sexta-feira, 6 de janeiro de 2023
Invisibilidade: porque ela é subestimada se é tão poderosa?
E aí povo, espero que estejam bem, vim trazer esse pequeno post singelo sobre alguns insights sobre invisibilidade, uma magia que eu considero overpower, mas mesmo assim é tratada como banal, vá entender o que se passa na mente dos criadores do D&D, espero que gostem do conteúdo e me sigam no meu canal do YouTube também.
As origens da invisibilidade
A invisibilidade é um tema que já foi explorado em muitas histórias e lendas ao longo dos séculos. Muitas pessoas sonham em ter a habilidade de se tornarem invisíveis, para poderem se infiltrar em lugares secretos ou realizar tarefas sem serem notadas.
Uma das primeiras menções da ideia de tornar alguém ou alguma coisa invisível vem da mitologia grega, onde o deus Dionísio é capaz de conceder essa habilidade como um presente. A ideia também é explorada em obras literárias como "As Aventuras de Tom Sawyer" de Mark Twain, onde o protagonista usa uma poção para tornar-se invisível, e "O Manto Invisível" de H. G. Wells, que descreve uma máquina que pode tornar um indivíduo invisível.
No D&D, a habilidade de tornar-se invisível pode ser bastante poderosa, dependendo da forma como é usada. Isso se deve ao fato de que a invisibilidade permite que o personagem se aproxime silenciosamente de inimigos sem ser detectado, o que pode dar a ele uma vantagem significativa em combate. Além disso, a invisibilidade também pode ser usada para escapar de situações perigosas ou para realizar tarefas sem ser detectado.
No entanto, a magia invisibilidade também tem suas limitações (exceto a invisibilidade de 4° nível, a Invisibilidade Maior). Por exemplo, um personagem que estiver invisível ainda pode ser detectado por meios sensoriais, como o olfato ou o tato (sentido cego limita bastante a utilidade dela). Além disso, a invisibilidade também pode ser perdida se o personagem fizer qualquer coisa que produza som, como atacar ou usar um objeto. Portanto, a invisibilidade não é uma habilidade onipotente e deve ser usada com cautela.
Como lidar com a "apelação" da invisibilidade?
Se você for o mestre e estiver tendo problemas com um jogador que está abusando da habilidade de tornar-se invisível (seja por magia ou outras fontes), existem algumas coisas que você pode fazer para lidar com isso:
- Estabeleça limites claros: Faça com que os jogadores saibam desde o início quais são as regras em relação à invisibilidade e como eles devem usá-la de maneira justa. Isso pode ajudar a evitar problemas no futuro, com gente achando que só porque é invisível é TOTALMENTE indetectável.
- Converse com o jogador: Se você perceber que um jogador está abusando da invisibilidade, tente conversar com ele e explicar por que isso não está funcionando para o jogo. Talvez ele não esteja ciente de como está afetando o jogo e possa ser capaz de se mudar de atitude.
- Aplique consequências: Se um jogador continuar abusando da invisibilidade mesmo após ter sido alertado, é preciso aplicar consequências. Isso pode incluir alterar a magia como, por exemplo, diminuir a duração da invisibilidade ou fazer com que ela seja quebrada mais facilmente, porém isso não é algo que eu aprecio muito.
- Ofereça alternativas: Evite proibir completamente a invisibilidade, ofereça alternativas aos jogadores. Por exemplo, você poderia permitir que eles usem outros tipos de habilidades de furtividade ou mesmo de teleporte que possam solucionar problemas da mesma forma (ou ao menos parecida).
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCxupdrj1q3uxSqF00isVFKQ
Facebook: https://www.facebook.com/revertherio/?view_public_for=101397114966033
Por hora é isso, caso apareça mais alguma novidade posto aqui, duvidas é só postar no comentário que eu respondo o quanto antes.
Grato por ler até aqui.
Dark
Nenhum comentário:
Postar um comentário