O mestre deve "ajudar" os jogadores? - ReverTherio - RPG e Variedades

segunda-feira, 6 de abril de 2020

O mestre deve "ajudar" os jogadores?

Saudações a todos, essa não é uma pergunta com uma resposta simples, alguns podem ser categóricos e dizer que sim, afinal estamos todos jogando para nos divertir, por outro lado muitos podem dizer que não, pois os jogadores precisam vencer os desafios. E mesmo nos cenários onde essa ajuda vem de fato como o mestre pode interferir no jogo sem arruinar sua própria aventura, no post de hoje vou tentar chegar a um consenso


Como lidar com cada situação?


Se você esta mestrando uma aventura em que você gastou um bom tempo livre (uma iguaria rara hoje em dia) e os jogadores empacaram na 1° vila onde perguntaram um  monte de coisas aleatórias para os PDM do local, inclusive para o namorado da filha do taverneiro e nada deles seguirem as pistas obvias (as vezes nem tão obvias assim) ou em uma situação pior você pesou a mão nos inimigos de um encontro, ou os jogadores foram bem estúpidos na abordagem do mesmo. como proceder, vamos analisar caso a caso.

   Jogadores não sabem seguir uma pista?


Tenha sempre um PDM por perto para dar um empurrãozinho, esse artifício é usado em vários filmes e series, não espere que todos os jogadores sejam geniais o tempo todo.

    Jogadores estão sendo esfolados por um bando de ogros porque não tem poder o    suficiente para     superar o encontro?

A tradição manda mentir nos dados e dizer que a sorte os favoreceu. Você pode reduzir a vida dos ogros sem prévio aviso, dificilmente conseguira mentir no dano ou nas rolagens de ataque dos monstros

Porém nas dos jogadores é possível “mentir” também, a dica é: não deixe evidente que você esta corrigindo uma injustiça e muito menos que é porque eles não “dão conta do recado”, isso pode criar um precedente ruim fazendo os jogadores esperarem pela salvação.

      Jogadores estão sendo esfolados por um bando de ogros porque fizeram algo muito estúpido?


Nesse caso não se deve interferir, deixe os jogadores irem até o final e faça do encontro um recado, lembre-se nem todos os combates precisam ser até a morte, você pode fazer eles serem capturados e conduzir a aventura partindo de como eles vão recuperar sua liberdade, mas guarde a canja para os novatos.

Os jogadores têm muito azar nos dados

Esse é um caso polemico, sou da opinião que se não for para seguir os dados nem os jogue, e inclusive o numero de jogadas necessárias para uma sessão pode ser mínima, (excetuando os combates), claro que já vi os jogadores rolarem vários “1” em seguida nos seus ataques e os monstros por outro lado distribuindo “20”, mas esse cenário é possível as probabilidades estão todas anotadas nas fichas.

O mestre se enganou com alguma regra


Isso acontece bastante e nem todos tem culhões para admitir erros, tão pouco reparar eles. Em um caso desses deve se jogar limpo de uma vez, é menos feio e te da um ar de humildade, cuidado com o risco de perder a autoridade na mesa conforme mencionado no meu post sobre erros de mestres iniciantes, todos erram, porém sua responsabilidade é muito maior.

Jogadores estão avacalhando com sua aventura e estão desesperados, pois estão sentindo a ira dos deuses





Para finalizar, acredito que todo mestre já passou por isso ou eventualmente vai passar, você eventualmente esta mestrando para quem não lhe da a mínima atenção ou respeito. Você educadamente pode aguentar firme e ir embora depois, ou usar o próprio jogo para lhes “dar uma lição”, não se trata de ética como mestre, pois o jogo acabou quando lhe faltaram com o respeito, lembre-se, se for para brincar de “GTA” na sua aventura, quem melhor que você que controla todos os fatores (exceto os PJ).

Creio que por hoje é só, em breve volto com mais conteúdo, grato por ler atá aqui


Dark

Nenhum comentário:



Subir