terça-feira, 8 de janeiro de 2019
Top 5 Qualidades do D&D 5E
"Bem o que vocês iram ver abaixo é minha 3º postagem do blog, eu procurei não mexer muito nela e deixar ela mais autêntica possível, mas corrigi uns erros de formatação que consegui ver, é interessante como quando se elogia algo parece bajulação as vezes, mas todos os pontos apresentados são coisas que gosto no jogo até agora e eu não mudaria eles"
1° Ele se tornou um jogo mais fácil de aprender
Adicionar legenda |
Convenhamos que dominar D&D 3ª e 4ª edição não é simples (a 4ª eu não domino até hoje), são inúmeros talentos poderes habilidades de classe, o que para um metagamer é ótimo mas para o jogador mais casual é um martírio. O tempo faz os jogadores casuais ficarem overpower, mas o tempo faz os overpowers virarem bons jogadores (as vezes), sendo assim que eles tenham um começo menos traumatizante.
2° Ele quebrou paradigmas antigos
A 5° edição veio com o proposito de ser elegante, remeter a suas origens,e apresentar alguma evolução (tanto que seu nome era D&D Next), não considero ela muito clássica, ela tem muito o frescor de novidade, o que ela tem de fato eh uma maquiagem clássica, porem ela inovou positivamente em vários aspectos, posso citar as regras de vantagem e desvantagem que descomplicaram a vida de muita gente, os bônus de proficiência, os espaços de magia, isso deixou o jogo bem orgânico.
3° Foco maior no roleplay
Não vou dizer que regras importam mais que interpretação ou vice versa, sei que deve haver um equilíbrio, enquanto muitos jogos pecam por ter regras de menos D&D estava indo no caminho inverso tendo regras de mais ( a 4ª edição era um videogame de papel). e isso tira o charme do jogo e balança o equilíbrio dos 3 pilares sagrados do RPG interpretação, exploração e combate.
4° Grande quantidade de material nos livros básicos
Tem mais material que o 4° mas menos que o 3° ( um pouquinho menos), as raças tem sub-raças e as classes tem "caminhos" a serem escolhidos, alem das raças "básicas" tem também as opcionais inclusive os draconatos e tieflings (que eu detesto mas tudo bem gosto é gosto).Não sei dizer se isso vale como qualidade, mas a sensação de comprar o livro (que é bem caro) e sentir que esta faltando algo é muito triste.
5° Ferramentas de narrativa compartilhada
Existe de uma forma bem sutil, mas creio que será uma tendencia nos RPG no futuro, mecanismos onde o jogador interfere na historia e cria reviravoltas para a aventura, na forma de trama points, inspiração, backgrounds, trinkets etc. Isso não é novidade no RPG mas no engessado D&D é um grande avanço
Por hora é isso, em breve teremos as os Top 5 defeitos do D&D 5E e caso o feedback seja bom farei de outros rpgs também.
Dark
Nenhum comentário:
Postar um comentário