Miniaturas, elas são necessárias para suas aventuras? - ReverTherio - RPG e Variedades

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Miniaturas, elas são necessárias para suas aventuras?

Saudações a todos, faz um tempo que não dou as caras por aqui, acho que estou muito ocupado com o meu canal do Youtube, (sim estou divulgando aqui, propaganda é a alma do negócio), mas o assunto de hoje é algo que me vem a mente de tempos em tempos; miniaturas são necessárias? A resposta mais obvia é não, o jogo funciona sem elas, porém minhas experiencias jogando sem miniaturas atualmente foram frustrantes na mesma proporção de que é frustrante depender delas, vamos analisar os casos:









Vantagens de usar as miniaturas




As vantagens obvias são pode se situar no jogo, em especial no combate. Outra vantagem é ajudar na imersão admirando a beleza das ditas cujas, porém nem sempre você vai ter uma miniatura que parece seu personagem (eu diria que nunca, a menos que você seja o clérigo mais genérico do mundo).

O hábito de colecionar as miniaturas em si já é algo muito gratificante, tendo inclusive lindas miniaturas em vários boardgames (tanto os da serie Adventure System do D&D, quanto outros) e algumas empresas como Kimeron e Reaper Bones fazendo ótimos trabalhos.

Além claro das "minis" temos os cenários modulares que são um show a parte, principalmente para aquelas fotos do Instagram, e claro sem deixar de citar o trabalho de customizar ou mesmo criar as próprias minis que é algo incrível, algo que vem desde os wargames, um hobby a parte.



Desvantagens de usar miniaturas




Bom nem tudo são flores, falando da minha experiencia o problema maior é sempre ter que andar com um monte de miniaturas pra cima e pra baixo e mesmo durante o próprio jogo é um grande setup preparar todo mundo na mesa, fora que você nunca terá o inimigo exato para enfrentar, você não deve achar minis de bugbears fantasmas meio dragões para vender por ai, (ou seria bugurso?).

Fora que a grande parte das minis (esse apelido ta ficando cansativo né?) são caras, principalmente as importadas e nem todos se sentem confortáveis de pegar as minis do Zombicide: Black Plague para jogar, ( eu mesmo não gostaria).

Quanto aos cenários tudo o que eu disse acima é valido, só que em dobro, fica um tanto cansativo entrar sempre no mesmo comodo para lutar ( a menos que você tenha comprado/feito um cenário épico para sua aventura).


Qual é o uso ideal?




Bom se chegou até aqui, posso te garantir que quem joga online não tem problema com isso pois grande parte das ferramentas lá otimizam o uso de miniaturas, virtuais no caso, conheço muitos que levam o notebook para a mesa fazendo dele o seu grid de batalha.

Nas aventuras que mestrei (e em algumas que joguei) adorei alguns pinos coloridos para os players (abstração é a solução) e umas moedas numeradas para os monstros, fiz algumas tampinhas também para ter 2 tipos de monstros ao menos no mesmo combate.

Tampas maiores uso para inimigos maiores e sempre da pra fazer um desenho e recortar ou usar uns tokens de papel impressos que ao menos são mais personalizados e baratos, DIY é a bola da vez.


Bom era esse o material que tinha para compartilhar com vocês hoje, espero que tenham gostado, fico feliz que tenha lido até aqui, gostaria de aproveitar e convidar você para me seguir nas redes sociais, como pagina do Instagram e Facebook e também conhecer meu canal ao qual me dedico tanto.

https://linktr.ee/jushirambo

Grato por ler até aqui.

Dark

4 comentários:

Gui Mayer disse...

é bom observar que da spoiler da masmorra (ou oq qr q seja) tmb :v

Dark disse...

Sim, a menos que o mestre trenha só o grid impresso e va cobrindo as areas não exploradas ou use os recursos de "fog of war" do roll20

Eric M. Souza disse...

Essa parte de precisar carregar coisas grandes depende, também. Tem jogo que usa miniatura de papel cartonado, como Street Fighter RPG ou Marvel Super Heroes da TSR. Basta juntar tudo com um elástico pra cédula e vai ocupar menos espaço que os dados. Aquelas que vinham no saudoso Heróis de Papel da SJG também permitiam isso, carreguei muito elas para minhas sessões 15 anos atrás.

Dark disse...

usei umas de papel tb, quebram um galhão, acredito ser um meio termo entre a ostentação e o pratico.



Subir