GURPS: O RPG de quem gosta de cavar buracos - ReverTherio - RPG e Variedades

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

GURPS: O RPG de quem gosta de cavar buracos

Saudações a todos, é um tanto profano eu colocar um titulo desses em um RPG tão injustiçado como GURPS. Ele sempre foi bem conceituado e teve uma grande leva de fãs, mas nunca foi um fenômeno como D&D e Vampiro (nem na seu auge e muito menos agora). No post de hoje vou relembrar dos pontos positivos e negativos de mais um clássico dos RPGs.



Afinal que Jogo é esse?




               





Generic Universal Role Playing System foi um sistema de RPG criado por Steve Jackson em 1986 e deu as caras em terras tupiniquins em 1991 já na sua 2° edição. O "livrão" (que era enorme para evitar fotocópias) descrevia regras universais para adaptar qualquer tipo de história.

GURPS é um sistema conhecido por ser realista ou "simulacionista" pois tratava tudo de forma muito crua, ou seja um tiro pode ser muito letal. Para se ter uma ideia os combates eram medidos em segundos então 5 golpes de espada podem ser desferidos em 5 segundos (mas em tempo de jogo pode demorar muito mais).

Ele usa dados de 6 faces mas especificamente 3 deles para realizar os testes o que faz com que os resultados quase sempre beirem a media de 10 o padrão da raça humana.

Ele também popularizou as vantagens e desvantagens, a compra por pontos, pericias e o gênero "Supers".




O livro básico conta com regras para magia, psiquismo combate com veículos, tabelas de armas medievais e contemporâneas (alem de algumas futuristas também). E muitos assuntos abordados em outros suplementos como por exemplo Viagem no Tempo, Supers, Horror, Artes Marciais.

E qual é o problema da bendita regra de cavar buracos?





Um estigma que acompanhou GURPS até os dias atuais é o fato dele ser demasiadamente complexo. De fato ele adiciona complexidade a coisas simples, porém em um olhar mais atento muitas das coisas podem ser simplificadas pelo julgamento do mestre, afinal a quem interessa a velocidade que um buraco pode ser cavado?

Acho importante as regras existirem mesmo com sua necessidade sendo questionável, pois sera a critérios dos jogadores e mestres que sua necessidade será posta a prova, mas para não fazer mistério vou transcrever o conteúdo dela:

"O ritmo de escavação depende do tipo de solo, da Base de Carga do escavador (ou seja, ST × ST/10) e da qualidade das ferramentas disponíveis.
Terra Fofa, Areia, etc: uma pessoa pode cavar BC × 120 litros por hora (L/h).
Terra Comum: Um homem pode cavar BC × 60 L/h. Um homem com uma picareta pode terminar BC × 240 L/h, tornando-se em terra fofa, que é mais fácil de remover. A maneira mais eficiente de cavar é com uma pessoa com uma picareta e duas pessoas cavando atrás dela.
Terra Dura, Argila, etc.: deve ser quebrado em primeiro lugar por uma picareta, a um ritmo de BC × 120 L/h. e em seguida, escavado a um ritmo de BC × 120 L/h. Uma pessoa solitária com pá e picareta pode remover apenas BC × 36 L/h – ela perde tempo alternando entre as ferramentas. 
Rocha Dura: Deve ser quebrada por uma picareta a um ritmo de BC × 60 L/h. e em seguida, escavado a um ritmo de BC× 60 L/h.
Todo o exposto acima pressupõe o uso de ferramentas de ferro ou aço! 
Divida o ritmo por 2 para o caso de uso de ferramentas de madeira (comuns em TL5 e abaixo).
Divida o ritmo por 4 (ou mais) para o uso de ferramentas improvisadas ou das próprias mãos.
Tempo necessário e custo de fadiga.
Para encontrar o tempo necessário para escavar um determinado buraco, encontre o volume em litros multiplicando 1.000 × altura × largura × profundidade (tudo em metros). Em seguida, divida o número de litros pelo ritmo de escavação para encontrar as horas de trabalho necessárias.
Cada hora de trabalho custa 1 PF para terra fofa, 2 PF para terra comum, 3 PF para terra dura e 4 PF para pedra dura."

O jogo é muito completo, não se assuste com isso (tem coisa até pior nos suplementos), com esse jogo não tem a frescurinha de prender o rabo do dragão na porta e a realidade nua e crua.


E como é o GURPS hoje em dia?





Hoje em dia o jogo caiu no esquecimento, ele teve uma 3° e  4° edições em português, mas sua queda de popularidade fez seus próprios criadores da Steve Jackson Games se desinteressarem por ele preferindo focar em Munchkin (afinal todo mundo tem que pagar boletos).

Foi lançado no Kickstar o Dungeon Fantasy que basicamente faz o GURPS ter cara de D&D e também uma edição comemorativa com os PDFS de 20 suplementos considerados consagrados.

Para os fãs com certeza ótimas noticias.

E claro se tu gostou desse conteúdo e quer conhecer melhor meu trabalho se inscreva no meu canal e me segue nas redes sociais.


Por hoje era isso mesmo, grato por ler até aqui.


Dark

Nenhum comentário:



Subir