Top 5 Qualidades do D&D 5E - ReverTherio - RPG e Variedades

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Top 5 Qualidades do D&D 5E

"Bem o que vocês iram ver abaixo é minha 3º postagem do blog, eu procurei não mexer muito nela e deixar ela mais autêntica possível, mas corrigi uns erros de formatação que consegui ver, é interessante como quando se elogia algo parece bajulação as vezes, mas todos os pontos apresentados são coisas que gosto no jogo até agora e eu não mudaria eles" 


Olá (Poderia ter começado com um saudação a todos mas acho que aquilo esta ficando repetitivo).Venho aqui trazer para vocês as 5 maiores qualidades do D&D 5° edição, fiquem a vontade para opinar a respeito:

1° Ele se tornou um jogo mais fácil de aprender


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Convenhamos que dominar D&D 3ª e 4ª edição não é simples (a 4ª eu não domino até hoje), são inúmeros talentos poderes habilidades de classe, o que para um metagamer é ótimo mas para o jogador mais casual é um martírio. O tempo faz os jogadores casuais ficarem overpower, mas o tempo faz os overpowers virarem bons jogadores (as vezes), sendo assim que eles tenham um começo menos traumatizante.

2° Ele quebrou paradigmas antigos


A 5° edição veio com o proposito de ser elegante, remeter a suas origens,e apresentar alguma evolução (tanto que seu nome era D&D Next), não considero ela muito clássica, ela tem muito o frescor de novidade, o que ela tem de fato eh uma maquiagem clássica, porem ela inovou positivamente em vários aspectos, posso citar as regras de vantagem e desvantagem que descomplicaram a vida de muita gente, os bônus de proficiência, os espaços de magia, isso deixou o jogo bem orgânico.

3° Foco maior no roleplay

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Não vou dizer que regras importam mais que interpretação ou vice versa, sei que deve haver um equilíbrio, enquanto muitos jogos pecam por ter regras de menos D&D estava indo no caminho inverso tendo regras de mais ( a 4ª edição era um videogame de papel). e isso tira o charme do jogo e balança o equilíbrio dos 3 pilares sagrados do RPG interpretação, exploração e combate.

4° Grande quantidade de material nos livros básicos

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Tem mais material que o 4° mas menos que o 3° ( um pouquinho menos), as raças tem sub-raças e as classes tem "caminhos" a serem escolhidos, alem das raças "básicas" tem também as opcionais inclusive os draconatos e tieflings (que eu detesto mas tudo bem gosto é gosto).Não sei dizer se isso vale como qualidade, mas a sensação de comprar o livro (que é bem caro) e sentir que esta faltando algo é muito triste.

5° Ferramentas de narrativa compartilhada

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Existe de uma forma bem sutil, mas creio que será uma tendencia nos RPG no futuro, mecanismos onde o jogador interfere na historia e cria reviravoltas para a aventura, na forma de trama points, inspiração, backgrounds, trinkets etc. Isso não é novidade no RPG mas no engessado D&D é um grande avanço

Por hora é isso, em breve teremos as os Top 5 defeitos do D&D 5E e caso o feedback seja bom farei de outros rpgs também.


Dark




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