhor ainda seja um Gloom Stalker (XgtE, algo como Espreitador das Trevas), pois com Dread Ambusher no 3° nível você faz 2 ataques no 1° turno e se acertar ambos ainda causa 1d8 adicional.O que é quase tão bom quanto o Clérigo/Ladino.
Multiclasse de Ranger com Guerreiro
Com a adição de Surto de Ação e um Estilo de Luta a mais, um Ranger / Guerreiro ganhará uma ação adicional por descanso curto, permitindo que a Marca do Caçador seja otimizada com Combater com Duas Armas, e possíveis danos extras (Duelista e Combater com Armas Grandes) ou aumento de CA (Defesa). Ranger / Guerreiros também ganharão proficiência em Armadura Pesada, o que pode ser benéfico (se tiver disposto a sacrificar sua mobilidade e tiver ao menos 15 de Força).
• Caso escolha o Arquétipo Mestre de Batalha você terá a sua disposição as manobras para controlar o combate e ter um pouco de versatilidade, essa seria minha principal opção.
• No caso de preferir o Campeão você ira tirar proveito principalmente do Critico Aprimorado, embora os bônus de Atletismo Aprimorado e o Estilo de Luta adicional possam ser bem úteis (dependendo do quanto você quiser mergulhar nessa multiclasse.
• Gloom Stalker é muito poderoso se combinado com o Guerreiro ( se combinado com qualquer classe na verdade), pois de acordo com o RAW (Rules as Written), um jogador que executa a ação de ataque no seu primeiro turno pode receber um ataque de arma adicional nessa ação. Isso não se limita a “uma vez por primeiro turno” ou “uma vez por descanso”, portanto, se um jogador usar um Surto de ação no primeiro turno e executar novamente a ação de ataque, ele poderá usar a habilidade Dread Ambusher por uma segunda vez. Junte isso com o Ataque Extra e você fará 6 ataques no seu primeiro turno (talvez o combate se encerre antes do 2°). Jeremy Crawford confirmou essa possibilidade.
Multiclasse de Ranger com Paladino
Essa é uma opção poderosa. Usando o estilo de combate Combater com Duas Armas + Marca do Caçador+ Ataque extra você terá 3 usos da Marca do Caçador por turno. E ainda por cima você tem a opção de usar a habilidade de destruir nos seus ataques para acumular um dano generoso.
• Tenha em mente que você será um “Canhão de Vidro” (Glass Cannon), pois essa multiclasse tem 4 atributos como requisitos e nenhum deles é Constituição, logo você iria abdicar da Constituição para Atender os requisitos, se tornando “frágil”.
• O Juramento da Vingança é um dos melhores Juramentos que você pode escolher, principalmente se decidir usar uma arma de haste, ele já fornece Marca do Caçador como magia de Paladino, mas o ponto nesse caso é que sua habilidade de Canalizar Divindade não é tão dependente de Carisma como os outros Juramentos te liberando de um investimento pesado nesse atributo .
Outras multiclasses de Ranger que merecem destaque
Ranger / Clérigo:
Com a adição de magias, proficiência em armaduras pesadas e algumas habilidades interessantes de Domínio, adicionar alguns níveis de Clérigo a um Ranger pode ser muito bom.
• Avançar ao menos até o 5° nível de Ranger é o ideal, evidente que mais que isso vai fazer esta ser um multiclasse de Clérigo, algo que eu também gosto muito.
• O fato de ambos usarem Sabedoria para conjurar ajuda muito. Garantir um bom valor em Sab se torna um ótimo investimento.
Ranger / Bruxo:
Há muitos caminhos que você pode seguir ao fazer essa multiclasse, mas a mais impactante seria um Pacto Hexblade (XgtE, O Lamina Maldita, mas diferente de quem escolheu o Pacto da Lâmina esse tem como Patrono uma entidade de ShadowFell) . Essa estratégia compensa após algumas rodadas, pois as seguintes habilidades precisam de algumas ações e ações bônus para funcionar bem.
• Com o Pacto da Hexblade, por um minuto, a Maldição do Hexblade adicionará seu bônus de proficiência ao dano da arma. Além disso, acerto crítico aos 19 ou 20. Combine isso com a Marca do Caçador e o Ataque Extra, causando um grande dano.
• Invocações adicionais podem aumentar a utilidade ou dano e fornecer um desenvolvimento único de personagem, claro que devem ser escolhidas com cuidado, e muitas não tem uma real sinergia, e servem mais como um “tempero”.
• O Gloom Stalker (olha ele de novo aqui) é uma ótima escolha, pois é muito solido por si próprio, então nessa multiclasse você pode aproveitar o Umbral Sight + Visão Diabólica e tornar Darkness uma de suas magias mais impactantes.
Por hoje é só, grato por ler até aqui.
Dark
Nenhum comentário:
Postar um comentário