Signos para D&D, uma regra opcional de customização de personagens - ReverTherio - RPG e Variedades

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Signos para D&D, uma regra opcional de customização de personagens

Olá a todos, eu particularmente acredito que o horóscopo é uma pseudo-ciência muito valorizada (nossa, que papo de ariano né?). No entanto, após conhecer Cavaleiros do Zodíaco e jogar jogos como Final Fantasy XII, Kartia, entre outros, percebi que existe um potencial em utilizar signos em personagens de RPG.

A seguir, proponho um sistema de signos baseado na astrologia grega. Sinta-se à vontade para adaptá-lo da maneira que achar melhor em sua aventura. Este sistema é mais do que uma variação, é um conceito que segue os seguintes parâmetros:



• Todos os personagens podem ter qualquer signo astrológico; • Eles podem ser sorteados ou escolhidos pelo mestre; • Embora todos os personagens tenham signos, apenas os dos personagens mais importantes na história serão considerados; • A criação de uma classe de astrólogo pode ser uma maneira de explorar melhor essa mecânica; • Para evitar aumentar o poder dos personagens sem motivo, cada signo tem bônus e penalidades baseados na situação em relação aos outros signos.

Signos do Zodíaco

A seguir, apresentarei os signos disponíveis para os personagens. Com base nas informações fornecidas, é possível criar seus próprios signos facilmente. A forma de apresentação dos signos é a seguinte:

Nome: O nome do signo, por exemplo, Touro;

Elemento: Um dos 4 elementos associados ao signo, por exemplo, Água. O personagem pode aumentar sua proficiência no dano com esse elemento 1 vez durante um descanso curto ou em todos os ataques aos seus signos inimigos "astrais" (veja abaixo);

Habilidade: Uma das 6 habilidades em que o signo tem destaque, por exemplo, destreza. Uma vez durante um descanso curto, o personagem pode adicionar 1d4 a um teste de perícia, habilidade ou salvaguarda com esse atributo;

Afinidade: É o signo com o qual o seu signo tem sinergia, por exemplo, Câncer. Você pode usar suas habilidades uma vez adicional durante um descanso curto quando estiver a pelo menos 9 metros de um signo com o qual tenha afinidade;

Vantagem: Um benefício comum aos personagens desse signo, por exemplo, não pode ser obrigado a mentir ou falar a verdade;

Fraqueza: Uma vulnerabilidade comum aos personagens desse signo, por exemplo, desvantagem em testes de concentração;

Inimigos: São os 2 signos que rivalizam com o seu, por exemplo, Peixes e Aquário.


Áries: Fogo Touro: Terra Gêmeos: Ar Câncer: Água Leão: Fogo Virgem: Terra Libra: Ar Escorpião: Água Sagitário: Fogo Capricórnio: Terra Aquário: Ar Peixes: Água


Áries:

  • Ataque Furioso: O personagem pode gastar uma ação para fazer um ataque adicional no próximo turno, mas sofre metade do dano desse ataque.
  • Chama do Áries: O personagem pode conjurar uma bola de fogo que causa dano em uma área em uma rodada.
  • Vontade de Ferro: O personagem pode resistir a efeitos de enfraquecimento ou cegueira por um turno, mas sofre dano adicional nas próximas 3 rodadas.

Touro:

  • Carregar: O personagem pode gastar uma ação para atacar um alvo a curta distância, causando dano adicional se o ataque for bem-sucedido.
  • Muralha de Touro: O personagem pode conjurar uma barreira de pedra que bloqueia ataques a distância por um turno.
  • Fortitude de Touro: O personagem pode resistir a efeitos de envenenamento ou doença por um turno, mas sofre dano adicional nas próximas 3 rodadas.

Gêmeos:

  • Dupla Personalidade: O personagem pode gastar uma ação para se transformar em duas cópias de si mesmo por um turno, aumentando sua capacidade de ataque e defesa.
  • Comunicação Mental: O personagem pode se comunicar mentalmente com outro personagem a até 9 metros de distância por um turno.
  • Dúvida de Gêmeos: O personagem pode criar dúvidas na mente de um alvo, causando desvantagem em testes de sabedoria por um turno.

Câncer:

  • Carapaça: O personagem pode gastar uma ação para se revestir de uma carapaça que aumenta sua defesa por um turno.
  • Cura de Câncer: O personagem pode gastar uma ação para curar dano em si mesmo ou em outro personagem a curta distância.
  • Empatia de Câncer: O personagem pode sentir as emoções de outra pessoa, permitindo que ele adivinhe suas intenções por um turno.

Leão:

  • Ataque Majestoso: O personagem pode gastar uma ação para fazer um ataque que causa dano adicional e cria um efeito de medo em um alvo.
  • Aura de Leão: O personagem pode emitir uma aura que inspira confiança em outros personagens por um turno.
  • Vaidade de Leão: O personagem pode gastar uma ação para se apresentar de maneira majestosa e intimidar um alvo, causando desvantagem em testes de coragem.

Virgem:

  • Limpeza: O personagem pode gastar uma ação para curar doenças ou envenenamento em si mesmo ou em outro personagem a curta distância.
  • Organização: O personagem pode gastar uma ação para organizar seus pertences ou os de outro personagem, aumentando sua eficiência por um turno.
  • Perfeccionismo de Virgem: O personagem pode gastar uma ação para examinar um objeto ou ferramenta, aumentando sua chance de sucesso em testes relacionados por um turno.

Libra:

  • Justiça: O personagem pode gastar uma ação para fazer um ataque que causa dano adicional a alvos injustos ou desequilibrados.
  • Equilíbrio: O personagem pode gastar uma ação para restaurar o equilíbrio em si mesmo ou em outro personagem, curando doenças ou envenenamento.
  • Diplomacia de Libra: O personagem pode gastar uma ação para tentar persuadir ou negociar com outro personagem, aumentando sua chance de sucesso.

Escorpião:

  • Veneno: O personagem pode gastar uma ação para envenenar um alvo com um ataque, causando dano adicional nas próximas três rodadas.
  • Transformação: O personagem pode gastar uma ação para se transformar em um escorpião por um turno, aumentando sua defesa e capacidade de ataque.
  • Vingança de Escorpião: O personagem pode gastar uma ação para se vingar de um alvo que o prejudicou recentemente, causando dano adicional em um ataque.

Sagitário:

  • Ataque à Distância: O personagem pode gastar uma ação para fazer um ataque à distância que causa dano adicional.
  • Visão: O personagem pode gastar uma ação para ter visão aguçada por um turno, permitindo que ele veja alvos a longa distância.
  • Otimismo de Sagitário: O personagem pode gastar uma ação para inspirar confiança em si mesmo e em outros personagens por um turno, aumentando sua chance de sucesso em testes de moral.

Capricórnio:

  • Escudo: O personagem pode gastar uma ação para se proteger com um escudo mágico por um turno, aumentando sua defesa.
  • Ambição: O personagem pode gastar uma ação para aumentar sua determinação por um turno, aumentando sua chance de sucesso em testes de força ou constituição.
  • Disciplina de Capricórnio: O personagem pode gastar uma ação para se disciplinar por um turno, resistindo a efeitos de distração ou confusão.

Aquário:

  • Raio: O personagem pode gastar uma ação para conjurar um raio elétrico que causa dano em uma área.
  • Telepatia: O personagem pode se comunicar mentalmente com outro personagem a até 9 metros de distância por um turno.
  • Originalidade de Aquário: O personagem pode gastar uma ação para se inspirar por um turno, aumentando sua criatividade e inovação.

Peixes:

  • Cura: O personagem pode gastar uma ação para curar dano em si mesmo ou em outro personagem a curta distância.
  • Sonho: O personagem pode gastar uma ação para enviar outro personagem para um sonho agradável por um turno, aliviando suas dores e ansiedades.
  • Intuição de Peixes: O personagem pode gastar uma ação para se conectar com sua intuição por um turno, aumentando sua percepção e instinto.



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