quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
Melhores combinações de multiclasse para Feiticeiros D&D 5E
E ai, belezinha (ok essa foi informal demais), hoje é o dia de falar dos Feiticeiros, gosto muito dessa classe, embora tenha jogado muito mais como Mago, os Feiticeiros que criei foram memoráveis. Semelhantes aos Magos os Feiticeiros são conjuradores completos e tem pouca CA (sem proficiência em armaduras). Com a adição de pontos de feitiçaria e Metamagia, os Feiticeiros têm alguns pontos fortes sobre os Magos para equilibrar sua conjuração mais limitada (em repertório no caso). Antes de começar, vamos considerar os seguintes pontos:
• Feiticeiros utilizam o Carisma para lançar magias (ah vá).
• Feiticeiros são conjuradores completos, multiclasse tende a dificultar a obtenção de novas magias (dependendo da classe escolhida).
• Feiticeiros começam sem proficiência em armaduras as vezes pode ser interessante fazer multiclasse para ganhar proficiência com armaduras e escudos.
• O Feiticeiro como classe principal costuma brilhar mais em um papel de apoio. Faça disso o seu foco ao escolher fazer multiclasse (embora existam "blasters" muito bons também).
• Concentre-se em “buffs” e ajude seus colegas de equipe, e você superará qualquer conjurador de magias em “utilidade”.
Essa é uma boa combinação, pois os Bruxos recuperam os espaços para magias com um descanso curto. Além disso, ambas as classes usam o Carisma para lançar magias, e os Bruxos vêm com seus próprios espaços de magia.
• Recomendo pegar o Pacto do Tomo para aprender três truques adicionais da lista de magias de qualquer classe gratuitamente.
• Arquifada é um Patrono que ira lhe servir muito bem, você obterá grandes magias de utilidade indisponíveis para Feiticeiros, como Fogo das Fadas e Acalmar Emoções. A Presença Faérica é uma ótima maneira de tirar os inimigos da batalha temporariamente (e economizar umas magias né).
• O Lâmina Maldita fornece perícia em armaduras e algumas magias. Esta é uma boa forma de ganhar habilidades corpo a corpo, o que é algo muito útil caso você esteja em conflito direto.
• A Rainha Raven concede acesso à magia Santuário, que é um ótimo bônus para seus aliados (como mencionado nesse post aqui). Você também ganhará utilidade através da habilidade Sentinel Raven.
• Procure por invocações que fornecem utilidade ou buffs (ou dano, embora seja menos comum costuma funcionar bem também).
Essa combinação é poderosa, o famoso “Sorcadin” nesse caso é o Paladino que costuma ser a classe principal, mas, como os Paladinos são meio conjuradores, isso pode prejudicar as habilidades de conjuração de um Feiticeiro que é conjurador pleno (algo a se pensar), então aqui vamos fazer a abordagem com Feiticeiro como classe principal.
• Ao ganhar perícia em armaduras e escudos leves e médios, um Feiticeiro / Paladino encontra uma maneira de se defender. Escolha o estilo de combate Defesa no nível 2 para ganhar ainda mais CA.
• Sentido Divino é uma boa habilidade que um Feiticeiro não teria de outra maneira, pois Detectar o Bem e o Mal não está na sua lista de magias. Além disso, essa habilidade utiliza Carisma, que um Feiticeiro tem muito a disposição.
• Embora os Feiticeiros frequentemente se concentrem na conjuração, um Feiticeiro / Paladino pode se concentrar no combate com armas e escolher magias de buff. No entanto, neste momento, eu recomendaria usar o Paladino como sua classe principal e ter alguns níveis no Feiticeiro.
• Para que um Feiticeiro se concentre nas magias que causam dano, é melhor pegar apenas 1 nível de Paladino pelas habilidades de classe ou encontrar outra maneira de obter proficiência de armaduras e escudos.
Os clérigos fornecem habilidades de armadura, magias de domínio e utilidade extra. Basicamente, você não pode errar com uma combinação de Feiticeiro / Clérigo. No entanto, os Clérigos utilizam Sabedoria para lançar magias em vez de Carisma, o que pode enfraquecer um pouco seu poder de conjuração.
• Concentre-se em domínios clericais que fornecem habilidades de suporte adicionais e seja um “Suporter” de elite, o domínio da Tempestade pode te tornar um bom blaster também (só cuide para não encontrar alguém resistente a eletricidade).
No primeiro nível, o bardo oferece proficiência em armadura leve, +1 pericia e inspiração bárdica. A maioria das vezes costuma ser benéfica seguir até o nível 2 para ganhar Versatilidade. O que pode fazer do seu personagem alguém fundamental para o grupo tanto pelas habilidades úteis com as perícias quanto pelas excelentes magias de Buff.
• Na maioria dos casos compensa mais avançar mais como Bardo do que como Feiticeiro, isso vai depender do foco que você ira dar ao personagem (e do quanto você valoriza Metamagia e pontos de feitiçaria).
Tomar um ou dois níveis no Guerreiro é uma maneira perfeita de obter defesa sem comprometer muitos níveis no Feiticeiro. Ganhe Surto de Ação no 2° nível para poder lançar uma magia adicional (fora a de ação bônus) por turno, o que é imperativo quando você esta no calor da batalha (seja auxiliando os companheiros do grupo ou conjurando bolas de fogo).
• Não pegue mais que 3 níveis (esses 3 níveis de guerreiros são o básico para qualquer multiclasse), pois não há realmente nenhum arquétipo sinérgico do Guerreiro para um Feiticeiro.
Por hoje é só, grato por ler até aqui.
Dark
• Feiticeiros utilizam o Carisma para lançar magias (ah vá).
• Feiticeiros são conjuradores completos, multiclasse tende a dificultar a obtenção de novas magias (dependendo da classe escolhida).
• Feiticeiros começam sem proficiência em armaduras as vezes pode ser interessante fazer multiclasse para ganhar proficiência com armaduras e escudos.
• O Feiticeiro como classe principal costuma brilhar mais em um papel de apoio. Faça disso o seu foco ao escolher fazer multiclasse (embora existam "blasters" muito bons também).
• Concentre-se em “buffs” e ajude seus colegas de equipe, e você superará qualquer conjurador de magias em “utilidade”.
Multiclasse de Feiticeiro com Bruxo:
Essa é uma boa combinação, pois os Bruxos recuperam os espaços para magias com um descanso curto. Além disso, ambas as classes usam o Carisma para lançar magias, e os Bruxos vêm com seus próprios espaços de magia.
• Recomendo pegar o Pacto do Tomo para aprender três truques adicionais da lista de magias de qualquer classe gratuitamente.
• Arquifada é um Patrono que ira lhe servir muito bem, você obterá grandes magias de utilidade indisponíveis para Feiticeiros, como Fogo das Fadas e Acalmar Emoções. A Presença Faérica é uma ótima maneira de tirar os inimigos da batalha temporariamente (e economizar umas magias né).
• O Lâmina Maldita fornece perícia em armaduras e algumas magias. Esta é uma boa forma de ganhar habilidades corpo a corpo, o que é algo muito útil caso você esteja em conflito direto.
• A Rainha Raven concede acesso à magia Santuário, que é um ótimo bônus para seus aliados (como mencionado nesse post aqui). Você também ganhará utilidade através da habilidade Sentinel Raven.
• Procure por invocações que fornecem utilidade ou buffs (ou dano, embora seja menos comum costuma funcionar bem também).
Multiclasse de Feiticeiro com Paladino:
Essa combinação é poderosa, o famoso “Sorcadin” nesse caso é o Paladino que costuma ser a classe principal, mas, como os Paladinos são meio conjuradores, isso pode prejudicar as habilidades de conjuração de um Feiticeiro que é conjurador pleno (algo a se pensar), então aqui vamos fazer a abordagem com Feiticeiro como classe principal.
• Ao ganhar perícia em armaduras e escudos leves e médios, um Feiticeiro / Paladino encontra uma maneira de se defender. Escolha o estilo de combate Defesa no nível 2 para ganhar ainda mais CA.
• Sentido Divino é uma boa habilidade que um Feiticeiro não teria de outra maneira, pois Detectar o Bem e o Mal não está na sua lista de magias. Além disso, essa habilidade utiliza Carisma, que um Feiticeiro tem muito a disposição.
• Embora os Feiticeiros frequentemente se concentrem na conjuração, um Feiticeiro / Paladino pode se concentrar no combate com armas e escolher magias de buff. No entanto, neste momento, eu recomendaria usar o Paladino como sua classe principal e ter alguns níveis no Feiticeiro.
• Para que um Feiticeiro se concentre nas magias que causam dano, é melhor pegar apenas 1 nível de Paladino pelas habilidades de classe ou encontrar outra maneira de obter proficiência de armaduras e escudos.
Outras multiclasses de Feiticeiro que merecem destaque
Feiticeiro / Clérigo:
Os clérigos fornecem habilidades de armadura, magias de domínio e utilidade extra. Basicamente, você não pode errar com uma combinação de Feiticeiro / Clérigo. No entanto, os Clérigos utilizam Sabedoria para lançar magias em vez de Carisma, o que pode enfraquecer um pouco seu poder de conjuração.
• Concentre-se em domínios clericais que fornecem habilidades de suporte adicionais e seja um “Suporter” de elite, o domínio da Tempestade pode te tornar um bom blaster também (só cuide para não encontrar alguém resistente a eletricidade).
Feiticeiro / Bardo:
No primeiro nível, o bardo oferece proficiência em armadura leve, +1 pericia e inspiração bárdica. A maioria das vezes costuma ser benéfica seguir até o nível 2 para ganhar Versatilidade. O que pode fazer do seu personagem alguém fundamental para o grupo tanto pelas habilidades úteis com as perícias quanto pelas excelentes magias de Buff.
• Na maioria dos casos compensa mais avançar mais como Bardo do que como Feiticeiro, isso vai depender do foco que você ira dar ao personagem (e do quanto você valoriza Metamagia e pontos de feitiçaria).
Feiticeiro / Guerreiro:
Tomar um ou dois níveis no Guerreiro é uma maneira perfeita de obter defesa sem comprometer muitos níveis no Feiticeiro. Ganhe Surto de Ação no 2° nível para poder lançar uma magia adicional (fora a de ação bônus) por turno, o que é imperativo quando você esta no calor da batalha (seja auxiliando os companheiros do grupo ou conjurando bolas de fogo).
• Não pegue mais que 3 níveis (esses 3 níveis de guerreiros são o básico para qualquer multiclasse), pois não há realmente nenhum arquétipo sinérgico do Guerreiro para um Feiticeiro.
Por hoje é só, grato por ler até aqui.
Dark
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