Os 5 pontos positivos e os 5 pontos negativos do Resident Evil 3 Remake (ou reimaginado) - ReverTherio - RPG e Variedades

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Os 5 pontos positivos e os 5 pontos negativos do Resident Evil 3 Remake (ou reimaginado)

Saudações a todos, como o assunto do momento é um jogo que eu gosto muito, o "remake" foi bem controverso, vou tentar elencar os pontos positivos e negativos do jogo para não passar o pano e ao mesmo tempo que não ser injusto com o jogo, então sem mais delongas vamos aos tópicos.


Positivo: O novo design dos personagens melhorou muito



Com certeza o ponto forte em quase qualquer remake vai ser sempre a questão gráfica, mas sempre se corre o risco do design dos personagens ficarem bem abaixo das expectativas. Felizmente o RE3 me surpreendeu positivamente, com pouquíssimas exceções o design dos personagens ficou ótimo, principalmente os protagonistas (embora eu tivesse a impressão que a Jill no original tivesse uns 30 e essa parece ter uns 21).

Carlos foi a maior beneficiado que saiu de um clone genérico de Leonardo de Caprio (Titanic era sucesso na época) para um legitimo sul-americano (muito provavelmente brasileiro, mas nada confirmado).


Negativo: Puzzles quase inexistentes


Difícil lembrar de cabeça mas RE3 original que nem é um jogo com tantos puzzles assim deve ter ao menos uns 6 ou 8 puzzles para solucionar, isso descontando os backtracking da vida (o famoso leva e traz dos jogos). Não se trata apenas da tara de ficar combinando pedrinhas em um apocalipse zumbi, mas sim de uma marca registrada da série.

Shinji Mikami, fez questão daquele estilo de museu para a delegacia porque achava que uma delegacia de verdade seria sem graça, e ele estava muito certo, os puzzles são acereja desse bolo.


Positivo: Suspense no hospital Spencer



Eu gostei muito da mudança no ritmo do jogo no trecho que Carlos pega a vacina para Jill, foi um suspense clássico e a historia teve lacunas preenchidas com a adição do Dr. Bard e a participação do Tyrell. Mesmo a metralhadora não sendo muito grande coisa contra os hunters e aquela cena final do Carlos defendendo o hospital sendo meio Call of Duty, o hospital ficou muito bem feito.

O trecho da RPD não ficou tão bom faltando um pouco mais de interações, talvez a CAPCOM tenha perdido uma oportunidade de fazer uma campanha exclusiva do Carlos, seria muito bom, o RE3 merecia.


 Negativo: Resolução afobada de conflitos importantes




O jogo mudou muito varias coisas, algumas para melhor e outras nem tanto, uma coisa que eu notei que sofreu com isso foram os inimigos que ficaram exclusivo de algumas regiões como aquelas "pulgas" estranhas na estação de força, o breve trecho do esgoto com os Gama ( que ficaram assustadores também).

Mas as batalhas do Nemesis foram o que ficou pior pois geralmente ele corre um pouco atras de você e chega um momento que ele desiste caso ele não passe na porta, ou ele vem armado o que limita a movimentação dele, (fora que ficou até mais fácil desviar de um míssil agora).

Nemesis se transforma muito cedo e a forma quadrupede dele ta longe de ser legal, uma pena de fato, pois ele é o garoto propaganda do jogo.


Positivo: Novo sistema de esquiva




Se esquivar no RE3 original é uma ciência bem complicada, parabéns para os que conseguem, pois eu não consigo. Todas as vezes que esquivei foi acidentalmente. afora a esquiva é mais fácil de usar e proporciona contra ataques interessantes.

Alguns dizem que ela facilita muito contra o Nemesis, mas só facilita depois que você domina ela e sabe onde ele vai surgir, algo difícil em uma primeira jogada, no final das contas o que eu mais vejo acontecer é alguem correr do Nemesis esquivar de um zumbi e levar uma porrada na orelha.

Negativo: O Nêmesis




E por falar nele, acho que o designe dele ta todo errado, ele lance dos olhinhos pequenos os dentes de capivara mais aquele nariz quebrado, ele parece mais uma vitima de atropelamento que um mega BOW. Tem o lance da roupa conter  a transformação dele, mas no fundo ninguém liga muito para isso. todo mundo queria ver ele de sobretudo gritando STAAARS e tocando o terror.

Detalhe que não tem um pingo de suspense com a chegada dele no jogo que já surge nos primeiros 5 minutos.E ele nem mata o Brad, sendo assim o novo Nemesis não mata nenhum STARS.(diga se de passagem ele tinha 2 STARS para matar em Racoon City, não sei se esse foi o melhor investimento da Umbrela).


Positivo: Participação dos personagens coadjuvantes




 Com a melhora dos design também teve a melhora das interações, os destaques vão para Tyrell e Mikhail, com rostos marcantes ons diálogos e vozes condizentes. ( os sotaques do Nicholai e Mikhail são bem legais), mas não apenas eles forão legais mas tem também o Kendo, Marvin Bard entre outros.

Faltou mais alguns da edição original que podiam estar ai como por exemplo o Murphy (embora não me recordo se é ele que e morto por Nicholai no inicio do remake).

Negativo: O jogo é curto




Com certeza a pior parte, ninguém reclamaria se RE3 tivesse umas 18 horas de campanha mas o que vemos é gente terminando em menos de 2 horas, as areas são menores e os objetivos são muito diretos (é bem mais fácil religar o trem agora), fora claro as areas omitidas no remake que fizeram falta como cemitério, clock tower entre outras.

A dificuldade ta ok, e os puzzles não vão tirar mais que 5 minutos da sua jogatina (os 2 juntos), a falta do "corózão como chefe também é uma pena e os eventos de seleção do RE original poderia ser uma forma criativa de expandir um pouco a experiencia do jogo, só acho.


Positivo: A esperança de novos remakes (ou receio né)





A porteira dos remakes definitivamente foi aberta e foi graças ao RE2, o RE3 é consequência, mesmo a recepção sendo um tanto mista, certamente a capcom ira continuar a empreitada bem sucedida dela,acredito em mais um remake antes do RE8.

O jogo muito provavelmente sera o RE4, Code Veronica é a melhor opção, porém ele foi menos popular que o 4, então tem menos destaque, eu queria o CV, sonhar não custa nada, afinal hoje já temos a trilogia classica toda refeita, a tendencia é termos RE para sempre.

Por hoje é só grato por ler até aqui.

Dark





2 comentários:

Tom Sousa disse...

Boa análise, pena que cada review que eu vejo do RE3 me desanima mais de tentar jogar. Espero também que saia o RE:CV decentemente remasterizado, pra mim é o jogo mais underrated da série, tem gente que nem conhece, mas quem joga certamente fala bem!

Dark disse...

Eu vivi o "boom" do CV, mas ele é underrated mesmo, ele até sobrevive sem remaster, remake é uma oportunidade de tunar o jogo aproveitando o conceito original, bom gosto é a chave e os lucros o objetivo (da capcom) vou torcer para que o jogo continue bom caso role um remake, a Claire mais linda de todas esta nele.



Subir