Melhores combinações de multiclasse para Feiticeiros D&D 5E - ReverTherio - RPG e Variedades

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Melhores combinações de multiclasse para Feiticeiros D&D 5E

E ai, belezinha (ok essa foi informal demais), hoje é o dia de falar dos Feiticeiros, gosto muito dessa classe, embora tenha jogado muito mais como Mago, os Feiticeiros que criei foram memoráveis. Semelhantes aos Magos os Feiticeiros são conjuradores completos e tem pouca CA (sem proficiência em armaduras). Com a adição de pontos de feitiçaria e Metamagia, os Feiticeiros têm alguns pontos fortes sobre os Magos para equilibrar sua conjuração mais limitada (em repertório no caso). Antes de começar, vamos considerar os seguintes pontos:




• Feiticeiros utilizam o Carisma para lançar magias (ah vá).

• Feiticeiros são conjuradores completos, multiclasse tende a dificultar a obtenção de novas magias (dependendo da classe escolhida).

• Feiticeiros começam sem proficiência em armaduras as vezes pode ser interessante fazer multiclasse para ganhar proficiência com armaduras e escudos.

• O Feiticeiro como classe principal costuma brilhar mais em um papel de apoio. Faça disso o seu foco ao escolher fazer multiclasse (embora existam "blasters" muito bons também).

• Concentre-se em “buffs” e ajude seus colegas de equipe, e você superará qualquer conjurador de magias em “utilidade”.



Multiclasse de Feiticeiro com Bruxo:





Essa é uma boa combinação, pois os Bruxos recuperam os espaços para magias com um descanso curto. Além disso, ambas as classes usam o Carisma para lançar magias, e os Bruxos vêm com seus próprios espaços de magia.


• Recomendo pegar o Pacto do Tomo para aprender três truques adicionais da lista de magias de qualquer classe gratuitamente.

• Arquifada é um Patrono que ira lhe servir muito bem, você obterá grandes magias de utilidade indisponíveis para Feiticeiros, como Fogo das Fadas e Acalmar Emoções. A Presença Faérica é uma ótima maneira de tirar os inimigos da batalha temporariamente (e economizar umas magias né).

• O Lâmina Maldita fornece perícia em armaduras e algumas magias. Esta é uma boa forma de ganhar habilidades corpo a corpo, o que é algo muito útil caso você esteja em conflito direto.

• A Rainha Raven concede acesso à magia Santuário, que é um ótimo bônus para seus aliados (como mencionado nesse post aqui). Você também ganhará utilidade através da habilidade Sentinel Raven.

• Procure por invocações que fornecem utilidade ou buffs (ou dano, embora seja menos comum costuma funcionar bem também).



Multiclasse de Feiticeiro com Paladino:





Essa combinação é poderosa, o famoso “Sorcadin” nesse caso é o Paladino que costuma ser a classe principal, mas, como os Paladinos são meio conjuradores, isso pode prejudicar as habilidades de conjuração de um Feiticeiro que é conjurador pleno (algo a se pensar), então aqui vamos fazer a abordagem com Feiticeiro como classe principal.


• Ao ganhar perícia em armaduras e escudos leves e médios, um Feiticeiro / Paladino encontra uma maneira de se defender. Escolha o estilo de combate Defesa no nível 2 para ganhar ainda mais CA.

• Sentido Divino é uma boa habilidade que um Feiticeiro não teria de outra maneira, pois Detectar o Bem e o Mal não está na sua lista de magias. Além disso, essa habilidade utiliza Carisma, que um Feiticeiro tem muito a disposição.

• Embora os Feiticeiros frequentemente se concentrem na conjuração, um Feiticeiro / Paladino pode se concentrar no combate com armas e escolher magias de buff. No entanto, neste momento, eu recomendaria usar o Paladino como sua classe principal e ter alguns níveis no Feiticeiro.

• Para que um Feiticeiro se concentre nas magias que causam dano, é melhor pegar apenas 1 nível de Paladino pelas habilidades de classe ou encontrar outra maneira de obter proficiência de armaduras e escudos.



Outras multiclasses de Feiticeiro que merecem destaque



Feiticeiro / Clérigo:






Os clérigos fornecem habilidades de armadura, magias de domínio e utilidade extra. Basicamente, você não pode errar com uma combinação de Feiticeiro / Clérigo. No entanto, os Clérigos utilizam Sabedoria para lançar magias em vez de Carisma, o que pode enfraquecer um pouco seu poder de conjuração.

Concentre-se em domínios clericais que fornecem habilidades de suporte adicionais e seja um “Suporter” de elite, o domínio da Tempestade pode te tornar um bom blaster também (só cuide para não encontrar alguém resistente a eletricidade).




Feiticeiro / Bardo:




No primeiro nível, o bardo oferece proficiência em armadura leve, +1 pericia e inspiração bárdica. A maioria das vezes costuma ser benéfica seguir até o nível 2 para ganhar Versatilidade. O que pode fazer do seu personagem alguém fundamental para o grupo tanto pelas habilidades úteis com as perícias quanto pelas excelentes magias de Buff.

Na maioria dos casos compensa mais avançar mais como Bardo do que como Feiticeiro, isso vai depender do foco que você ira dar ao personagem (e do quanto você valoriza Metamagia e pontos de feitiçaria).



Feiticeiro / Guerreiro:




Tomar um ou dois níveis no Guerreiro é uma maneira perfeita de obter defesa sem comprometer muitos níveis no Feiticeiro. Ganhe Surto de Ação no 2° nível para poder lançar uma magia adicional (fora a de ação bônus) por turno, o que é imperativo quando você esta no calor da batalha (seja auxiliando os companheiros do grupo ou conjurando bolas de fogo).

Não pegue mais que 3 níveis (esses 3 níveis de guerreiros são o básico para qualquer multiclasse), pois não há realmente nenhum arquétipo sinérgico do Guerreiro para um Feiticeiro.



Por hoje é só, grato por ler até aqui.



Dark

Nenhum comentário:



Subir