Minhas variantes para D&D 5E - ReverTherio - RPG e Variedades

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Minhas variantes para D&D 5E

Bom dia a todos que jogam RPG, (e aos que não jogam também, não tem porque excluir ninguém né)

Venho aqui apresentar minhas variantes para D&D 5E, algumas são oficiais e outras não, gosto muito de experimentar coisas novas e acho que o jogo melhora se for jogado de forma ligeiramente diferente, então as variantes que mais gosto de usar são:


1° "Dado" como bônus de proficiência ao invés de bônus estático (em testes)


Essa variante esta presente no LdM, basicamente consiste em jogar um dado (cujo tamanho varia dependendo de quanto de proficiência você tem, em adição ao d20 quando fizer um teste; por exemplo se você teria +2 de proficiência em um teste de furtividade, com essa variante você terá +1d4 e jogará 1d20+1d4+Des para fazer um teste de furtividade, isso deixa o jogo mais randômico o que é bom pois quando as coisas ficam muito estáticas o jogo fica facil (algo que não aprecio).

2° Descanso curto de 8 horas e descanso longo de 1 semana







Também esta no LdM, não sei quanto a vocês, mas acho muito fácil ter um combate parar 1 hora e recuperar quase todo dano sofrido simplesmente por ficar parado, nessa variante a recuperação é bem mais lenta, mas ainda sim mais rápida que a 3° edição (onde se recuperava 1 PV/nível por dia), acredito que isso faz as escolhas dos jogadores pesarem mais na hora de "desperdiçar" recursos importantes, alem de valorizar quem tem o poder de curar os companheiros.


3° Iniciativa jogada com 1d12







Essa eu concebi de minha própria cabeça, notei que a iniciativa é uma etapa extremamente importante do combate, então creio que rebaixando o dado da iniciativa (alem de valorizar o d12 que é muito ignorado o coitado) vai valorizar os mais rápidos, e prejudicar os mais lentos, faltam mais testes, mas estou otimista com esse sistema.


4° Sem tendencias






Acho que definir o personagem por uma tendencia é meio bocó, pessoas não são tão obvias assim, e a vida de um aventureiro envolve basicamente um arrastão atras do outro envolvendo vários latrocínios no percurso, e também que tipo de grupo tolera alguém "Mal" entre eles, se o grupo inteiro for mal eles perseguem pessoas boas, mas ai vira mais uma questão de roleplay e background, os personagens precisam de motivação, resumindo tendencias são descartáveis confie em mim quando digo que é melhor o Jogador escrever 3 linhas sobre o personagem dele do que ser Leal e Bom e assassinar animais na floresta.


5° Sem magias de nível 0






Outra polêmica, não gosto de magias de nível 0, a grande maioria é inútil, algumas são boas e outras acabam ofuscando as outras opções de nível 0 fazendo o Mago/Clérigo/alguém que solte raios lançar a mesma magia 50% do tempo. Simplesmente arrancar a magia dos conjuradores seria um "Nerf" (Downgrade ou rebaixamento use o termo que mais agradar) pesado. É preciso compensar com algo, mas precisa ser algo que lembre que magia é coisa séria e usar tem um custo. Minha sugestão é habilitar custos alternativos para magias que envolvam o sacrifício de pontos de vida/experiencia/dinheiro para lançar mais magias adicionalmente em um dia, ou mesmo uma reserva de fadiga para algumas magias diariamente (tipo 1 magia de 1° nível adicional +1 a cada 2 níveis), aceito sugestões. o critério é dar sobrevida a capacidade de conjuração sem tornar o conjurador overpower e sem banalizar a magia.


Por hora é isso, em breve volto com mais



Dark




2 comentários:

Anônimo disse...

Também não gosto de magias de nível 0 infinitas, seja qual for o sistema usado (PF ou dnd).
Parece que os conjuradores ficam meio "metralhadoras" assim. E imagine um reino se defendendo com guaritas aprendizes de mago. 20 ou 30 Maguinhos usando ataques de nível zero cada rodada desequilibram qqr cerco. Estamos falando de horas ou dias sem parar de "castar"...

De qqr forma eu solucionei da seguinte forma:
a- 10 magias de nível 0 liberadas até o próximo descanso (curto ou longo)

b - Pode-se substituir magias e níveis mais altos por mais 10 utilizações sem problema.

c- Se usa o sistema de pontos de magia as 10 primeiras são de graça e as seguintes custam 1 PM.

Enfim, ta aí algumas sugestões.
qqr coisa manda email artesfelipe@hotmail.com

Dark disse...

Pois é também pensei nisso, um exército de magos poderia ser muito poderoso, mas ao invés de limitar eu eliminaria e jogaria todas as magias para nível 1 e faria dele o nível mais usado do mago



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