Teste Bechdel e RPG, como anda a representação feminina de suas aventuras? - ReverTherio - RPG e Variedades

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Teste Bechdel e RPG, como anda a representação feminina de suas aventuras?

Olá saudações a todos, hoje quero aproveitar um insight de um tema que eu já havia pensado em tratar mas acabei esquecendo (pois é, relaxo meu). Teste Bechdel e representatividade feminina. Para situar todo mundo esse é um "teste" criado pela cartunista Alison Bechdel em tom jocoso para debochar do tratamento que Hollywood fazia de suas personagens femininas. O tempo passou e a coisa ficou séria virando um critério para rechaçar algumas produções.


No que consiste o teste?

É muito simples, você simplesmente analisa a mídia (no caso filmes, mas serve para livros, series e quadrinhos etc.)  levando em consideração 3 quesitos.

Os quesitos são bem simples e básicos:

Ter 2 personagens com nomes;
Elas precisam de ao menos um cena em que conversem entre si;
O assunto não pode ser sobre homens (ao menos não diretamente);

E por mais incrível que pareça MUITOS filmes famosos não passam nesse critério, um caso que me chamou atenção a um tempo atrás foi o filme King Kong ( a ultima versão com a Brie Larson e o Tom Hiddleston). Pois esse filme falhou, e olha que o elenco é cheio de astros e inclusive tem a propria Capitã Marvel (antes de ser Capitã Marvel, mas a Brie Larson já era uma personalidade bem engajada).


Pois é, acho que todo mundo precisa pagar uns boletos de vez em quando, (ou sempre no meu caso). O filme falhou porque as únicas 2 mulheres da equipe não se falam em momento algum, elas meramente "orbitam" em torno do protagonista, característica de quase todo o elenco, porem os homens tem interações entre si naturalmente.

Ok, ok e o que isso tem haver com RPG?





O teste é para filmes, mas obviamente que se aplica a muitas mídias, inclusive RPG. Esse que por si só não difere de um romance como LOTR, ao menos na concepção das ambientações e nas aventuras, porém algumas coisas podem ser adotadas como "boas praticas" para tornar o ambiente mais convidativo e menos caricato nas suas mesas.

1° Tenha ao menos 2 NPC femininas, mesmo que o grupo de PJ seja misto, afinal as personagens não estão cumprindo cotas;
2° Fuja de estereótipos como assassinas e magas, barbarás, anãs, monjas, se desafie a reimaginar os arquétipos lembre se que anões não nascem de chocadeiras e anãs não tem barba;
3° Não seja misógino (nunca, tanto dentro como fora do RPG), ou seja não faça um clube do bolinha tosco onde as personagens femininas são apenas coadjuvantes, garanta oportunidades para brilhar para todos os personagens;


Conclusão





O objetivo do texto não é me alongar, mesmo porque estou longe de ser um especialista, só é um ponto de vista que eu queria compartilhar com vocês.

Hoje em dia é até mais entendido que o importante é ter uma personagem com um arco que seja relevante para a trama, e que as características desse "teste" pode produzir armadilhas e enquadrar obras importantes como machistas (não que me recorde de alguma dessas ditas injustiças desse teste).

Soa um tanto cínico ser formuláico ter regras de inclusão sendo que isso tudo deveria ser algo natural e cotidiano, porém ver produções de cinema atuais não conseguirem colocar um dialogo sequer entre 2 personagens (isso quando elas existem) que valesse a pena ouvir acende o sinal vermelho.

Obrigado por ler até aqui, agora me desdobro entre o blog e o canal, procuro aprender muita coisa para melhorar o conteúdo em ambas as plataformas.

O caminho é longo e todo apoio que eu puder receber é muito motivador, então caso queira se inscrever no meu canal e em minhas redes sociais eu vou ficar muito feliz.

Instagram: https://instagram.com/revertherio/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCxupdrj1q3uxSqF00isVFKQ
Facebook: https://www.facebook.com/revertherio/?view_public_for=101397114966033

Grato por ler até aqui.


PS: Tive dificuldades para conseguir imagens para esse texto, a caráter de curiosidade, pesquise "guerreiras rpg" e tente achar imagens com mais de 2 mulheres.



Dark




Nenhum comentário:



Subir