Qual é a comunidade mais tóxica da internet? - ReverTherio - RPG e Variedades

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Qual é a comunidade mais tóxica da internet?

Boa tarde pessoal, esse post talvez traga mais perguntas que respostas, mas se ao menos ele trouxer alguma reflexão já terá cumprido seu objetivo. Venho aqui então elencar as características de uma "comunidade tóxica", ou seja, grupo de pessoas que participam ativamente de discussões em plataformas virtuais diversas sobre os mais diversos temas.




Características de uma comunidade tóxica




 Bom enrolei bastante para meu gosto, vamos começar com alguns tópicos simples cada um vale uma quantidade de pontos no final a somatória pode te dar algumas respostas sobre onde você anda se enfiando e o nível de veneno dos seus coleguinhas.



· Os novatos não têm voz, são ignorados ou mesmo rechaçados sem um motivo justo (5 pontos);


· Tem regras demais (1 ponto);


· Tem regras de menos (1 ponto);


· As pessoas não respeitam as regras e não são punidas por isso (1 ponto);


· Os administradores não respeitam as regras (3 pontos);


· Os posts são repetidos inúmeras vezes (2 pontos);


· 80% do conteúdo é meme (1 ponto);


· 80% dos memes são sem graça (2 pontos);


· 80% dos memes sem graça são repetidos (6 pontos);


· Há competição entre os membros (geralmente por motivos torpes, mas o motivo não importa nesse caso) (3 pontos);


· Tem pessoas sendo expostas (1 ponto);


· Tem pessoas expondo os coleguinhas (1 ponto);





· Tem ostentação (1 ponto);


· Tem "mendigagem" (1 ponto);


· Tem pessoas polemizando assuntos fúteis como forma de "bombar" seu post (2 ponto);


· Existem tabus entre os membros (4 pontos);


· Tem pessoas incomodadas (1 ponto);


· Tem pessoas incomodando (1 ponto);


· Tem gente vendendo um Marea Turbo 98, Doc Ok (8 pontos);


· Tem pessoas usando estratégias sórdidas para bombar seus posts sem agregar valor nenhum a qualquer tema (5 pontos);


· Eu sou um membro dela (brincadeirinha) (30 pontos);

Pois é galera, piadinhas a parte queria que o post servisse como uma forma de refletir o que se quer para nossas relações tanto as presenciais quanto as puramente virtuais. Os temas pertinentes a comunidade devem ser debatidos, mesmo os mais espinhosos, mas é claro que por mais clichê que isso seja respeito é fundamental.


Resultados:



Pontuação de 20 ou menos: A comunidade tem seus problemas, mas em geral tem muita gente legal, só falta um pouco de empatia.

Pontuação de 40 ou menos: Ambiente pesado, mas nada muito diferente da vida real.

Pontuação de 80 ou menos: Chernobyl pura, fuja enquanto a tempo.

Pontuação de Mais que 80: Você provavelmente fez as contas errado.


Tem como melhorar?



Difícil dizer, parece improvável que alguém como eu tenha a solução milagrosa para resolver isso, da mesma forma que parece improvável que alguém tenha uma solução milagrosa. E pensando bem, parece improvável que exista solução milagrosa para tal coisa (ou qualquer coisa que seja).

Embora eu trate as "comunidades" como uma entidade o foco principal são os membros, cada um na sua individualidade, se incomodando de formas distintas por coisas distintas. Os membros devem pesar se pertencer a um grupo traz mais alegria ou tristeza, nos identificamos como pertencentes a um nicho, mas muitas vezes não nos perguntamos se ele nos pertence. Acredite, da para passar muito tempo da sua vida no caminho errado sem saber, talvez "sua praia" seja outra.




É claro que do MEU ponto de vista, tudo que soa imposto, tem uma reação péssima, mesmo as pessoas que concordam com o que é apresentado, vão acabar discordando por se sentirem melindrados pelas atitudes de algumas pessoas  A Polêmica é a irmã feia do Hype e não se engane, ela é usada de artifício de propaganda por ambos os lados em uma disputa polarizada.


Então da próxima vez que parecer que uma empresa enorme esta deixando seu jogo de anos de desenvolvimento ser massacrado em uma plataforma como Metacritic sem poder fazer nada, pense que pode ser que ela tenha aproveitado a oportunidade de ganhar mais evidência ainda com isso, assim como os Youtubers que quebram um jogo que lhe foi ofertado de presente (ou não) em suas lives ganham dinheiro com as views, falaram tanto de Final Fantasy 7 como falaram de TLOU 2? Um enredo justifica uma nota zero de um jogo que evolui muito tecnicamente? Será que sem a "polêmica" o jogo vende bem?



Será que eu ganho algo fazendo textinhos e postando por aí?



Pense com sua própria cabeça.





Dark

2 comentários:

Tatiana Jiménez disse...

Oi, Dark. Qualquer grupo de pessoas, seja online ou presencial, sempre possui indivíduos tóxicos. Acho que o maior problema é quando isso afeta tanto alguém ao ponto desta pessoa desistir do hobby, seja conversar e trocar dicas sobre jogos ou leituras, ou qualquer outro. Isso é muito triste. A pessoa procura amizades e apoio entre as pessoas que curtem o mesmo que ela e do nada acaba encontrando o oposto do estímulo e diversão. Abraço, Leitora Viciada.

Dark disse...

Exato, mas uma coisa que queria expor no texto e não sei se ficou claro é como as grandes empresas e mesmo as próprias redes incitam ódio com algoritmos em troca de "engajamento" uma coisa é liberdade de expressão outra é liberdade de alcance, fake news viajam mais e mais rápido do que as noticias verdadeiras.



Subir