Os 5 melhores filmes de Viagem no Tempo - ReverTherio - RPG e Variedades

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Os 5 melhores filmes de Viagem no Tempo

Olá, saudações a todos, m tema que não sai do imaginário das pessoas é a possibilidade de viajar no tempo, seria realmente muito bom, ou talvez muito catastrófico mudar o passado. Pensando nisso hoje decidi trazer para vocês os 5 melhores filmes de viagem no tempo. Listinha essa, claro com muito gosto pessoal envolvido, mas vai por mim que são filmes que iram te surpreender com certeza (se já não surpreenderam né). Eventualmente você pode tomar um spoiler aqui, mas vai ser coisa leve, eu garanto.



Efeito Borboleta 



Bom, viagem no tempo é uma coisa cheia de clichês, e um filme que se propôs a desafiar isso de forma inteligente com certeza foi o Efeito Borboleta.

O filme conta a história de Evan um sujeito que tem a vida toda ferrada, mas que tem lapsos de memórias pontuais nos momentos mais críticos da sua vida (e põe críticos nisso). Na vida adulta ele descobre que pode voltar no tempo nesses momentos e ter uma chance de fazer as coisas terem desfechos diferentes.

Os diretores Eric Bress, J. Mackye Gruber conseguiram o mérito de arrancar uma atuação digna ou pelo menos não tão canastrona do Ashton Kutcher em uma trama que lida de forma bem madura e engenhosa com as consequências de mudar o tempo.

Pois, diferente da maioria dos filmes as mudanças são muito pontuais, então não tem como voltar no tempo e ficar passeando e jogando na loteria para ficar milionário. O elenco todo é bem ok, nada digno de um Oscar, mas o orçamento pequeno, a originalidade e audácia da equipe envolvida fez esse filme merecer um lugarzinho no meu coração.

Com um final que deixa claro a mensagem do filme sobre a consequência dos seus atos e como não se foge disso, cada escolha é uma renúncia.


O Homem do Futuro



Minha nossa ouvir tempo perdido meche com qualquer um (seja positiva ou negativamente) e mais que uma cópia singela de Efeito Borboleta ele é um "hino a nostalgia". Cláudio Torres é um diretor conhecido pelo Reality Z, (sim, aquele Reality Z).

O homem do futuro conta a história de Zero (sim tem uma explicação para esse nome) um cientista amargurado com o dia em que foi humilhado na faculdade e que tem a oportunidade de voltar no tempo e de forma bem egoísta mudar sua vida realizando o sonho de ficar com a Aline Moraes (talvez o sonho de todo mundo ali né).

A física e o paradoxo são chutados para escanteio, pois aqui o que interessa é o emocional e nisso ele se vende muito bem, mesmo eu não considerando o Wagner Moura um bom nerd, ao menos não tão bom quanto policial ou traficante.

O elenco tem nomes bem conhecidos como Aline Moraes e Letícia Mendonça uma produção nacional muito boa, se você curtir uma pegada mais açucarada esse é o seu filme.


De Volta para o Futuro



Vou falar da trilogia toda, mas com foco nos 2 primeiros filmes os quais humildemente acho melhores. A história é mega batida, mas para os que estava em um bunker nos últimos 35 anos, de volta para o futuro conta a história de um colegial chamado Marty Macfly que tem uma amizade  esquisita com um cientista que nem é seu parente e ta construindo uma maquina do tempo.

Marty consegue viajar no tempo voltando para 1955 e conhecendo seus pais durante a juventude (ele conhece o doutor também  porém parece que ele nasceu velho já) nessa jornada ele precisa dividir sua atenção entre arrumar a vida dos seus pais e conseguir voltar para sua época.

Robert Zemeckis fez um trabalho muito bom aqui, embora ele contasse com estrelas em ascensão como M. J Fox e veteranos como Cristofer Loyd (essa química entre os 2 virou um marco da cultura pop inspirando series como Rick e Morty).

De Volta para o Futuro foi o responsável por popularizar o sub gênero da viagem no tempo definindo alguns parâmetros a começar por gastar um tempo considerável da trama para te situar sobre os problemas de paradigmas temporais possíveis por viajar no tempo ou pegar sua mãe

Na sequencia do filme original (que devia se chamar de volta para o passado, mas não vamos entrar em detalhes técnicos) Marty vai para o futuro, anda de skate voador, treta no bar e faz a cagada de levar o almanaque dos melhores lances para o passado e ferra sua linha temporal, cabendo a ele o Doc arrumar essa lambança.

Uma coisa interessante é que aqui ficou subentendido o lance de linhas temporais, como nos filme dos vingadores com a mãe de Marty dizendo que ele não pode mudar a vida dela, pois ela pertence a outra linha temporal, mas pode consertar a própria vida em sua respectiva linha. Um grande exercício de imaginação, e um filmão muito foda.

Os Doze Macacos 



Terry Gilliam é um diretor dedicado que produz peças únicas de arte, acerta às vezes e erra também, mas seu filme 12 macacos nunca esteve tão atual como hoje em dia.

A trama fala de uma terra devastada por um vírus (olha só hein, vida imita a arte) cabendo a James Cole um prisioneiro do futuro (que não esta no futuro na época dele) voltar no tempo e deter o ataque terrorista que vai liberar um vírus conhecido como 12 macacos. 

Desnecessário dizer que ele vai parar em um hospício e dai para conseguir fazer algum progresso ele precisa repetir varias vezes a viagem se enrolando cada vez mais (um clichê do gênero também)

É um filme confuso, e de difícil absorção, mas vale a pena dar uma chance a ele, pois ele tem uma atmosfera bem densa e um elenco de astros como Bruce Willis e Brad Pitt que embora não entreguem as suas atuações mais dignas cumprem seu papel

Esse filme mereceu entrar na lista talvez pela melancolia da viagem no tempo que antes dele costumava ser sempre tratada de forma muito leviana e divertida, com esse filme vemos que viajar no tempo é um algo muito penoso e que talvez deva ser tratado como um último recurso. 

 

Donnie Darko



E pra finalizar porque não falar desse filme cult, um filme com efeito retardado (talvez ele tenha levado esse lance de viagem no tempo bem a sério mesmo).

Escrito e Dirigido por Richard Kelly Donnie Darko conta a história de Donnie um jovem  excêntrico que despreza a maioria dos seus colegas de colegial vive em um lar toxico, até que um dia ele recebe a visita de Frank um cara fantasiado de coelho que o atrai para fora de casa e avisa que o mundo vai acabar em um mês.

Nesse dia uma turbina de avião cai no quarto de Donnie, que só escapa, pois foi "resgatado" por Frank que a partir dai o convoca para diversas tarefas bizarras o deixando em dúvida com relação às intenções reais de Frank.

O lance do filme é não tentar ser didático, pelo contrário, complicar o máximo possível, coisas simples e instigar o espectador a descobrir a verdade, com a moda lançada por Donnie Darko muitos filmes e series apelaram para essa abordagem.

Dark é um exemplo de uma série que se inspirou bastante nesse filme, mas existem outras, claro, pois esse filme deixou seu registro na cultura pop.

Obrigado por ler até aqui, agora me desdobro entre o blog e o canal, procuro aprender muita coisa para melhorar o conteúdo em ambas as plataformas.

O caminho é longo e todo apoio que eu puder receber é muito motivador, então caso queira se inscrever no meu canal e em minhas redes sociais eu vou ficar muito feliz.

Instagram: https://instagram.com/revertherio/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCxupdrj1q3uxSqF00isVFKQ
Facebook: https://www.facebook.com/revertherio/?view_public_for=101397114966033


Grato por ler até aqui.




Dark


Nenhum comentário:



Subir