Análise: Resident Evil, o pai do Survivor Horror do PS1 - ReverTherio - RPG e Variedades

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Análise: Resident Evil, o pai do Survivor Horror do PS1

Sabe preciso confessar, esse é um dos meus jogos favoritos, e creio que o favorito de muita gente. Resident Evil é um jogo que mudou a vida de muita gente, não apenas pela premissa que basicamente é um dungeon crawler com tema de zumbis, vou apresentar um jogo muito conhecido aqui (diferente dos que geralmente aparecem por aqui), e alem de falar do jogo vou divagar sobre o porque do sucesso do mesmo, então vamos lá.

Não sou muito fã dessa capa, mas ela cumpre bem sua função


Em 24 de julho de 1998 nas montanhas Arklay...


Lançado em 1996 pela Capcom ( sim os eventos narrados no jogo são em um "futuro hipotético), Resident Evil (a partir de agora RE) se trata de um jogo de ação, pois o termo survivor horror foi criação da CAPCOM. O jogo conta a historia de uma equipe de soldados de elite da cidade de Racoon City chamada de S.T.A.R.S. que foi em uma missão nas montanhas Arklay para investigar desaparecimentos e mutilações causadas supostamente por "animais", chegando lá a equipe é atacada por feras indistintas (evento que pode ser visto naquela cutscene com atores canastrões que eles fizeram), e são abandonados pelo piloto do helicóptero Brad Vickers, tendo como único refugio a misteriosa mansão Spencer. Acredito que o grande apelo do jogo foi o gráfico 3D e como isso foi usado pra criar uma atmosfera de terror convincente, antes disso só havia Alone In The Dark e Clock Tower, mas esses não atingiram o sucesso de RE, talvez tenham sido lançados muito cedo, sei-la.

Como funciona o jogo

Essa parte era tensa

Bom para todos que já jogaram RE o que eu vou dizer é muito obvio, mas vamos lá, você pode escolher no inicio do jogo entre Jill Valentine (para um jogo mais fácil e com mais espaços de inventario) e Chris Redfield (para um jogo mais difícil com mais resistência a ferimentos) você explora ambientes 3D com uma câmera fixa, boa parte do cenário são imagens estáticas sendo apenas os personagens e objetos tridimensionais entre uma sala e outra tem uma animação de porta mostrando a transição das salas ( um truque para driblar a capacidade de processamento da época) e os ambientes são povoados por vários tipos de inimigos dentre eles:

     - Zumbis: Nenhum segredo aqui são lerdos, morrem com uns 3 ou 4 tiros estão pela mansão todas e são relativamente fáceis de evitar (mas não tente desviar deles a menos que tenha pratica nisso);
     - Cerberus(cachorros): São bem rápidos e difícil não tomar ao menos uma mordida deles, o segredo é ter um bom timing e escorar na parede para se proteger tem a mesma resistência de um zumbi;
     - Corvos: Costumam estar em alguns pontos estratégicos, (como no maldito enigma dos quadros) eles enchem muito o saco e é uma grande perda de tempo e munição tentar matar eles, correr é a solução;
     - Web Spinner(aranhas grandes): As aranhas estão no jogo para fazer você gastar ervas azuis,são bem mais resistentes que um zumbi, mas não são os inimigos mais formidáveis de todos, porém sabe como é, não pode vacilar;
     - Abelhas: Elas habitam uma área especifica do jogo enchem o saco pra caramba como os corvos, mas elas envenenam também;
     - Hunter: Certamente o maior causador de mortes do jogo, pode te decapitar com facilidade, são muito rápidos e resistentes e escorar na parede não ajuda, a dica é ande sempre com uma magnum/shotgun;
     - FI-3/Neptune(tubarão): O tubarão aparece em apenas uma parte do jogo e nem é muito grande, é só ir direto ao ponto e não vacilar e você lida fácil com ele;
     - Adder: São umas sanguessugas esquisitas que ficam no jardim, correr ajuda mas não resolve, evite elas pois elas drenam sua vida e tu nem percebe (podendo ficar a mercê e hunters depois);
     - Black Tiger Spider(aranhas enormes): São versões tunadas das aranhas normais, a tática é a mesma das aranhas normais, porém muitas vezes não compensa gastar sua bala nelas;
     - Plant 42: Um dos chefes do jogo, é uma planta enorme com tentáculos, você precisa manter uma boa distancia e descarregar suas melhores armas, ela cai rápido, se fizer tudo direito não tem perigo;
     - Yawn(cobra gigante): Outro chefe, ela é bem emblemática, encaramos ela 2 vezes não é tão difícil quanto parece é só correr e evitar caminhos que possam te encurralar;
     - Chimera: Um carinha baixinho com feições de mosca, uma criatura bem esquecível, aparece em apenas uma área do jogo e é bem no final, acho que esse monstro merecia um tratamento melhor;
     - T-002/Tyrant: O ultimo chefe, bem forte, porém lento, seu sucesso na batalha com ele é um teste do seu desempenho no jogo se você se poupou vai chegar nele e ter uma batalha tranquila, (claro que tomando cuidado) afinal o jogo é sobre poupar recursos; 

Obviamente para lidar com os inimigos temos a disposição algumas armas e itens de recuperação, vou listar eles aqui (pois quando eu for falar de outros RE é só vocês olharem aqui e se lembrarem dos itens);

     - Knife: Arma mais básica do jogo, muitas vezes ter ela é melhor do que nada, mas ao meu ver é melhor nada tendo em vista que ela ocupa espaço no inventario;
     - Handgun: Essa é pau pra toda obra, não é muito eficiente, mas da conta de cães e zumbis muito bem, sempre leve consigo, exceto contra alguns chefes onde ela é meio inútil;
     - Shotgun: Vai ser sua melhor arma na maior parte do jogo, inclusive quando você quiser poupar munições de armas melhores, é poderosa e tem uma quantidade razoável de munição disponível;
     - Magnum: Uma das melhores armas do jogo, principalmente pelo fato de matar Hunters com um tiro só, não tem muita bala disponível então não me vá gastar munição em zumbis;
     - Bazooka: Para alguns essa é a Granade Launcher, arma poderosa também disputa com a Magnum o primeiro lugar em eficiência, mas ela é mais lenta, porem da conta de quase todos os inimigos muito bem;
     - Flamethrower: Ela só fica disponível em um trecho do jogo, não é muito grande coisa, porem é melhor do que gastar as próprias balas nos inimigos do jardim né;
     - Rocket Launcher: Arma mais potente, serve para matar o Tyrant apenas, mas tem como desbloquear ela depois de terminar o jogo;
     - Green Herb: Item de recuperação mais básico de todos recupera 25% da vida pode ser combinado com outras ervas e criar misturas  mais poderosas que curam mais e tiram envenenamento também;
     - Red Herb: Só funciona se combinada com a Green Herb a qual faz dobrar de potencia, administre bem as suas Red herbs não da pra depender só de G herbs no jogo;
     - Blue Herb: Tira o envenenamento do personagem, pode ser combinada com as outras ervas, mas não acho tão vantajoso combinar ela muito pois você corre o risco de se envenenar seguidamente ou de ficar com as ervas que recuperam vida "presas" na mistura com a azul;

Mas esse jogo tem mais de 20 anos e tá bem manjado não acha?

Jogando com a Jill tem o Barry pra salvar o rolê


De fato RE não é novidade para ninguém, mas é um jogo que sempre vale a pena falar, em especial o RE 1 foi o jogo que mais ganhou ports e versões e talvez um dos melhores (difícil decidir qual o melhor do PS1), muita coisa mudou hoje em dia mas esse jogo tem um charme nostálgico que envelheceu muito bem virando simbolo de um console e de uma década de jogos, sempre tive a ambição de criar algo no universo de RE, seria um Boardgame, um Cardgame, um RPG, não sei queria o feedback de vocês seria inspirador enquanto esse dia não chega vou jogar um pouco para me inspirar.

Obrigado por ler até aqui

Dark

     


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