Como controlar o Polymorph/Metamorfose em D&D 5E - ReverTherio - RPG e Variedades

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Como controlar o Polymorph/Metamorfose em D&D 5E

Tempos atrás fiz uma postagem sobre defeitos do D&D 5E, bem controversa de fato, um dos pontos que eu levantei foi como *Metamorfose era "quebrada" pois permitia tanto um buff tremendo quanto um "save or die" (estou cheio dos jargões do RPG no post de hoje), então vamos dar uma pequena analisada na magia e ver se de fato ela tem potencial destrutivo como eu disse e se tem formas de "melhorar" a forma como a magia pode ser usada

Quando os olhos do druida ficam assim...

Quem tem limite é município....


Bom vamos nos ater apenas aos livros básicos o foco principal é a magia de 4° nível (pois acho que *Alterar Forma deve de fato ser bem poderosa afinal é de 9° nível), vamos então a descrição da magia Metamorfose como ela é descrita no LdJ:


*Adaptado de http://avribacki.gitlab.io/magias5e/ 
Quando o conjurador tem acesso a essa magia, geralmente no 9° nível de personagem, ele já está encarando criaturas mais poderosas do que as opções de transformação da magia, mas porém ele não esta enfrentando os inimigos sozinho e monstros em geral não seguem a mesma métrica dos jogadores (você não poderia por exemplo convidar um Bullete para seu grupo de aventureiros de 7º nível e viajar pelo mundo), ou seja, apenas o nível e tipo do monstro (no caso bestas) não fornece um bom parâmetro para selecionar os monstros, a opção mais obvia e mais problemática é o T-Rex ataques poderosos e muitos pontos de vida é um inimigo muito poderoso até em níveis bem elevados, como buff acredito que ela seja ótima, mas quando mestrei o problema maior quando ela foi usada como "debuff", transformando meu boss de ND 11 em um coelho (foi traumático por isso to escrevendo o post), ele ficou indefeso por 1 hora, alem de gerar uma situação de difícil resolução pois qualquer dano que o coelho sofresse iria fazer ele reverter pra sua forma original, sendo assim dar uma facada nele mataria o boss ou livraria ele do efeito da magia? e afoga-lo.

Quais os problemas da Metamorfose


Adoro essa ilustração


Vamos então enumerar os problemas da magia:

  1- A transformação permanece pela duração: Uma hora é um tempo razoável pra virar uma águia e patrulhar uma região, mas é uma eternidade pra quem virou um pônei no meio de um combate;

  2- O alvo assume os pontos de vida da nova forma: Faz sentido você virar um dinossauro e ter a resistência de um ou mesmo a fragilidade de um sapo, mas a forma como isso é usado como reserva bônus de pontos de vida é escrota;
 3- Metamorfosear-se e Metamorfosear outros na mesma magia: ter a capacidade de alterar-se e alterar os outros numa mesma magia a torna uma escolha automática para qualquer conjurador, esse inclusive deve ser o objetivo, porém é bem mais poderoso que o necessário;

O que pode ser mudado


Pra finalizar vou deixar minhas sugestões de como a magia poderia ser, não é nada definitivo é só minha opinião, fiquem a vontade pra sugerir mudanças (ou para usar a magia como foi escrita e me ignorar), acredito que os pontos que podem ser trabalhados são:

   1- O alvo (não voluntario) tem direito a fazer um teste no final de cada rodada para encerrar o efeito retornando a sua forma original;

   2- O alvo assume os pontos de vida da nova forma porém retorna a forma original quando for reduzido a 0 pontos de vida ou sofrer um dano igual aos pontos de vida da forma original (exemplo se você tem 40 Pvs e vira um T-rex quando sofrer 40 de dano volta a forma original);

   3- Criar uma nova magia de 4° nível, metamorfose tórrida que afete apenas os adversários (nos outros quesitos ela continua igual a original) e a magia original seria metamorfosear-se que também seria igual a original mas afetando apenas os aliados;

  4- A escolha da criatura deveria ser baseada em DVs não em ND, claro que a quantidade de DVs permitido deveria ser bem maior (talvez nível de conjurador x 1,5);

  5- Um componente material caro como em pele rochosa ou desejo (mas não tão caro assim), pode controlar um pouco as coisas, sim basicamente é um imposto sobre magia;

Essa deve ser a cara do boss que virou coelho

Considerações finais


Bom não se deve colocar todas as restrições acima na magia, pois isso a tornaria bem inútil, cada um adapta como preferir ou não adapta fica a critério do grupo.Existem formas de compensar as restrições fazendo a magia "melhorar", talvez incluir celestiais,corruptores ou elementais no grupo de criaturas permitidas ou permitir preservar os atributos mentais, trocar de forma durante a duração da magia, enfim tem muito pano pra manga ainda.


Dark


* Preferi os termos em português e creio que esta talvez não seja a tradução oficial, mas para evitar confusão fica sendo Metamorfose = Polymorph e Alterar Forma=True Polymorph.

2 comentários:

Aquele Curioso alí disse...

Meu amigo, uma dúvida que eu tenho, essa magia lhe permitiria se transformar em uma vaca meio-dragão? Já que... ainda é uma besta, assim como o exemplo do livro ainda é um humanoide (humano) então... daria pra virar um morcego gigante que vomita relâmpagos?

Dark disse...

Vc precisa de um monstro que tenha essas características e tenha ND inferior a 8, caso encontre algo assim poderá fazê-lo



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