Melhores combinações de multiclasse para Monge D&D 5E - ReverTherio - RPG e Variedades

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Melhores combinações de multiclasse para Monge D&D 5E

Saudações a todos, estou de volta após uma pausa para o feriado para falar do Monge, uma classe que muito me chama atenção. Com o objetivo de ser um combatente diferenciado o monge conta com muitas habilidades então assim como o Clérigo, é recomendável a construção de Monge “puro”. Com um incrível leque de habilidades, os Monges não se beneficiam muito com a adição de outra classe, mas existem algumas combinações que podem dar resultados interessantes. Antes de prosseguir temos alguns fatores a considerar:



• Os Monges recebem uma grande quantidade de ataques. Então para uma multiclasse, concentre-se na capacidade de atacar varias vezes ao turno (ou tirar proveito disso).

• Os Monges têm  Defesa Desarmada, então a proficiência em armadura é pouco útil para um monge.

• Monges têm uma extraordinária mobilidade (junto com os ladinos) se o seu foco for esse você pode tirar muito proveito em ter um personagem veloz.



Multiclasse de Monge com Ranger





Para tirar o maior proveito dos seus múltiplos ataques, use a magia Marca do Caçador e adicione 1D6 a cada ataque da Rajada de Golpes de um Monge. No entanto, em vez de fazer multiclasse, você pode pegar o talento Iniciado em magia e escolher a magia Bruxaria (e 2 truques) e obter o mesmo beneficio sem comprometer um nível no Monge.


Vale ressaltar que só pode usar a magia Bruxaria uma vez por descanso longo com o talento e ser Ranger tem outros benefícios (como a Presa do Caçador, por exemplo), então acaba sendo uma decisão pessoal escolher entre os níveis de Ranger e o Talento.


O Conclave do Caçador é uma escolha natural ao fazer multiclasse de Monge com Ranger. Mais especificamente, a habilidade Presa do Caçador que você adquire no 3° nível de Ranger, cada uma das habilidades tem um potencial para ser explorado.



• O Assassino de Colossos adiciona 1d8 a um de seus ataques, (se ela estiver ferida, o que costuma ser verdade 90% do tempo)

• O Matador de Gigantes possibilita você devolver um Ataque Atordoante violento ao seu atacante.

• O Destruidor de Hordas significa ainda mais dano com o ataque adicional (e “controle de multidão” quando combinado com o Ataque Atordoante).


Só para deixar claro que as habilidades da Presa do Caçador exigem um ataque com arma (desarmado não vale para esse propósito).



Multiclasse de Monge com Ladino





Para os que priorizam deslocamento é uma combinação matadora. No nível 1, você recebe Especialização e Ataque Furtivo, o que é legal, porém o que você está procurando aqui é Ação Ardilosa, que com 2 níveis de Ladino te disponibiliza um movimento/esquiva/desengajar ao custo de uma ação bônus.


• Talvez você goste mais de usar o Corpo Vazio para esgueirar-se; nesse caso, você talvez esteja se dedicando mais a furtividade que a frente de batalha durante os combates. De qualquer maneira, é uma coisa boa e ajuda o grupo. Porém, recomendo isso caso o grupo esteja bem provido de combatentes.

• Um recurso bacana disponível para os que adotarem o Way of Shadow (Caminho da Sombra ou Dançarino das Sombras, como preferir) é usar um Ataque Atordoante + Shadow Step (Passo Sombrio) para atordoar o inimigo e se teletransportar nas sombras. Isso não te expõe e você pode controlar bastante o combate inclusive lidando com vários oponentes simultaneamente (Tipo como o filme do Predador).

• Ainda usando Ataque Atordoante + Shadow Step você pode brotar nas costas do inimigo como uma ação bônus e usar um ataque furtivo (Independente de onde surgir você terá vantagem no próximo ataque corpo a corpo, use isso a seu favor).

• Avançando mais como Ladino você também irá adquirir mais dados de Ataque Furtivo, Assassinar, Esquiva Sobrenatural e Talento Confiável. Nada mal se comparado ao que o seu caminho como Monge puro lhe daria.

• Lembre-se de uma coisa importante: Ataque Furtivo só funciona com armas leves, o que não é seu ataque desarmado.


Outras multiclasses que merecem destaque



Guerreiro/Monge:




Guerreiro é uma classe que combina com qualquer uma, uma questão importante é saber o quanto vale a pena avançar. Se você estiver pegando mais de 5 níveis em uma classe, o Guerreiro vale a pena apenas pelos aumentos dos atributos adicionais. Por outro lado, se você está indo tão longe, provavelmente é outra multiclasse cujo Monge é apenas coadjuvante. (O que me vem a mente é Guerreiro 11 / Monge 6 / Bruxo 3: Escuridão + Visão Diabólica + 3 Ataques + Shadow Step).



Monge/Mago:




Ok, isso é esdrúxulo, mas tem uma escola de magia que é bem violenta se combinada com Monge, Adivinhação. Com a habilidade Prodígio no 2° nível você pode duas vezes por dia, fazer um inimigo ser péssimo em um teste ou garantir o seu sucesso, dependendo da situação. Agora, combine isso a Palma Vibrante e, se você tiver uma rolagem baixa guardada, terá um “insta-kill”, (exceto em casos de Resistência Lendária claro). A habilidade é forte combinada a habilidades mais corriqueiras como ataques atordoantes também.



Por hoje é só, espero que gostem, nunca pedi isso, mas gostaria que se inscrevessem no meu blog e divulgassem para os que se interessem pelo meu conteúdo. Isso me deixaria muito feliz.



Grato,





Dark

5 comentários:

Anônimo disse...

Ataque de arma não se faz necessário para utilizar a habilidade presa do caçador. No mais, o post esta muito bom, parabéns.

Anônimo disse...

Aliás, ataque com arma se faz necessário, mas um punch do monge é considerado um "ataque com arma melee", sendo assim, você pode usar presa do caçador e um socão.

Dark disse...

Bem observado, se você tiver o link do tweet do Jeremy Crawford eu agradeceria, gostaria de anexar a postagem.

Anônimo disse...

Gostei bastante do post porem tenho uma observação, se o monge e o clérigo tem valor individualmente pq não fazer multi classe deles.
Sem dizer que faz todo sentido para o background do personagem já que o monge é tão devoto a sua religião quanto o clérigo e fazer um pregado da paz que considera não usar armas fica muito legal no role-playing.
Considerando o ataque desarmado q segue uma tabela de dano com o tamanho do personagem, ao usar a magia de aumentar de tamanho e agilidade dos deuses você cria um gigante ágil com dano cabuloso.
Fica minha dica.
Parabéns pelo texto.

Dark disse...

Grato pelo apoio, de fato há algumas sinergias entre as classes monge e clérigo, porém creio que o dano não aumente tanto, porém você pode criar personagens com mais foco em utilidade ou defesa e ter bons resultados. Porém, nada que desabone o gigante que eu acho bem bacana aliás.



Subir