quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Signos para D&D, uma regra opcional de customização de personagens
• Todos os personagens podem ter qualquer signo astrológico; • Eles podem ser sorteados ou escolhidos pelo mestre; • Embora todos os personagens tenham signos, apenas os dos personagens mais importantes na história serão considerados; • A criação de uma classe de astrólogo pode ser uma maneira de explorar melhor essa mecânica; • Para evitar aumentar o poder dos personagens sem motivo, cada signo tem bônus e penalidades baseados na situação em relação aos outros signos.
Signos do Zodíaco
A seguir, apresentarei os signos disponíveis para os personagens. Com base nas informações fornecidas, é possível criar seus próprios signos facilmente. A forma de apresentação dos signos é a seguinte:
Nome: O nome do signo, por exemplo, Touro;
Elemento: Um dos 4 elementos associados ao signo, por exemplo, Água. O personagem pode aumentar sua proficiência no dano com esse elemento 1 vez durante um descanso curto ou em todos os ataques aos seus signos inimigos "astrais" (veja abaixo);
Habilidade: Uma das 6 habilidades em que o signo tem destaque, por exemplo, destreza. Uma vez durante um descanso curto, o personagem pode adicionar 1d4 a um teste de perícia, habilidade ou salvaguarda com esse atributo;
Afinidade: É o signo com o qual o seu signo tem sinergia, por exemplo, Câncer. Você pode usar suas habilidades uma vez adicional durante um descanso curto quando estiver a pelo menos 9 metros de um signo com o qual tenha afinidade;
Vantagem: Um benefício comum aos personagens desse signo, por exemplo, não pode ser obrigado a mentir ou falar a verdade;
Fraqueza: Uma vulnerabilidade comum aos personagens desse signo, por exemplo, desvantagem em testes de concentração;
Inimigos: São os 2 signos que rivalizam com o seu, por exemplo, Peixes e Aquário.
Áries: Fogo Touro: Terra Gêmeos: Ar Câncer: Água Leão: Fogo Virgem: Terra Libra: Ar Escorpião: Água Sagitário: Fogo Capricórnio: Terra Aquário: Ar Peixes: Água
Áries:
- Ataque Furioso: O personagem pode gastar uma ação para fazer um ataque adicional no próximo turno, mas sofre metade do dano desse ataque.
- Chama do Áries: O personagem pode conjurar uma bola de fogo que causa dano em uma área em uma rodada.
- Vontade de Ferro: O personagem pode resistir a efeitos de enfraquecimento ou cegueira por um turno, mas sofre dano adicional nas próximas 3 rodadas.
Touro:
- Carregar: O personagem pode gastar uma ação para atacar um alvo a curta distância, causando dano adicional se o ataque for bem-sucedido.
- Muralha de Touro: O personagem pode conjurar uma barreira de pedra que bloqueia ataques a distância por um turno.
- Fortitude de Touro: O personagem pode resistir a efeitos de envenenamento ou doença por um turno, mas sofre dano adicional nas próximas 3 rodadas.
Gêmeos:
- Dupla Personalidade: O personagem pode gastar uma ação para se transformar em duas cópias de si mesmo por um turno, aumentando sua capacidade de ataque e defesa.
- Comunicação Mental: O personagem pode se comunicar mentalmente com outro personagem a até 9 metros de distância por um turno.
- Dúvida de Gêmeos: O personagem pode criar dúvidas na mente de um alvo, causando desvantagem em testes de sabedoria por um turno.
Câncer:
- Carapaça: O personagem pode gastar uma ação para se revestir de uma carapaça que aumenta sua defesa por um turno.
- Cura de Câncer: O personagem pode gastar uma ação para curar dano em si mesmo ou em outro personagem a curta distância.
- Empatia de Câncer: O personagem pode sentir as emoções de outra pessoa, permitindo que ele adivinhe suas intenções por um turno.
Leão:
- Ataque Majestoso: O personagem pode gastar uma ação para fazer um ataque que causa dano adicional e cria um efeito de medo em um alvo.
- Aura de Leão: O personagem pode emitir uma aura que inspira confiança em outros personagens por um turno.
- Vaidade de Leão: O personagem pode gastar uma ação para se apresentar de maneira majestosa e intimidar um alvo, causando desvantagem em testes de coragem.
Virgem:
- Limpeza: O personagem pode gastar uma ação para curar doenças ou envenenamento em si mesmo ou em outro personagem a curta distância.
- Organização: O personagem pode gastar uma ação para organizar seus pertences ou os de outro personagem, aumentando sua eficiência por um turno.
- Perfeccionismo de Virgem: O personagem pode gastar uma ação para examinar um objeto ou ferramenta, aumentando sua chance de sucesso em testes relacionados por um turno.
Libra:
- Justiça: O personagem pode gastar uma ação para fazer um ataque que causa dano adicional a alvos injustos ou desequilibrados.
- Equilíbrio: O personagem pode gastar uma ação para restaurar o equilíbrio em si mesmo ou em outro personagem, curando doenças ou envenenamento.
- Diplomacia de Libra: O personagem pode gastar uma ação para tentar persuadir ou negociar com outro personagem, aumentando sua chance de sucesso.
Escorpião:
- Veneno: O personagem pode gastar uma ação para envenenar um alvo com um ataque, causando dano adicional nas próximas três rodadas.
- Transformação: O personagem pode gastar uma ação para se transformar em um escorpião por um turno, aumentando sua defesa e capacidade de ataque.
- Vingança de Escorpião: O personagem pode gastar uma ação para se vingar de um alvo que o prejudicou recentemente, causando dano adicional em um ataque.
Sagitário:
- Ataque à Distância: O personagem pode gastar uma ação para fazer um ataque à distância que causa dano adicional.
- Visão: O personagem pode gastar uma ação para ter visão aguçada por um turno, permitindo que ele veja alvos a longa distância.
- Otimismo de Sagitário: O personagem pode gastar uma ação para inspirar confiança em si mesmo e em outros personagens por um turno, aumentando sua chance de sucesso em testes de moral.
Capricórnio:
- Escudo: O personagem pode gastar uma ação para se proteger com um escudo mágico por um turno, aumentando sua defesa.
- Ambição: O personagem pode gastar uma ação para aumentar sua determinação por um turno, aumentando sua chance de sucesso em testes de força ou constituição.
- Disciplina de Capricórnio: O personagem pode gastar uma ação para se disciplinar por um turno, resistindo a efeitos de distração ou confusão.
Aquário:
- Raio: O personagem pode gastar uma ação para conjurar um raio elétrico que causa dano em uma área.
- Telepatia: O personagem pode se comunicar mentalmente com outro personagem a até 9 metros de distância por um turno.
- Originalidade de Aquário: O personagem pode gastar uma ação para se inspirar por um turno, aumentando sua criatividade e inovação.
Peixes:
- Cura: O personagem pode gastar uma ação para curar dano em si mesmo ou em outro personagem a curta distância.
- Sonho: O personagem pode gastar uma ação para enviar outro personagem para um sonho agradável por um turno, aliviando suas dores e ansiedades.
- Intuição de Peixes: O personagem pode gastar uma ação para se conectar com sua intuição por um turno, aumentando sua percepção e instinto.


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