terça-feira, 20 de outubro de 2020
"Hardcore" Dungeons & Dragons, tornando seu jogo mais desafiador
Olá, saudações a todos, hoje vou trazer para vocês uma pequena análise de como algumas das variantes do livro do mestre (entre outros toques pessoais) podem fazer seu jogo de D&D ficar mais difícil. Isso claro é para mestres que considerem o jogo "fácil" e querem radicalizar um pouco as coisas. Evidente que nem tudo serve para todos os jogos e nem mesmo deve ser usado ao mesmo tempo, sob o risco de tornar o jogo injogável. Bom sem mais delongas vamos às variantes.
Sanidade
No capítulo 9 do LDM são descritas regras para sanidade, o conceito é simples, você passa a ter um atributo chamado sanidade que você irá testar conforme for conhecendo as entidades alienígenas (sim, é de CucucTxhu que estamos falando) chegando a perder sanidade e adquirindo várias categorias de loucuras, sendo citadas as de curto e longo prazo.
A princípio pode parecer muito específico a sanidade para tratar dos Mythos, mas pessoalmente falando ela fica interessante se vinculada ao uso de magia, como um preço a ser pago pelo poder arcano.
Claro que apenas punir os conjuradores por usar magia exigindo testes de sanidades dela vai tornar a classe pouco interessante, dessa forma pode-se compensar isso permitindo as magias serem conjuradas em níveis mais altos (em geral, um círculo a mais do que o personagem poderia conjurar).
Desnecessário dizer que truques nem deveriam existir nesse contexto, aqui o que é esperado é a famosa "magia proibida".
Ferimentos
Variação de descanso: Realismo Cruel
E para finalizar a minha favorita; realismo cruel. Os descansos curtos vieram para acrescentar dinamismo as aventuras, pois sem isso os jogadores dificilmente suportariam mais que 2 combates sem morrer nas mãos de uns goblins maltrapilhos.
Para muitos (inclusive eu), da forma como a regra está fica muito fácil a recuperação dos personagens e os perigos ficam banais. Pois, nem sempre um combate é "feito" para ser letal, às vezes ele serve apenas para cansar os jogadores, minar os recursos deles, e com eles se recuperando muito facilmente essa abordagem não funciona.
Os conjuradores sofrem mais com essa variante, sugiro deixar a recuperação das magias funcionando normalmente e levar o realismo cruel apenas para os pontos de vida, esse talvez seja o equilíbrio ideal entre os 2 mundos.
Ou não caso você seja sádico...
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Grato por ler até aqui.
Dark
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