segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Top 10 pérolas de Game Boy Advanced (GBA) que vale a pena jogar
Sabe, demorei a ter um GBA, antes disso joguei algumas vezes em um emprestado e achava que um portátil com aquele nível de requinte coisa de outro mundo, os anos passaram e hoje em dia é visível que o GBA não passava de um SNES com esteroides (em alguns aspectos). então hoje vou trazer 10 perolas do GBA que vale a pena conhecer, muitos jogos aqui já são conhecidos de muita gente, mas creio que alguns possam te surpreender, então vamos lá:
10° Mario & Luigi Superstar Saga
Sou um grade fã de Mario RPG, (espero falar dele no blog em breve), e me lembro de ter tido uma reação de estranheza ao ver o Paper Mario, afinal achava que o caminho natural das coisas era que os RPGs do Mario ficassem mais sofisticados e 3D, mas a Nintendo muitas vezes age na contramão do mercado e foi fazendo isso que ela entregou esse jogo aqui, se trata de um RPG simples em que se joga com o Mario e o Luigi, o foco principal do enredo é o humor e alem das batalhas haverão muitos momentos em que você precisará lidar com quebra-cabeças e testes de destreza.
9° Yu-Gi-Oh Eternal Duelist Soul
Yu-Gi-Oh tem muitos produtos desde o famigerado anime a uma serie de jogos alguns envolvendo miniaturas inclusive, o primeiro que joguei foi o de PS1, mas este não tinha nada haver com o jogo real era quase um cardgame a parte, o tempo passou e conheci a versão de GBA, e por mais incrível que pareça ele foi um dos mais fieis ao jogo original por um bom tempo, e olha que era apenas uma versão de portátil, me lembro de emular ele no celular e jogar no busão, então se você quer um cardgame bom para emular e passar o tempo esta é uma das suas melhores opções (falarei mais da outra em breve).
8° Fire Emblem: The Sacred Stones
A Nintendo sempre quis uma franquia de RPG para chamar de sua, (Zelda não conta nesse quesito), e foi com o advento da sua divisão Nintendo Inteligent Systems que foi concebido essa pérola que é o Fire Emblem, ele na verdade é um jogo de estratégia mais que um RPG, mas tem um enredo cativante e bons personagens então acredito que seja um hibrido como Suikoden por exemplo, as limitações do GBA nunca foram um empecilho para esse tipo de jogo, a prova disso é que com os anos a franquia não chegou a mudar muito só refinou os gráficos e um pouco da jogabilidade.
7° Golden Sun
Esse foi o primeiro jogo que vi rodar no GBA e me impressionou demais, acredito que realmente esta era a intenção dos criadores, causar um deslumbre visual nos jogadores e mostrar o potencial do portátil, com o tempo e a a saturação de RPGs no mercado o jogo foi esquecido mas mesmo assim ele é muito bom, tem ângulos de visão inovadores jogabilidade dinâmica e caso se interesse em jogar mais tem o Golden Sun 2 também.
6° Megaman Battle Network 6
Sempre imaginei que havia algum jogo nesse conceito, até realmente confirmar isso jogando esse jogo, que teve versões pra caramba no GBA e um anime meio medíocre também, a combinação de RPG, tática e card game é muito divertida. O interessante é que ons movimentamos em um grid de 9 posições e depois quando vamos agir podemos selecionar um card de ataque dentre os disponíveis, uma pena essa serie ter sido esquecida.
5° Metroid: Zero
Muitos devem pensar que esse lugar deveria ser ocupado por Metroid: Fusion, mas eu como fã de Metroid (acho que todo mundo que é fã de Castlevania é fã de Metroid, ou ao menos deveria ser), me adaptei muito mais a esse jogo que é um remake (de uma época que remakes eram incomuns) do primeiro Metroid do NES, o jogo tem gráficos e movimentações muito bons e é profundamente similar ao Super Metroid, acho muito viavel para quem quer começar a conhecer a serie começar pelo Metroid:Zero vai ser bem mais lógico para o entendimento do enredo e você ira jogar um jogo mais sofisticado que o 1° Metroid.
4° Pokemon Emerald
Toda lista do GBA costuma ser liderada por esse jogo, nesse caso eu não creio ser valido, Pokemon Emerald foi a versão definitiva do jogo dos monstrinhos para o GBA, mas mesmo assim acho que o GBA tinha jogos mais interessantes para se jogar na época, mesmo assim o jogo é muito bom uma grande evolução em gráficos, alem de poder batalhar em dupla, resumindo, enquanto houver um portátil da Nintendo no mundo haverá um Pokemon que será uma aquisição obrigatória para ele.
3° Zelda: The Minish Cap
Esse foi um jogo que eu conheci tardiamente, e pesquisando sobre ele descobri muita coisa legal, a começar que ele foi desenvolvido em parceria com a CAPCOM por um time que trabalhou em Goof Troop ( o Pateta e Max), então a grosso modo ele é um Zelda que mistura vários enigmas parecidos com os de Goof Troop além de itens que dão acesso a áreas especificas (não que isso seja muita novidade se tratando de Zelda) e também um esquema de ter um item em cada botão fora a capacidade de se encolher. (que é muito explorada no jogo). Eu torcia no nariz, mas devo admitir fizeram um ótimo trabalho aqui, jogão.
2° Advanced Wars 2: Black Hole Rising
Lembra que eu disse que falaria de outro jogo de estratégia no post, pois então estou agora falando do melhor do portátil, e talvez um dos melhores que já joguei, AW (abreviado para facilitar) é muito tático e simples, uma combinação muito rara, aprecio estratégia mas tem muitas métricas que são meio pesadas de se averiguar o tempo todo (Front Mission que o diga), aqui se constrói unidades conforme seu orçamento e recursos e elas combatem em varias áreas de um mapa da região sendo influenciadas por fatores como elevação do terreno e coisas do gênero o jogo tem uma campanha extensa, e muitas estratégias e unidades para dominar, com certeza da pra se entreter por MUITAS horas.
1° Castlevania: Aria of Sorrow
Bom se alguém me conhecer um pouquinho sempre ira saber que eu vou colocar Castlevania no topo de qualquer lista em que for possível, mas não por eu bajular o jogo, mas sim por ele merecer. C:AS (essa sigla ta péssima). é jogão pra você pegar uma tarde preguiçosa e grindar todos os cantos do castelo, a magica do portátil é que isso pode ser feito em qualquer lugar, isso faz ele ganhar meu coração. Ele não tem os requintes das outras versões em muitos aspectos, mas foi o que entregou a jogabilidade mais inovadora e interessante ofuscando seus irmãos mais novos de plataforma (o Circle of Moon e o Harmony of Dissonance respectivamente). Outros Castlevanias de Portátil se revelaram até melhores que o C:AS, mas deles falarei mais quando chegar a hora.
Gostou da lista, comenta ai, compartilha também, é um incentivo para produzir mais conteudo, ficarei feliz com seu feedback.
Dark
Nenhum comentário:
Postar um comentário