sexta-feira, 3 de janeiro de 2020
Os 5 pontos positivos e os 5 pontos negativos da série The Witcher
Saudações a todos, espero que o ano de vocês tenha começado bem, para iniciar esse ano decidi criar uma listinha pessoal sobre o que eu gostei e o que eu não gostei da série da Netflix do The Witcher, dessa vez falarei das qualidades e defeitos ao mesmo tempo, para não soar tendencioso então o post é um pouco maior que a média, e também vale salientar que não vou entrar no mérito dos efeitos visuais, pois seria como julgar um pintor pela qualidade do pincel e também estejam, cientes que tem uns spoilers de leve, (mas só onde é inevitável), então vamos lá:
Positivo: Henry Cavill é o melhor protagonista que a série poderia ter
E digo mais me arrisco a dizer que ele é mais Geralt que o Geralt do The Witcher 3, ele tem o que é chamado de "physique du rôle" (falarei mais disso adiante), ou seja, é o físico perfeito para o personagem, a interpretação está ok, nada digno de um globo de ouro, mas nada que atrapalhe, mas línguas podem dizer que o personagem é muito canastrão devido à voz grossa, caras e bocas, bobagem, esse tom está muito bom, fica quase como um Batman medieval. Além do fato do ator estar a vontade no papel, creio que ele busca uma oportunidade de brilhar e fazer um bom trabalho, às vezes é muito perceptível quando a pessoa está lá só pela grana.
Negativo: A estrutura narrativa e as linhas temporais
Alguém pode pensar que eu sou burro e não consegui entender a série por ela não ser linear, ou também achar que essa abordagem foi muito original e fez a série ser maravilhosa por causa disso, não é o caso, a ideia é boa, mas sua execução trouxe uns problemas. Primeiro que demora um pouco para se situar, talvez uma narração ou algum texto entre as transições ajudasse, isso atenuaria um pouco o didatismo de algumas cenas e se ganharia em conteúdo. Segundo que algumas partes maçantes ficaram extensas e algumas partes importantes ficaram "corridas", exemplos? Ciri com as dríades e o Relacionamento todo do Geralt com a Yennefer, um olhar desatento deixa a impressão que eles se conheceram em um dia e se separaram no dia seguinte.
Positivo: O humor da série (mesmo que involuntário)
Bom essa série foi criada para pegar o "posto" de GOT, e isso ela não fez, o que é bom e ruim, pois não herda as qualidades e nem os defeitos, trilha um caminho próprio e um dos fatores que destoam de GOT são as piadinhas o núcleo do Jaskier, alguns combates com monstros, isso da identidade própria para o The Witcher e deixa tudo mais "aventuresco" e menos drama pesado cheio de sangue e bundas (embora esses elementos estejam presente também). Nem tudo tem graça, mas ao menos rende bons memes e é disso que o público gosta.
Negativo: Ninguém explicar direito a lei da surpresa
Independente de eu achar meio fraco esse lance de lei da surpresa e destino como pilar central da trama da série toda, eu acho que valaria a pena alguém explicar direito como funciona isso porque não faz muito sentido, até onde sei tem origem no folclore e tem muita recorrência nos contos do Rumpelstiltskin. Agora eu até assimilei bem as coisas, afinal assisti à série mais de uma vez, mas ainda sim, esse é um ponto que merecia mais atenção.
Positivo: Fidelidade e originalidade no ponto certo
Quando se adapta algum material é preciso tomar decisões ou você é fiel e tem uma série sem surpresas, ou você cria conteúdo com o risco de desapontar os fãs, nesse caso foi optado por ser muito fiel, mas aos livros que são menos populares que os jogos. Nesse ponto destaque para saga de Yennefer que é contada de um ponto anterior ao que o público conhecia, isso ajuda a ter empatia com ela. Infelizmente não houve espaço para todos terem um background reforçado, mas quem sabe no futuro né.
Negativo: Não existem "teorias" de The Witcher
Vamos lá eu explico, GOT (sou muito fã difícil não comparar) ganhou muito destaque e fama devido ao grande séquito de fãs que divagavam nas mais doidas teorias sobre o futuro da série, (dragões de gelo, dragões de 3 cabeças, azor ahai...) além da série, ter 10 EP (em média) um por semana e depois um período de um ano para nova temporada, 2 anos na última para novos episódios. Os livros não estavam completos. Tudo podia rolar (tipo o "protagonista" morrer na 1° temporada). Infelizmente com o streaming isso é bem diferente, os 8 EP de Witcher já tão disponíveis desde sempre, além de um monte de livros e jogos, muito improvável um plot twist e mesmo que ocorra difícil antes da 3° temporada, não há muito espaço para inventar nada, está tudo definido, mudar isso seria se afastar bastante da origem, o que pode ser perigoso para a qualidade.
Positivo: Audácia de ir contra as expectativas dos fãs
Bom seria bem legal viver em um mundo onde todo mundo escala quem quiser para viver os papéis dos seus personagens favoritos, isso salvaria uns 3 filmes do Star Wars (sim, estou falando do Hayden Christensen). Acho ainda mais gratificante quando se tem boas surpresas e foi no caso das escalações para o The Witcher, não conhecia muito do universo da série antes de ver ela, então cheguei com uma atitude neutra e não me aborreci (nem todo mundo é o seu personagem cuspido e escarrado que nem o Henry Cavill), mas não ficaram descaracterizados e vai por mim algumas vezes as escolhas parecem ruins no início e se revelam bem acertadas. É preciso coragem para lidar com algo querido por muita gente, e também é preciso confiança para apreciar uma mudança na série (no limite do bom gosto claro).
Negativo: A falta de boas tramas paralelas
The Witcher tem basicamente 3 histórias, as dos seus protagonistas respectivamente. Essa estrutura foi usada em GTA 5, Resident Evil 6 e também na série Sintonia do Kondizilla. A princípio ter 3 protagonistas ao invés de 1 é melhor porque são 3 pessoas para público se identificar, mas na prática o público vai gostar de um ser neutro com outro e até detestar um deles (ou gostar de um só, raro mesmo é gostar de tudo). Em The Witcher o núcleo que mais sofreu foi o da Ciri, mas isso era meio inevitável ela tinha concorrência de peso, era uma história mais necessária que empolgante. Ter personagens demais ia fazer a série virar uma novelona, mas creio que na 2° temporada vai brotar mais gente principalmente um grande vilão.
Positivo: Valorização dos detalhes da ambientação
Não sei quantos aqui assistiram Novos titãs da Netflix, mas essa série sofre muito com a falta de recursos e detalhes, felizmente não foi o caso do The Witcher, ta tudo lá os monstros as magias os combates, Netflix tava ciente do território em que estava pisando, sabia que se relaxasse teria perdido os 80 milhões investidos, acredito que o que importa mais na série seja a ambientação, porque atores brandando espadas tem até em novela da globo e da record, algo precisava tornar o The Witcher único, material para se basear a série tem muito, se tomar cuidado para tornar tudo convincente (mesmo com uns fundos de cromaqui), o sucesso é garantido.
Negativo: A química fraca dos protagonistas
Para finalizar como havia mencionado antes o romance do Geralt com a Yennefer foi corrido devido à impressão de passagem de tempo das linhas temporais ficar muito sutil (eles mencionam algo dos encontros que tiveram antes durante o 7 ep) por isso aquele romance derradeiro ficou um pouco forçado, e humildemente gostei bem mais do lance que ele teve com a Renfri (mesmo esse de fato durando apenas uma noite), creio que a tragédia me cativou. Ainda em tempo há de mencionar que a Ciri passa boa parte da série ignorando seu destino e passeando por aí na mão de pessoas aleatórias ao invés de tentar encontrar Geralt, ao menos ela tinha a ligação com o Dara que era bonitinha, isso tudo vai mudar na próxima temporada com a promessa de uma série mais linear.
Esses foram minhas opiniões, fiquem a vontade para concordar e discordar e obrigado por ler até aqui...
Grato
Dark
6 comentários:
Que lixo de post.
Bem tosco o post.
Explicaram bem a lei da surpresa já que, lamento você ter se perdido.
A questão temporal, é meio perdido mas eles citam quanto tempo se passo durante toda a temporada, do tipo " já se passaram 30 anos desde que sai do castelo" ou coisa do tipo .
Em questão de sair todos os capítulos todos de uma vez, é uma bença que sai, porquê puta que pariu ter q esperar 1x por semana e foda-se as conspirações, que só quero ver a série.
Curti bastante a matéria, tu escreve bem, continue assim! Sobre a série, já li os livros, apesar de Geralt ser mais sério, no livro ele é sarcástico e até ri em alguns momentos, tipo no conto do jantar em Cintra, acho que o Henry Cavil deveria se basear um pouco menos no Geralt dos jogos, por mais que ele seja mais popular ele não funciona em uma série.
Sei que vai ter retardado aqui me criticando dizendo que a Língua Portuguesa não tem nenhuma importância e que ela se exploda, mas tenho que comentar, se tem uma coisa na qual o autor dessa matéria falha muito é em gramática. Não tô dizendo que todo mundo tem que ser professor ou erudito de Língua Portuguesa, mas temos a obrigação de dominar minimamente bem nosso próprio idioma, pois o usamos diariamente, por toda uma vida, então falhar repetidamente por todo o texto dessa matéria e em coisas simples como saber usar o plural das palavras, vírgulas e termos de concordância é um tremendo absurdo e irrita profundamente. Não consegui nem chegar na metade do texto. Triste e lamentável
Pois é escrevi rápido e contei com o corretor ortográfico do próprio blogger para me ajudar, estou longe de ser erudito, mas começar aescrever ajuda bastante
Geraldo, acho que tem muito Henry Cavill nesse Witcher, mas para quem desconhece o personagem isso da muita sobriedade pra ele, eu até gosto disso
Postar um comentário