sexta-feira, 11 de janeiro de 2019
Análise: Say by to the Villains, deduzindo como os vilões vão te matar
Hoje vou falar de um jogo que me agradou muito, mas faltou alguma coisa pra ele cair no gosto do meu grupo (e meu também de certa forma). O jogo é o Say by to the Villains. de Seiji Kanai, mesmo autor de Love Letter. se em Love Letter ele criou uma obra prima da dedução no Say by não foi bem esse o caminho.
O objetivo do jogo
Os justiceiros são 8, alguns são bem complicados de dominar
O objetivo do jogo
Os justiceiros são 8, alguns são bem complicados de dominar |
Basicamente é um jogo cooperativo com jogadores com poderes variados, bem assimétrico por sinal. Nele jogadores selecionam um justiceiro e devem no decorrer da partida "preparar" ele para enfrentar um dos vilões ( a ser escolhido na hora do duelo). Todos os Justiceiros devem vencer, além disso os jogadores não devem divulgar o teor dos cards em sua mão ( para evitar um alpha durante a partida). Os vilões alem de super fortes contam com muitos recursos a disposição deles (alguns mais outros menos) a premissa seria deduzir os cards que ele tem e se equiparar a altura dele para poder duelar com ele.
Regras e desenvolvimento da partida
Os jogadores compram cartas de um baralho comunitário de cartas de ação que para serem jogadas envolvem um custo em tempo, ninguém pode exceder o limite de 10 unidades de tempo quando o máximo é alcançado o jogador deve escolher o vilão que ira enfrentar (estando preparado ou não). jogadores podem ativar habilidades e compartilhar cartas contanto que nunca anunciem as cartas que possuem (mas podem falar delas de forma subjetiva como por exemplo "preciso de muita força" etc.). os vilões ficam com suas cartas ocultas e essas podem ser reveladas antes do duelo através de habilidades o que ajuda a se preparar para o duelo, porem o tempo gasto descobrindo as cartas, pode fazer falta na hora de se preparar para o duelo.
Pense em um jogo difícil
Não sei se isso é uma cara de medo ou disenteria, lembre-se, caso tenha estrabismo não faça caretas |
Não sei se deu para perceber, mas o jogo é muito difícil de vencer, é o tipico jogo que quando se vence você fica com a impressão de estar jogando errado (da pra perder jogando errado também o que é muita humilhação). Jogos coop são difíceis por natureza, mas o que eu vejo como problema do jogo é que a dificuldade dele vem da "jogabilidade", principalmente quando o vilão dispõe de muitos recursos. há personagens mais fracos e mais fortes e como TODO MUNDO precisa vencer, alguém sempre vai afundar a equipe, acho que devia haver uma condição de vitória parcial, já aliviaria a carga da dificuldade.
Veredito
O jogo é bom, mas não é para qualquer um, ele é barato e rápido, características de um filler, a dificuldade pode espantar um publico mais casual, mas vale bem para pessoas com um gosto por dedução e que não desprezem coop em geral
Obrigado por ler até aqui.
Dark
Nenhum comentário:
Postar um comentário